Lula vê “afronta gravíssima à soberania” ataque dos EUA à Venezuela e captura de Maduro

por Carlos Britto // 03 de janeiro de 2026 às 13:29

Fotos: AP Photo: Evan Vucci/Reuters: Leonardo Fernandez

O presidente Lula se manifestou pelas redes sociais sobre o bombardeio em larga escala dos Estados Unidos à Venezuela, ocorrido na madrugada deste sábado (3), e a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores. Lula condenou a ação militar e cobrou uma resposta vigorosa da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional“, escreveu Lula.

Em manifestação nas redes sociais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o ataque à Venezuela. Trump afirmou que houve sucesso e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores, foram capturados e retirados do país.

O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino, rejeitou a presença de tropas estrangeiras no país e classificou o ataque de “vil e covarde“. Padrino pediu ajuda internacional. Trump acusa Maduro de liderar uma organização criminosa voltada para o tráfico internacional de drogas. Bombardeios norte-americanos a barcos nas águas do Caribe ocorreram nos últimos meses.

No entanto, por diversas vezes, o presidente da Venezuela negou envolvimento com o tráfico e também pediu apoio de organismos internacionais.

Diálogo e cooperação

Na sua manifestação, Lula pede uma resposta vigorosa da ONU, a Organização das Nações Unidas, sobre o episódio. “O Brasil condena essas ações e segue à disposição para promover a via do diálogo e da cooperação“, escreveu o presidente. As informações são da Agência Brasil.

Lula vê “afronta gravíssima à soberania” ataque dos EUA à Venezuela e captura de Maduro

  1. Sempre Atento disse:

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,o Gabiru tá preocupado porque o outro rato foi preso,vão descobrir coisa desse PT, imagina o tanto de desvios que eles não fizeram

  2. Paulo disse:

    O melhor que esse ladrão pode fazer e calar a boca não tem moral nenhuma para criticar alguém

  3. Francisco disse:

    O MST não teria ido para a Venezuela garantir a Segurança do Maduro?

  4. Lula ladrão disse:

    Vai lula ladrão, vai salvar teu amiguinho kkkk

  5. Edilberto disse:

    O ex presidiário vive mentindo, muita hipocrisia e demagogia barata, aqui no Brasil alguns acéfalos acreditam nele e o idolatram. Só que nos EUA o presidente Trump não apoia “Ditaduras”, nem Comunistas tiranos”, sempre defendeu a DEMOCRACIA plena o que não vemos mais hoje no Brasil. EUA já eliminou Sadam Hussein, Kadafi, agora Maduro um ditador tirano. Portanto o daqui que se cuide, ele pode ser o próximo COMUNISTA, as vitimas somos nós. Trump não engole hipocrisias, propondo diálogos com quem vive APOIANDO Ditadores e países Comunistas como a China. A “ditadura” Russa invadiu um pais democrático, Ucrânia, EUA derruba uma “ditadura”, essa é a diferença.

  6. Antonio disse:

    O resultado eleitoral na Venezuela não fora respeitado. No Brasil é respeitado as urnas. Uma diferença que levou alguns à cadeia pelo 08/01.
    O objetivo principal é o petroleo venezuelano. O povo daquele país não espere muita redenção, e por aqui que não se alimente delírios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários