Lula chora por três vezes na última visita a Pernambuco

por Carlos Britto // 29 de dezembro de 2010 às 08:02

No último discurso em Pernambuco antes de deixar a Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chorou por três vezes e soluçou numa delas. “Se eu falhasse, quem falharia era a classe trabalhadora, os pobres que iriam provar que não teriam competência para governar”, disse Lula em festa promovida no Centro do Recife, enquanto enxugava as lágrimas e justificava a cobrança que se impôs após vencer a eleição de 2002.

O momento de maior emoção de Lula se deu ao lembrar do seguinte episódio narrado por ele: “Eu lembro que um dia, aqui, uma mulher falou que não ia votar em mim porque eu ia tirar tudo dela. O que eu ia tirar dessa mulher? Eu falei: ‘Marisa, estou assustado, que eu fui num barraco e uma pessoa que não tinha nada, tinha medo de mim. Marisa (a primeira-dama) me dizia: ‘Não desiste que um dia você vai convencer’ e isso aconteceu em 2002”.

Em seguida, ouvia-se pelo microfone Lula contendo o choro. Na plateia, dezenas de ouvintes o copiavam. A fala de Lula durou 33 minutos. Cerca de 80 mil pessoas estavam no Marco Zero, segundo o coronel Eden Vespaziano, da Polícia Militar; 300 policiais participaram do esquema de segurança. Ao escutar a rima do jovem poeta Antônio Marinho, um pouco antes, Lula já havia lacrimejado, passado a mão no rosto várias vezes e franzido a testa. Logo no início do discurso, mencionou a vergonha de chorar. “Uma coisa que admiro no povo é que o povo chora para fora, o povo ‘cafunga’, lacrimeja e político chora para dentro com vergonha”. Com um rasgo de tempo, foi ele a ‘cafungar’.

Lula cumpriu agenda longa em Pernambuco, durante todo o dia. À noite, anunciou o início das obras do Cais do Sertão-Memorial Luiz Gonzaga e a cessão de uso gratuito de um terreno para a Orquestra Cidadã Meninos do Coque. Recebeu como homenagem do governador Eduardo Campos (PSB) uma faixa da Comenda Ordem dos Guararapes.

Vestindo-a, brincou, afirmando que irá dormir com a faixa da comenda depois que entregar a faixa presidencial no sábado, 1º de janeiro. O presidente fez uma retrospectiva de sua trajetória pessoal ao sair do município de Caetés (Agreste do estado) em 1952 e das lembranças políticas. Relembrou as campanhas derrotadas de 1989, de 1994 e 1998 e afirmou que os insucessos permitiram a percepção que “não era possível governar o país sem conhecer o Brasil na totalidade”. Lula disse que é agradecido a Deus porque, “sem o dedo de Deus”, não teria chegado à Presidência. “Não era normal que um retirante de Caetés, que saiu do Sertão para fugir da fome, se transformasse em presidente do Brasil”.

Duas frases marcaram o trecho final do discurso: “Aprendemos a gostar de nós, conseguimos nos respeitar, acreditar em nós e quem acredita em si próprio nunca será derrotado”. Era uma avaliação emocional de quem chega ao fim de um ciclo de oito anos de administração tendo como marca a perseverança. A outra: “A palavra de ordem é apoiar a companheira Dilma (Rousseff) porque ela fará mais e melhor por Pernambuco”. Apesar de pedir apoio para a presidenta eleita, ele frisou que permanecerá nas ruas. “Nem pensem que vocês vão se livrar de mim”. (informações e foto do Pernambuco .com)

Lula chora por três vezes na última visita a Pernambuco

  1. Miguel Barbosa disse:

    Verdadeiramente esse homem mudou o Brasil e os conceitos do nosso país, mundo a fora. Vai fazer muita falta.

    Sincero, honesto, trabalhador, persistente, acolhedor, etc.

    Éramos até então, desacreditados e sendo tachados de miseráveis pobretões e burros, pelas potências mundiais. Queriam até tomar a Amazônia porque diziam que não tínhamos condições de manter o pulmão do mundo, porque éramos condicionados ao comodismo. Nas escolas dos EUA o mapa do Brasil não figurava a região amazônica porque já não considerávam de propriedade nossa. Aí esse homem simples, honesto, porém muito inteligente e trabalhador, mudou esse quadro colocando o Brasil entre as principais potências do mundo globalizado e isso em apenas oito anos, quando o Brasil já estava a décadas decaindo ano a ano, prestes a ser entregue aos EUA e hoje, apenas oito anos depois, figuramos entre as grandes potências do mundo. Isso é a prova de que a maior faculdade do mundo é aquela que você aprende com as dificuldades e com as lições tiradas de cada detalhe da sua jornada ao longo da vida. Aprendizados que se renovam a cada dia.

    LULA, EU TE DARIA UM DIPLOMA DE NÍVEL MAIS QUE SUPERIOR IMPRESSO COM LETRAS DE OURO DOS MAIS ALTO KILATE!

    E olha que eu não sou petista, nem tampouco aprecio política, apenas aprecio a honestidade aliada ao trabalho com visão de crescimento.

    Que Deus abençoe a Lula. E que um dia volte a ser presidente do do nosso querido Brasil.

    “Sou brasileiro e não desisto nunca”

  2. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Faltou só ele investir no “miolo” do Nordeste, pois ele investiu o grosso no litoral. Fora que ele bajulou muito o Rio de Janeiro. Não me lembro de ele ter lançado nenhuma grande obra no maior estado do Brasil, São Paulo, mas no Rio foi diferente. Acho que toda semana ele tava na capital fluminense. Acho que ele ficava mais em “Copacabana” do que em Brasília. Lula ajudou mais a concentrar a economia, pois o grosso do seu investimento foi onde menos precisava, em cidades que tem 500 anos que são beneficiadas: Recife, no Nordeste; e Rio de Janeiro, no Brasil.

  3. Maria disse:

    “Nunca na história destes País” tivemos um presidente melhor que o Lula!
    Que me perdoem os que torcem contra, mas também se não quiserem perdoar, não estou nem aí, eu apoio as palavras do Sr. Miguel Barbosa.
    E agradeço a Deus por ter permitido que o Lula governasse o País nestes curtos oito anos e levasse o Brasil a um patamar de desenvolvimento onde todos, ricos e pobres fosse contemplados.
    obrigada Deus de Infinita Misericórdia, obrigada Presidente Lula!

  4. galdino neto disse:

    Lula mostrou como é que brasileiro deve se comportar no cenário internacional: Impondo respeito. Não é como seus antecessores, que bajularam o capital internacional, entregaram nosso valioso patrimônio a gananciosos aproveitadores, tomavam a bênção ao Tio Sam de manhã, de tarde e ao dormir. Quando Lula impunha que a política exterior deve ser pautada de acordo com a nossa soberania e a soberania dos outros países, numa relação de dependência mútua e não apenas de dependência unilateral, os barões, quer dizer, os babões da mídia bradavam alto que Lula estava errado, que era radical, que deve obedecer aos EUA, etc… etc… Esses americanóides que vivem noite e dia o american way of life, ao chegar nos aeroportos americanos, são despidos até as meias para serem revistados. É esse troco que eles nos dão. Lula foi lá e disse que merecemos respeito e que todas as nações são iguais e soberanas e quem manda nas mudanças de qualquer nação é o povo. Se Cuba, Coreia do Norte, e China são diataduras, nós também já fomos uma ditadura, inclusive Lula e a 1ª Presidente Mulher do Brasil prestes a ser empossada, foram umas das figuras que lutaram contra a ditadura, ainda hoje com seus filhotes tentando reavivá-la veladamente em partidos e jornalões conservadores. Barack Obama se rendeu ao prestígio de Lula e disse: You are my guy!!! ( expressão inglesa que quer dizer “você é o meu preferido”, jocasamente mal traduzida pela imprensalona conservadora como “É o cara”. Como o próprio Lula diz, nunca na história deste país um chefe de estado foi tão respeitado e valorizado. Em nenhuma democracia do mundo um chefe de estado atingiu 87% de popularidade. Tirando os qua não quiserem opinar, resta aí uma meia dúzia por cento que repudiam seu governo. São justamente aqueles herdeiros carnais da Casa-Grande, da escravocracia, do repúdio aos pobres, dos amantes da democracia sem povo, dos que detestam ver pobre fazendo faculdade de medicina, dos que sentiram na pele o quão forte é o povo quando unido em torno de um ideal a seu favor. Que os velhos opressores aprendam essa lição: Já se foi o tempo que um canal de televisão mandava na mente do povo. Por seis vezes a imprensalona conservadora tentou desfigurar a candidatura Lula, por três vezes ela conseguiu (Collor e duas vezes FHC), por três vezes Lula conseguiu (Lula duas vezes e agora Dilma). O jogo está empatado. As próximas eleições coincidirão com a Copa de 2014, uma conquista que tem um pouco dos dedos de Lula. Se ele retornar candidato,é provável que vire o jogo. O povo hoje só usa o espetáculo midiático para se divertir nos fins de semana. Quando o assunto é o futuro do país, o que importa é emprego e dignidade. Embora há muito a fazer, muito também foi feito. Não se governa apenas para a agiotagem financeira internacional. Acima de tudo, temos que cuidar de nosso povo. Parabéns Lula. Você mostrou a nosso intelectualoides de plantão que política se faz com vontade e não com blá-blá-blás academicos importados de Harvard.
    O melhor presidente da história brasileira não saiu dos berços de ouro palacianos, nem tinha estirpe europeia e sobrenome impronunciável. Saiu descalço num pau de arara para a cidade grande, passou fome, lutou, tropeçou, caiu, levantou, venceu… Assim como muitos brasileiros anonimos que não desistem nunca. Um exemplo a ser seguido. VALEU, LULA!!!

  5. jimmy page disse:

    Caro Miguel, tambem não sou petista e nem tão pouco voto em Lula
    mas digo a vc que o governo foi bom, no entanto temos que fazer justiça o Brasil que nos amamos esta indo bem a exato 18 anos onde a esperança reaparesseu.Lula copiou tudo do governo anterior politica monetaria economica e social ate as privatizações ele copiou (se não teria reastatizado as estatais).
    Mas a grande diferença de lula para os outros é que ele se juntou com tudo que a de pior para governar ex. Sarney,collor, jader e uma lista gigante que nem cabe aqui.
    portanto lhe digo o governo foi bom mas ja foi e tomara pela democracia que não volte. Vale lembrar tb do filho dele que 8 anos atras ganhava exatos 900 reais em zoo e agora comprou uma humilde fazenda de exato 47 milhões de reais.

    Falar errado não é falar como o povo pois eu e vc somos povo e não falamos errado. Ele não me repressenta.

  6. Miguel Barbosa disse:

    Caro Jimmy, respeito a sua deliberalidade, afinal vivemos em um país de regime de democracia total, porém os números contradizem o seu argumento em relação a governos anteriores. Realmente ele deu seguimento a uma política financeira já aplicada, porém com uma nova conotação e um novo modelo de aplicabilidade aos recursos em geral,produzidos aqui. Ou seja, ele soube convencer e vender as suas idéias, coisa que os outros não conseguiam. Quanto a aquisição do imóvel pelo seu filho, eu deixei de acreditar no campo da especulção porque quase nunca tem um fundo de verdade e quando tem, os números são aumentados. Não acredito nesses valores.

  7. Miguel Barbosa disse:

    Sr. Jimmy, acesse o link abaixo e veja a matéria do site terra.com.br sobre o comentário que você fez a respeito de uma aquisição feita pelo filho do Lula.

    Amigo, temos que ser cautelosos no que afirmamos, pois como te falei essas matérias quase nunca tem um fundo de verdade. São caluniosas e produzidas por profissionais sem escrúpulos e são produzidas para vender, principalmente. Essas pessoas não tem compromisso com a verdade e quase sempre são vendidas a adversários interessados em manchar a carreira de quem é honesto.

    http://www.terra.com.br/revistadinheirorural/edicoes/44/artigo92975-1.htm

  8. jimmy page disse:

    caro Miguel novamente tenho que concordar com você ele deu continuidade e foi o grande merito dele e alem de continua ele ampliou mas infelizmente tem coisas que regrediram dentre elas a saude , segurança e educação.E mais importante ainda para nos petrolinenses esta ai projeto pontal parado.
    Tudo que a em petrolina foram de outras gestões como univasf projetos de irrigação, infraestrutura.

    fazem oito anos que a duplicação da ponte esta ai e nada,fazem 13 anos que o pontal começou e nada.

