A população de Petrolina demonstra claramente ser contrária à implantação das faixas elevadas de pedestres que estão sendo implantadas em vários pontos da cidade. Nem tanto pelo objetivo das faixas, mas por acreditar que as mesmas não seguem normas técnicas de trânsito.
Esse foi o resultado de uma pesquisa feita pela Arcerte Consultoria, que também trouxe outros dados relacionados ao assunto. Para a maioria dos petrolinenses, por exemplo, o trabalho da EPTTC não é satisfatório.
Entre os entrevistados, a grande maioria apontou as motocicletas como as principais causadoras de acidentes na cidade. A pesquisa foi feita com 546 pessoas, sendo 296 mulheres e 250 homens. Destes, 305 são motoristas e motociclistas, e 241 pedestres. O resultado, na íntegra, você confere abaixo:
Sexo –
296 mulheres e 250 homens
Idade:
( 1 ) de 18 a 24 anos. – 12%
( 2 ) de 25 a 29 anos. – 26%
( 3 ) de 30 a 39 anos. – 24%
( 4 ) de 40 a 49 anos. – 20%
( 5 ) acima de 50 anos – 18%
Escolaridade:
( 1 ) ensino fundamental. – 29%
( 2 ) ensino médio – 41%
( 3 ) ensino superior – 18%
( 4 ) sem escolaridade – 12%
Renda mensal da família:
( 1 ) até 01 salário mínimo – 19%
( 2 ) de 01 a 02 sm – 26%
( 3 ) de 03 a 05 sm – 28%
( 4 ) de 06 a 10 sm – 18%
( 5 ) acima de 10 sm – 9%
1 – O sr(a) sabe quem é o órgão responsável pelo trânsito em Petrolina?
42,9 % – EPTTC
28,9 % – Detran
23.8% – Polícia Militar
4,4% – Não sabe/não respondeu
2 – O sr(a) acredita que o órgão fiscalizador do trânsito (EPTTC) tem realizado um bom trabalho no trânsito em Petrolina?
sim – 19,6%
não – 78,2%
2,2% – não sabe / não respondeu
3 – Para o sr(a) qual a principal função dos guardas de trânsito?
21,4 % – fiscalizar
11,6 % – orientar
41,5% – multar os infratores
24,2% – fazer obedecer as leis de trânsito
1,3% – não sabe / não respondeu
4 – Para o sr(a) quem causa os maiores problemas no trânsito em Petrolina?
42,3% – motos
18,1% – carros
2,2% – sinalização
19% – educação dos motoristas o motociclistas
18% – EPTTC
0,4% – não sabe / não respondeu
5 – O sr(a) concorda com as lombadas que estão sendo colocadas nas principais vias e nos bairros de Petrolina?
sim – 29,3%
não – 68,9%
1,8% – não sabe / não respondeu
6 – Para o sr(a) as lombadas que estão sendo colocadas em Petrolina seguem critérios técnicos e das leis de trânsito e sinalização?
sim – 2,3%
não – 91,4%
6,3% – não sabe / não respondeu
7 – O sr(a) acredita que as lombadas vão diminuir os acidentes nos locais onde estão sendo colocadas?
sim – 39,4%
não – 52,2%
8,4 % – não sabe / não respondeu
8 – Para o sr(a) a sinalização das lombadas são visíveis para todos os usuários pedestres e motoristas e motociclistas?
sim – 16,3%
não – 81,3%
2,4 % – não sabe / não respondeu
9 – O sr(a) lembra-se de alguma ação de educação de trânsito para o pedestres e motoristas e motociclistas nos últimos anos em Petrolina?
sim – 8%
não – 89%
3 % – não sabe / não respondeu
10 – Para o sr(a) os acidentes de trânsito em Petrolina são causados por qual tipo de veículo motorizado?
carro – 28,5%
moto – 69,3%
2,2 % – não sabe / não respondeu
Observações:
Os números são fracionados em uma casa decimal.
A base de dados utilizada foi a 8ª Ciretran Petrolina/Detran-PE. Portanto o número de entrevistas foi calculado em cima desta base, com margem de confiança de 95% e margem de erro de 3,2%, metodologia de probabilidade de cotas estratificadas em sexo, idade, escolaridade e renda.
A pesquisa foi realizada sem custo para o Blog, não tendo nenhum embasamento político , mas sim técnico, para análise dos leitores do Blog do Carlos Britto;
Estatístico responsável: Augusto Silveira;
Responsável técnico: Roberval Souza.



kkkkkkkkkkkk, pense numa credibilidade, “305 são motoristas, e apenas 241 pedestres”, já começou errado por aí, a classe motorista tem peso maior que a classe pedestres. O são joão nem chegou e já estamos em clima de eleição, kkkkk.
“A pesquisa foi realizada sem custo para o Blog, não tendo nenhum embasamento político , mas sim técnico, para análise dos leitores do Blog do Carlos Britto”. Carlos, com todo respeito, dizer que essa pesquisa não tem embasamento político é duvidar da inteligência daqueles que lhe acompanham desde o início da criação do blog.
Essa pesquisa só mostra que definidivamente o povo de Petrolina tem que “atualizar” suas linhas de pensamento!
Na realidade ninguém sabe mesmo qual é o orgão responsável pelo trânsito de Petrolina, o que fica bem claro é que todos: EPTTC, POLICIA, DETRAN,DENATRAN,se empenham apenas em arrecadar e esquecem da educação, e da prevenção.
O que importa mesmo é extrair as multas, emitir e fazer o motorista pagar e nada mais.
Estamos na beira do colapso no trânsito de Petrolina PE.
Essas lombadas tipo “quebra tudo” ou tipo “…ou você para ou morre!” é o cúmulo da somatória de um governo completamente apático e sem nenhuma vinculação, com o famoso Slogan, espalhados por centenas de carros de passeio, do qual a mensagem é “Quem planta, colhe.”
É um grande absurdo, para não falar de um abuso de poder, levando em consideração que a Av. Monsenhor Ângelo Sampaio é sim de alta circulação de veículos de todos os portes. E mesmo assim, através destas lombadas, projetadas com todas as “boas intenções existentes e cabíveis” , demonstram o total desafeto do governo das creches em relação a população de classe média, principalmente, pelo qual possui veículo.
Evidentemente que outra grande tragédia da administração municipal em relação ao trânsito caótico e violento de Petrolina, é a completa falta de políticas públicas para o melhoramento da circulação das motos, que por sinal, já ultrapassou em muito a capacidade de fluxo suportado pelas vias públicas, tornando assim o trânsito de Petrolina um dos mais violentos de Pernambuco.
Mas, lembrem-se “Quem Planta, Colhe” e não se esqueçam jamais “As pessoas sempre e sempre….em primeiro Lugar!”.
Deus tenha piedade de Petrolina.
Viva a democracia do Brasil.
Moraes de Carvalho
——————————————-
Presidente do PSDC 27
A epttc foi criada somente pra gerar renda pro municipio,não pra realizar,trabalhos com eficiencia principalmente,na administração de paulo valgueiro,ô bicho imcompetente ! todo esse tempo trabalhando lá não aprendeu nada,francamente se não quenta pede pra sair.
Vulgos Petrolinenses! Analisem com a perspectiva daqueles que necessitam de acessibilidade. Bando de egoistas! Uma celeuma explicitamente política. As criticas de fato devem acontecer que sejam fundamentadas para um propósito positivo. “Cão que ladra não morde!” Porque definem com seus votos. Quanto a pesquisa, acredito que os maiores causadores de acidentes são dos “motoqueiros” pois na cidade existem muitos bons motociclistas que respeitam e cumpre os deveres do trânsito.
Olhe, a prefeitura não está preocupada de forma nenhuma com a acessibilidade não. Apenas usa o nome como marketing político, pois ali na Monsenhor Angelo, nas laterais das famigeradas faixas elevadas, nos canteiros laterais, são dois buracos, vá um cadeirante ou pessoa com dificuldade de locomoção acessar a tais faixas, é queda na certa e rezar para não sofrerem um dano maior, como uma fratura por exemplo.
Julio lOcio, será conhecido como o Prefeito das Lombadas Gigantes. Todo o seu legado será demolido pelo proximo prefeito, e nada mais vai lembrar que um dia Petrolina elegeu um oculista cego!
SEMAFÓROS É O QUE NÓS OS MOTORISTAS PEDIMOS,COMO NAS CIDADES MODERNAS,MELHOR PARA A POPULAÇÃO.
ESSAS LOMBADAS GIGANTES LEVA A CIDADE DE PETROLINA A VOLTAR PARA O TEMPO DAS CAVERNAS,QUE COISA FEIA.
SOCORROOOOOOOOOOOOOOOO FERNANDO,NOS AJUDE,A BELA MONSENHOR ÂNGELO SAMPAIO ESTA VOLTANDO AO TEMPO DAS CAVERNAS.
CARLOS BRITO, ADMIRO VOCÊ HÁ MUITO TEMPO, MAS FAZER UMA PESQUISA ANALISANDO AS FAXAS ELEVADAS QUANDO AINDA NEM FORAM ABSORVIDAS PELO DIA-A-DIA DOS PETROLINENSES, É BRINCADEIRA… QUANTO AMADORISMO DESSA EMPRESA DE PESQUISA!
ate que em fim um comentário sensato!!! Não sou especialista em trânsito, não sei se o mais correto são as faixas elevadas, mas o que eu sei é que só vou dar minha opinião sobre o assunto, depois que analisarmos se, de fato, os acidentes diminuíram naquela avenida!! pois não precisa ser especialista em trânsito para saber que, urgentemente, tinha que ser tomada alguma providência na Monsenhor Angelo Sampaio
O prefeito das creches agora sera o também das lombadas absurdas.
Que por sinal mal feitas pareçe que estam refazendo e quem paga a conta?
Carlos,
Seria bom informar aos leitores que não se tratam de lombadas, e sim de faixas elevadas e informar também a real função. A pesquisa não pode ser feita em cima de uma informação errada. Quem conhece o trânsito de Caruaru, Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista e etc., sabe que Petrolina é de longe o melhor trânsito de Pernambuco, posso atribuir esse mérito a atual gestão ou a anterior mas é um fato.
Observo que politicamente a EPTTC se tornou o alvo, talvez por alguma deficiência da própria, mas fazer crer que é um órgão incompetente ai já é demais.
É natural que se intensifique ataques a atual gestão em ano de eleição, mas devemos atentar para responsabilidade de ser um formador de opinião, e que eventuais opiniões pode desconstruir determinadas condutas da quais o petrolinenses são exemplo para outras cidades visando um desgaste politico de um determinado grupo. A eleição a passa e a vida continua. Fica a dica.
Grato,
Eduardo
Parabens, muito bom comentário!!!
Esqueçamos um pouco às eleições, pois “meter o pau”, no trânsito de Petrolina, na EPTTC ou no Município não diminui apenas o Prefeito, e sim nossa cidade!!
Mais responsabilidade nas opiniões que são publicadas no blog!!!
Gostaria de saber das pessoas que criticam o trânsito Petrolinense, se elas já transitaram por Recife, Salvador, ou mesmo Juazeiro . . .
aposto que depois, darão mais valor a Petrolina!!!
Apenas quero fazer uma observação: Petrolina é melhor que recife em tudo, o que Recife tem é apenas NOME e um bando de babacas que vem de lá achando que ta numa cidade inferior.
Mas não tenho duvida alguma Petrolina não é o lixo que é Recife!!!
Ninguém lembra da função real das faixas elevadas. Elas facilitam a vida dos cadeirantes e deficientes visuais.
Essa pessoas que desaprovam as faixas elevadas, são da turma que nunca perderam um parente morto nesses locais, atropelados por excesso de velocidade. EU SOU A FAVOR, muitas cidades que eu já vi por aí, tem essas faixas elevadas e ninguém r…eclama. É porque aqui, o passatempo da maioria dos Petrolinenses é falar mal de tudo que a prefeitura faz, independente de quem seja o prefeito. O que está faltando as pessoas é conscientização e educação..
E a lombada gigante pintada vai trazer de volta teus parentes que morreram ?
tenha mais respeito amigo . . . comentário extremamente infeliz o seu!!!
A verdade tem que ser dita!
Se contruir uma lombada pra cada um que morrer na cidade, não vai sobrar espaço pra mais nada!
Carlos Brito
Comentários grotescos, grosseiros com os desse cidadão Watergate, monstram o nível que está chegando seu blog, espaço que deveria ser melhor utilizado para mostrar os valores de Petrolina, que diga-se de passagem são muitos.
A EPTTC só faz besteira: coloca faixa de pedestre nas esquinas,fez lombadas ridículas e muda retornos sem a menor necessidade.NOTA ZERO pra EPTTC.