O deputado federal Oziel Oliveira (PDT-BA) já divulgou que irá discursar a favor da criação do Estado do Rio São Francisco no próximo dia 23, em sua estreia no chamado Grande Expediente da Câmara. Polêmica, a proposta prevê a criação de uma nova unidade federativa a partir da divisão da Bahia em duas partes.
Para endossar a campanha de emancipação, o parlamentar apresentará dados históricos, econômicos e sociais da região.
O discurso acontecerá na mesma data em que a União dos Municípios do Oeste (Umob), entidade que tem se articulado pela emancipação, escolherá a sua nova diretoria. (informações do BN Notícias)



Vamos dividir a miseria para ver se melhora.
Pernambuco é Recife. Queremos ser do Estado do São Francisco.
Sou absolutamente favorável a criação do Estado do Rio São Francisco. É sabido que atrelado às demandas de criação há sempre interesses políticos embutidos. Contudo, um país tão grande termina por dificultar a administração e controle das demandas e riquezas dos territórios. Basta andar em Pernambuco e na Bahia para perceber o quanto há cidades esquecidas pelos governos Estaduais. Há um claro enfoque nas cidades em que se dá mais votos e riquezas. Na medida em que o terrirório for menor a população poderá pleitear e se fazer presente em suas reivindicações. Não é por acaso que os EUA possui 50 estados, cada região possui sua identidade regional e carências. Penso que nosso desafio é sempre ultrapassarmos as diferenças culturais entre Bahia e Pernambuco para alcançar algo maior.
Se houver união seremos mais fortes, depender de Salvador e Recife é continuar pequeno e sonhar pequeno.
Ambições politicas de emancipação não se justificam sem razões válidas.
Um estado no interior, sem acesso ao mar, está sempre condenado a menor desenvolvimento, isto acontece nos estados dos EUA (quem conhece os nomes do estados sem acesso ao mar) , nos países sem mar e por alguma razão sempre na História as cidades que mais se desenvolveram estão junto ao mar.
Estado da caatinga por orgulho sem sentido, não!
Pelo que saiba, Petrolinae Juazeiro não estão nesse projeto. Vão continuar sendo Pernambuco e Bahia.
Na proposta a previsão é que Barreiras seja a capital.
Eu acho um absurdo esse politicos que nao tem o que fazer, ficar inventando coisas desse tipo.
O correto é incluir Petrolina e Juazeiro, unindo as duas cidades para serem a capital do futuro Estado do São Francisco.
ONDE VAI SER A CAPITAL?
Petrolina poderia ser incluída, pois fica do mesmo lado do futuro Estado do São Francisco na margem esquerda; Juazeiro fica na margem direita. Seria ótimo incluir Petrolina nesse Estado, pois Petrolina não tem nada a ver com Recife ou Pernambuco, nunca teve e nunca terá.
Concordo com tudo o que disse o Darlan. E abomino as bobagens que o “Osvaldo” disse. Vou citar apenas um exemplo, a Alemanha é uma grande potência econômica, e o estado mais rico fica no sopé dos montes bávaros, longe do mar, que é O ESTADO DA BAVÁRIA, OU BAVIERA, OU BAYER, EM ALEMÃO!
Quem não tem o que falar, vomita bobagens!
Viva ao Estado do São Francisco!
Bonito mapa, separa já o estado do São Francisco, do resto da Bahia, mas onde fica CASA NOVA-BA, nesse mapa ?
pois Casa Nova está do lado de Pernambuco, e no mapa o lago de Sobradinho ficou com PE.
Pode-se notar que esse anseio de dividir a Bahia é coisa de Pernambucano ou de sulistas travestidos de políticos do oeste baiano.Os baianos JAMAIS aceitarão essa aberração.A Bahia é INDIVISÍVEL!
Só para esclarecer, nem Juazeiro nem Petrolina estão no citado Projeto.
O que eu gostaria de saber é se este Projeto corresponde às ansias do povo do Oeste Baiano, por questões culturais, econômicas , etc, ou não passa de uma criação política movida por interesses particulares…
Abçs a todos.
A história mostra,o contexto geografico mostra,os aspectos climáticos e sua natureza de cerrado mostra,a cultura diferenciada de um povo mostra,os hábitos diferente mostram,o modo de falar de modo difente mostra,o abandono durante toda a sua existência mostra.as mentiras e engôdos daqueles que vem aqui,apenas atrás de voto,mostram,que o povo oestino está convicto da sua independência e do Sonho de um estado com a nossa real identidade e com a visão de um belo futuro que nós queremos pra nós,queira os descontextualizados da nossa realidade e dos nossos anseios ou nao,lutaremos por esse sonho legítimo!
Gente é quaze impossivel Juazeiro e Petrolina fazerem parte do novo suposto estado por que só vai dividar a bahia no lado esquerdo do rio são francisco o lado direito vai ser bahia, agora cazo as duas cidades citadas a cima seje menbro do novo estado e quaze impossivel serem capitais por que a criação do novo estado está sendo feita para diminuir a distancia das cidades do oeste a capital salvador e se uma dessas duas serem capital não vai adiantar de nada o projego por que ainda vai ficar longe das cidades envolvidas no projeto Barreiras Está localizada quaze no centro do oeste da bahia é a maior cidade do oeste e a mais importante é impossivel tomarem o titulo de capital dela.
Viví duas divisões territoriais: MT e MS, GO e TO. Conheci os estados originais (GO e MT), antes e depois das emancipações.
Nos
quatro novos estados, as populações sairam ganhando.
Quem mais perdeu, foram as velhas oligarquias. claro que foram criadas novas oligarquias,com as mazelas e roubalheiras de sempre.
Quem fala em centrismo, sem acesso para as exportações, não conhece da missa a metade.
Querem ver as novas realidades?, vejam os índices do IBGE, antes e depois das emancipações.
Sou pois favorável à emancipação do Estado do Rio São Francisco.
Outra coisa, nada de anexações à outro estado.
Vai ser uma luta dura, pois o pessoal do litoral, não vai querer largar o osso, posto que, este está recheado de carne, e de primeira!
Pode não, se não vai mudar o mapinha da Bahia, e não se parecerá mais com o mapa do Brasil. kkkkk
Dulcério- não sou de acordo essa dividissão, a Bahia perde muito, mais se dividir a capital tem que ser Luís Eduardo, porque e uma cidade projetada.
grande ideia, seria ótimo essa emancipação, pois nós que estamos lá no esquecimento da Bahia, poderíamos ter mais acesso a capital e teríamos uma maior possibilidade de crescimento, de todas essas cidades que estão no projeto do Estado do Rio São Francisco, mas seria muito melhor se Petrolina fosse a capital.
Formosa do Riu Preto deveria se a capital do novo estado São francisco, com isso os politico poderia projeta adequadamente a nova capital, gerando mais empregos no extremo oeste da Bahia