    Então quando vc diz que ele deu uma nova conotação aos recursos eu entendo que eles passaram ao largo em Petrolina.
    Quanto a convercer e vender suas ideias ele fala demais isso é verdade as grandes ideias dele são nos comparar ao irã na questão nuclear, ser amigo de Hugo Chavez, da os investimentos da petrobras na Bolivia Evo Moralles, disser que o mensalão não exitiu sendo que ele proprio disse que dava um cheque em branco a Roberto jefesson, que disse ” eu falei ao presidente Lula sobre o mensalão e ele sentiu como uma facada nas costas depois disso o dinheiro acabou”, então ele soube tanto que ele mesmo acabou.

    As bravatas dele não enganam a ninguem.
    e quanto ao filho ascessa esse site

    Será sempre um prazer debater ideias com você.felicidades.

    http://www.bahianoticias.com.br/noticias/noticia/2010/12/28/82260,folha-revela-negocios-dos-filhos-de-lula-ate-a-oi.html

  9. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Mas continuo dizendo que ele não investiu no “miolo” do nordeste! A transposição e a transnordestina tem o fim de levar água para as capitais de PE, CE, PB e RN. Basicamente ele concentrou o trabalho nas capitais, principalmente em Recife. E nacionalmente ele aumentou a concentração do poder do Rio de Janeiro. Só nesses 4 anos serão mais de 80 bilhões de investimento na Capital Fluminense. Enquanto por aqui é só Bolsa-família, Chapéu de Palha e Turma do FOMFOM!

  10. João José disse:

    O Rio não produz minério de ferro ou de cobre ou estanho, entretanto já tem uma siderúrgica (CSN) e tá pra ser construída mais 2 às custas dos minérios de Minas, Rondônia e Pará. Investimentos no Rio e a buraqueiro pros outros. Isso se chama COLONIALISMO INTERNO!

    Outra coisa, a imprensa pró Rio não relata que o Petrôleo está a cerca de 300km do Estado do Rio de Janeiro, ou seja, não faz parte do território legal daquele estado, é uma zona federal de todos os brasileiros; entretanto o Lulinha vetou um projeto espetacular aprovado pelos representantes do povo no congresso. Lula foi de uma covardia imensa, pois o projeto iria beneficiar o Brasil inteiro em vez de um mero estado que tem 500 anos que suga a nação e que sempre desejou tudo pra si!

    Esse é o democrata Lula!

  11. Amo Petrolina disse:

    Petrolina não investiu apenas em “MIOLO”, esqueceram na Univasf… existe em Petrolina graças a Lula e o IFET em Salgueiro? fora outros investimentos …

  12. Amo Petrolina disse:

    Lula não investiu apenas em “MIOLO”, esqueceram na Univasf… existe em Petrolina graças a Lula e o IFET em Salgueiro? fora outros investimentos …

  13. GALDINO NETO disse:

    Não sei como ainda aparecem alguns desesperados contestando o que 87% dos brasileiros dizem… Vão dormir, desesperados!!!

  14. sem cometários disse:

    Ave Maria, nunca houve e acho muito difícil que haja novamente um presidente tão bom e tão humano como este.

  15. ToiniVeitonen disse:

    Em primeiro lugar, as sombras são o reflexo de nossa existência no espaço. Em seguida, nossas sombras se sobrepõem, se entrelaçam, se comunicam. Neste projeto, as sombras são transformadas em subjetivas através das representações https://example.com/ de nossos estados mentais. Em vez de serem distorcidas pela fonte de luz, o público será capaz de controlar suas próprias sombras usando os fones de ouvido que coletam dados de EEG e, conseqüentemente, formam sombras falsas projetadas no chão ao seu lado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários