Lula e Dilma defendem instalação de Usina Nuclear

por Carlos Britto // 05 de março de 2010 às 21:21

Lula e dilmaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva , defendeu  hoje (5) em entrevista a Rádio Juazeiro a instalação de usina nuclear. O principal argumento do presidente foi o uso da energia nuclear para  vai garantir o ritmo de crescimento do Brasil de forma sustentável e que se trata de energia limpa. Lula foi mais além e destacou a dificuldade de licenciamento ambiental para a construção de usinas hidrelétricas.

Nós precisamos construir usina nuclear para garantir a economia do Brasil. Vamos precisar de energia, que é energia limpa. O nosso problema hoje é que, para construir uma hidrelétrica, é muito complicado para conseguir licença prévia, licença ambiental”, disse Lula.

Lula ainda ressaltou que alguns governadores de estados do nordeste têm demonstrado interesse na instalação das usinas. “Há uma reivindicação para que se faça na região de Xingó, para beneficiar três estados, mas nós não temos dinheiro para fazer isso”, disse o presidente referindo-se a usina hidroelétrica de Xingó que fica na divisa de Alagoas e Sergipe.

A ministra da Casa Civil,  Dilma também defendeu o uso desse tipo de energia principalmente pela  importância da energia nuclear no diagnóstico e tratamentos de saúde como o que ela foi submetida recentemente para tratar um câncer. “Um dos maiores usos da energia nuclear hoje é  para curar as pessoas. Não só em termos de exame,mas até para prevenir, eu recentemente tive um linfoma e a forma de diagnóstico hoje precisa da energia nuclear para te tratar. “Usar energia nuclear de forma pacifica é estratégico para avançar a indústria da saúde no Brasil, tanto no que ser refere a medicamentos quanto a exames”.

Dilma ressaltou também  o aspecto menos poluente da energia nuclear . “Entre as alternativas,  a menos poluente, dentro desse nosso compromisso de não afetar a mudança do clima, é a energia nuclear, porque não emite gás de efeito estufa”.

Crédito da foto: Agecom

Lula e Dilma defendem instalação de Usina Nuclear

  1. Paulo disse:

    Bom, o desespero todo do Presidente por esta usina é que o nordeste não tem energia suficiente para suprir sua demanda nos próximos anos, daqui uns 5 anos, e não consegue edificar as hidréletricas previstas para região de Curaça(BA) e Cabrobó (PE), e agora? Teremos um colapso?

    Olha Dilma aí comendo um umbu inchado !

  2. José Alberto disse:

    Sou totalmente contra usina nucléar!!!!!! como fonte de energia limpa, existem outras tecnologias mais limpas e que não se transforme em ameça para o futuro.ç A pergunta é o que fazer com os dejetos? Até hoje não se sabe o destino correto para este tipo de material. Nossa região tem potencial de sobra para ser explorado em energia solar, eólica,. Não acredito ser tão viável assim a energia nuclear. Basta olhar aa história, os acidentes, os Paises que já abandonaram esta tecnologia. Vamos precisar trabalhar forte para impedir a entrada desta em nossa região.

  3. luz disse:

    acho que o que ela iria chupar ali era unbú como será que ficou a cara em. por que ela ja paresse esta chupando umbú por vida e agora kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mulher esquisita se fosse no lula eu votava mas essa ai dilma nao ganha meu voto.

  4. fabio disse:

    o lixo do brasil para pessoal do sul é o nordeste por isso querem a usina nuclear aqui na epoca pernambuco nao aceitou lá tem homem brabros que nao levam desaforo dai nao deixaram trazer a usina. a bahia nao deveria aceitar isso trazer o progresso nao traz ma s coisa ruim por que nao diz vou trazer umas empresas para juazeiro kk duvido mas lixo nuclear sim ele deve esta na onda do irâ ma s o iram logo logo obama vai dar um jeito destrui tudo lá voces vao ver se ele nao parar em contruir usinas lá vai ter uma nova guera e lula e amigo do presidente do irâ.

  5. Franco disse:

    o sistema eletrico do brasil é todo interligado, tanto faz construir essas usinas no nordeste ou em qualquer outra região. o nordeste é a bola da vez pq nenhuma outra regiao quer ficar com o lixo radioativo

  6. Igor disse:

    Meu Deus.

    Um presidente falar isso “…crescimento do Brasil de forma sustentável e que se trata de energia limpa. …” É sinal que falta estudo mesmo.

    E uma ministra confundir tratamento radio terápico com Energina Nuclear?

    Socorro Deus! Ajudem-me e ajude-os.

  7. Fernando disse:

    Esse discurso sintonizado de Lula e Dilma lembra-me um atal Ministro Rubens Ricupero pego por a grande tecncologia da época: a antena parabólica.

  8. Osvaldo disse:

    Será que Dilma disse isso mesmo ? Se disse não sabia o que dizia, comparar radiações médicas com perigos de energia nuclear, risco de acidente de usina nuclear, problemas dos lixos, é coisa que não faz sentido.

  9. Francisco disse:

    Para saber:
    A Ministra disse certo, no tratamento radioterápico, existem equipamentos que geram radiação por fontes radioativas como o (p. ex. Cobalto, Césio, etc.) e também em diagnósticos com radioisótopos ou radiofármacos como os exames com tecnécio, Iodo,etc. As vezes esquecemos que até em simples Raio X estamos diante de uma tecnologia de “Fruto nuclear”.

  10. Luiz disse:

    Meus caros companheiros,
    o nordeste possui um grande potencial para utilização da energia solar e outras fontes como eólica. Admiro-me dos nossos representantes legais tentarem forçar um projeto com interesses e acordos internacionais.
    “Conclamo a todos ribeirinhos que se este projeto for a frente irei as ruas com cara pintada, dizendo não a este projeto”.

    O Nordeste merece mais respeito daqueles que julgam ser nordestino, o nosso povo precisa de propostas para a convivência com o semi-árido, e proporcione desenvolvimento a região…

  11. Peti disse:

    Isso é palhaçada!

  12. Igor disse:

    Francisco, tentou… Até falar bonito você tentou.

    Mais não troque radio-terapia por Fissão Nuclear.

    Radio terapia é apenas o processo de bombardeamento por ondas curtas em césio que emite fótons e assim pode-se eliminar pequenas particulas em Nanomeros.

    Agora Fissão Nuclear, que é usado em água leve geralmente feita em reatores G3+ são um perigo e o lixo gerado é pior ainda.

    O que o mundo teme do Iran é justamente isso. Enrriquecimento de Urânio ou Plutônio, só para se ter uma idéia basta 200 gramas desse material vazar e a cidade do Rio de Janeiro por exemplo já era.

    Agora um reator do tipo G1+ gera por ano uns 100kg desse material. Vai armazenar onde? No quintal de sua casa?

    Só fale realmente se você tem razão sobre uma coisa. Aprenda! Estou achando que você é um político.

    Só para você ter uma

  13. Dreda disse:

    Igor, alguns materiais radioativos usados para diagnóstico e tratamento têm meia vida tão curta que só podem ser usados próximos a usinas nucleares. Não é necessário uma usina nuclear para fazer um Raio X, mas alguns tipos de cintilografias se tornam quase inviáveis longe de usinas.

  14. fabio disse:

    dilma pergunta a lula.lula que é isso limao é?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  15. Gilvan Pionorio disse:

    As construções dessas usinas no Nordeste estão previstas por um simples motivo, o NE esta prestes a esgotar o seu potencial Hidroeletrico, ou sejá, nao tem mais pontos viaveis para se construir barragens, tem 4 ou 5 usinas previstas para o rio Parnaiba no Piauí e 2 no São Francisco, entre os Municipios de Curaçá-BA e Santa Maria da Boa Vista-PE e Curaçá e Orocó-PE, mais todas de medio porte, com geração a baixo de 500 MW de potencia. Como e a Região do Brasil que mais cresce, precisa de energia, ou alguem pensa que se gera eletricidade com um estalar de dedos?
    Apesar de termos varias residencias com placas fotovotaicas (SOLAR), principalmente no interior dos municipios, mais essa tecnologia e muito cara, sabemos que o NE tem o mais numeros de dias de sol forte, mais mesmo assim, imagine a quantidade de placas para iluminar uma cidade grande? a eolica nem se fala, nao temos ventos soprando 24 por dia nao, e instavel e imprevisivel, essas fontes sao usadas por enquanto como energias complementares, sendo injetadas diretamente no SIN, Sistema Interligado Nacional e distribuida para todo Brasil. O que eu acho interessante são essas pessoas que só sabem criticar, apontar defeitos, ja que ficam nessa possição, ao menos apontem alguma solução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários