Lóssio no alvo do Ministério Público

por Carlos Britto // 24 de maio de 2012 às 07:00

Às vésperas do início da campanha eleitoral, o prefeito de Petrolina e pré-candidato à reeleição, Júlio Lóssio (PMDB), pode ter sua candidatura impugnada por um suposto uso abusivo de propaganda pessoal e da máquina pública. A decisão foi revelada pelo promotor de justiça, Gustavo Tourinho, durante entrevista a uma emissora de rádio local, a Petrolina FM, na manhã de ontem (23).

“Vou ingressar ainda hoje mesmo (ontem) com uma ação de investigação judicial eleitoral, tendo em vista um abuso de propaganda miscigenada com o ato de improbidade administrativa de um candidato que vai postular a reeleição (Lóssio), tendo em vista o uso da propaganda oficial e gastos com o dinheiro público na promoção pessoal”, explicou, ao radialista Edenevaldo Alves.

A iniciativa do promotor partiu após tomar conhecimento de um adesivo idealizado pela prefeitura, aparentemente sem nenhuma conotação política. Mas Tourinho associou a frase “como estou dirigindo?”, adesivada nos veículos da prefeitura, a uma propaganda subliminar, como se Lóssio tivesse perguntando à população como estava dirigindo (administrativamente) a cidade. Além disso, o mesmo adesivo contém o número 156 da Ouvidoria, para onde as pessoas deveriam ligar. O detalhe é que, juntos, o 1 e o 5 formam o número do partido do prefeito, o PMDB, o qual utiliza em campanha.

Perguntado sobre o caso do jogador do Petrolina, Julinho, que durante o campeonato pernambucano passou a ser chamado de Júlio e a usar o número 15 em seu uniforme, quando no início da competição tinha o 9 na camisa, o promotor não viu agravante no fato, mesmo informando que o Ministério Público, por meio do promotor Lauriney Reis, investiga o caso. Mais grave do que isso, segundo Tourinho, é o fato de o prefeito utilizar frequentemente a cor verde, símbolo de sua campanha, em atividades da prefeitura.

E adiantou, ainda, que deve mirar um blog na cidade, também suspeito de promover campanha antecipada, garantindo que não abrirá exceções a ninguém. Ele lembrou, inclusive, que tomou a mesma medida contra Fernando Bezerra Coelho, quando foi prefeito de Petrolina pela segunda vez (2001/04) e acabou utilizando um coração, que marcou a campanha do gestor, em 2000.

Lóssio no alvo do Ministério Público

  1. . disse:

    Ha muito tempo que o povo de Petrolina esperava que o MP tomasse uma posiçao em face aos desmandes desse inescrupuloso e aproveitador prefeito de Petrolina.Nos, povo dessa cidade já nao aguentavamos mais ver os engodos e propagandas enganosas e fraudulentas desse prefeito ,que vai ficar , como o pior prefeito,que ja se ouviu falar na historia de Petrolina.O povo espera ansioso que a justiça mostre sua cara e julio lossio pague pelos seus gravissimos erros, quando a frente de governar a coisa publica!Enfim, chegou o que nos,povo dessa cidade, esperavamos:justiça!E que isso sirva de liçao a todos os politicos corruptos que se aventuram na politica só querendo tirar proveito para si próprio, em detrimento de todo um povo já tao sofrido!Mudança já em Petrolina!Abaixo a corrupçao!

    1. realidade disse:

      RESPONDA POR VOCÊ BROTHER E NÃO PELA CIDADE TODA!!!!!

  2. DEOMIRO SANTOS disse:

    Não era melhor o promotor primeiro informar a Prefeitura se existe alguma irregularidade na propaganda? A Prefeitura é cercada de uma assessoria jurídica que até o momento tem ganhado praticamente todas as ações na Justiça. Poderiam está errados nessa, será?

    Vamos dar destaque as ações positivas que estão sendo engendradas pela ação de um Prefeito que administra a cidade de Petrolina, sem o apoio de Deputados e com a torcida contra do Ministérios do PSB e do PT – vamos aplaudir o Prefeito Julio Lóssio que criou um órgão para OUVIR a população de Petrolina e não ficar vendo propaganda em tudo. O pessoal estão com medo do 15 que votaram nas eleições passadas, né Britto. É assim, mesmo.
    Achava que o homem era Prefeito de um mandato, né. E já estão com medo. E nem começou a campanha.

    1. JORGE disse:

      RAPAZ VOCÊ DEVE TER UMA MAMATA BOA NA PREFEITURA EM PORQUE NUNCA VIR DEFENDER TANTO UMA PESSOA ASSIM COMO VOCÊ DEFENDE ESSE PREFEITO. MAMATA DE PREFEITURA É BOM DEMAIS EM PORQUE TUA VIDA É NO BLOG DEFENDENDO POLITICO DE PETROLINA E DORMENTES.

    2. sertanejo disse:

      ganham todas????? Pq será????????????????????????????????/ e deomiro ninguem tem medo de cachorro morto não….

    3. Denise Amaro Patricio disse:

      Ganahm todas, porque sera? Simples, tudo comprado, beneficiando uns aos outros… quero mais é q Lossio …. Prefeito fraco.

  3. Rosane disse:

    Todos estão fazendo política Nao só lossio…fala PETROLINA de Fernando filho é uma prova disso

    1. Nielton Nunes disse:

      Não vejo o Fala Petrolina como um campanha. Apenas como um canal para saber os anseios da população e fazer o programa de governo, ao menos.
      Já não podemos dizer o mesmo do programa de rádio Petrolina Verdade.

  4. Mauricio Dantas disse:

    Não vou defender o Prefeito, mais acho justo que o Ministério Público investigue todos os candidatos e pré-candidatos, já que o que mais vejo circulando na cidade são carros com adesivos de todos os números e todos partidos, ou será que a lei que vale pra uns não vale pra todos?

  5. Joaquim da Silva Rabelo disse:

    acompanho as eleições aqui em Petrolina já há algum tempo e esse negócio de cor sempre foi assim . . .
    Guilherme pintava td d verde – aí vinha Fernando e pintava td de vermelho, depois guilherme pintava d verde de novo e assim ia . . .

    e quanto ao “como estou dirigindo?”, faça-me o favor Ilustre Promotor, acho dificil algum juiz entender isso como propaganda eleitoral!!! pelo contrário até que achei uma boa esse negócio de criar ouvidoria em tds os órgãos municipais!!!!
    eu mesmo já liguei p reclamar uma vez . . .

  6. cavalcantixim disse:

    Eh julinho, a casa vai cair..

  7. Crítico disse:

    RELAXA PROMOTOR, LOGO VC ESTARÁ CURTINDO UM DOS MELHORES SJ DE PETROLINA.
    INTERESSANTE COMO O MINISTÉRIO PÚBLICO FAZ VISTA GROSSA QUANTO AS CRIANÇAS QUE MORAM NA RUA!

  8. Carla Adriana disse:

    Infelizmente, Sr. Deomiro, o fato de a assessoria jurídica da prefeitura ter “ganho praticamente todas as ações na justiça” não se deve exatamente ao fato de ter agido de forma regular.
    O uso da máquina pública para fins de promoção pessoal salta aos olhos de qualquer cidadão. O uso de veículos particulares, inclusive, para fins de propaganda de programa do governo com mensagem subliminar, talvez faça o gestor colher pelos atos irregulares.
    Petrolina precisa voltar a pensar no crescimento, precisa voltar a pensar grande, precisa voltar a ser a Petrolina daqueles que fizeram dessa cidade o oásis do Sertão pernambucano.

  9. OSCAR NIEMEYER QUE O DIGA disse:

    VAI DAR EM NAAAAAAADA! EU SEI.
    Realmente não tem conotação política.A pergunta à população como estava dirigindo? é referente ao função pública de motorista da prefeitura. A defesa é fácil do gestor.O número 156 da Ouvidoria, para onde as pessoas devem realizar a demonstração das insatisfações com o serviço relacionado ao motorista. denuncias. 156 não é 15. Defesa fácil também. E o fato de pintar tudo de verde, sendo que a cor verde, símbolo de sua campanha, em atividades da prefeitura. Também faz parte o verde da cor da bandeira de Petrolina, lógico em um tom três vezes mais (mais escuro).
    Agora, quer investigar mesmo?. Comecem como exemplo: pela falta de licitação nos serviços públicos urbanos do município, é millllllllhões todo mês, a ausência é deste o inicio desta gestão. Os leilões de áreas públicas sendo negociados com valores bem abaixo do mercado, A falta de merenda nas escolas municipais, olhe o transportes público e a sua qualidade?. A falta de medicamentos nos postos de saúde, a falta de médicos, o Programa carro chefe NOVA SEMENTE, pais de famílias, e mães de famílias tendo de pagar taxas e mais taxas para colocarem seus filhos em creches pública, essa Nova Semente, professoras recebendo menos de um salário, e pessoas carentes saindo no comércio pedindo panelas, colchões, fogão e etc., casas sem nenhuma estruturas e locais inapropriados para funcionamento escolar, ambientes quente, sem ventilação, sem áreas de lazer, uma verdadeira fornalha onde crianças adoecem! que modelo de educação pública é essa, que o pai e mãe que não tiver dinheiro para taxa não Poe o filho. Não é publica?.
    O resultado é no final se acontecer é um termozinho de ajuste de conduta… ação civil nenhuma, abertura de inquérito público jamais.
    Veja o que diz o sr. Deomiro:…( A Prefeitura é cercada de uma assessoria jurídica que até o momento tem ganhado praticamente todas as ações na Justiça.) ou seja, ganha porque?????? Pensem!… É doutor.

  10. Sem Dono disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, tem certeza, quer se eleger né,ei Delmiro….., vá correr arás de seus votos.

    1. Sem Dono disse:

      atrás.

  11. Henrique Medeiros disse:

    O promotor deveria que saber que o número 156 é nacional. O número da ouvidoria quem escolhe não é o prefeito, são as operadoras que liberam este número para as prefeituras exercerem o papel de ouvidoria.

    Carlos Henrique.

    1. DOMINGOS DE CRISTALIA disse:

      tira o numero 156 e coloca 140 pra ve o que vão falar

  12. Bem Intencionado disse:

    São casos realmente pertinentes, sim. Mas por que não tratar de outros mais relevantes, comentados pela imprensa. Pelo blog o leitor participa da matéria com seus comentários. Escondidos ou não por pseudônimos, mas aqui e ali terminam tratando de caso bem mais importantes. São tantas acusações que mereciam um pouco mais de atenção. Por que não se faz normalmente uma seleção no meio desta tempestade de acusações e se imprime um trabalho investigativo? Se o Ministério Público não tem estrutura de pessoal especializada, passe então para a Polícia Federal! Acusações, passadas por comentaristas em Blogs, que trataram, por exemplo, da ação parlamentar de determinado secretário com os vereadores de oposição, momentos antes da votação de matérias polêmicas e que envolveram valores financeiros muito altos. Nunca um prefeito conseguiu tanto apoio da oposição na aprovação de projetos polêmicos como, por exemplo, venda do patrimônio público! Foram tantas acusações! Os superfaturamentos na contratação de artistas para festa de São João do ano que passou. E agora? Quando a seca avassala o semi-árido nordestino e o prefeito não abre mão da gastança com festa. O contraditório com a seca torna a festa uma despesa altíssima com o supérfluo. Por que este esconderijo na rubrica da origem do dinheiro? Por que não se tentar conseguir, oficialmente, o desvio da aplicação calcando-se na justificativa meritória da situação emergencial que abate nossa população rural?
    As acusações muitas vezes são feitas sem a identificação do acusador. Por isto nem sempre elas significam mentira. É claro que muitos se aproveitam para descarregar problemas pessoais. Todavia, não se pode desprezar tantas informações. Como eu agora faço, sem me identificar, simplesmente, porque não quero sofrer conseqüências pessoais por perseguição. A minha intenção é a melhor possível. Qual o cidadão de bem que não se indigna com o mal feito. Mas por que eu tenho que me expor às perseguições pessoais por indicar, investigar e acusar os malfeitores se esta não é a minha ocupação profissional?
    Para finalizar, parabenizo o Ministério Público pela iniciativa, tempo em que quero encorajá-lo a ações bem mais significativas. Todas elas são muito bem recebidas pela a opinião pública, somente quando o desfecho final não frustra a expectativa criada. Infelizmente, as frustrações em casos como estes tem desgastado o conceito destas instituições, tanto quanto, ou mais, de quando ocorre a omissão delas.

    1. Desconstruidor de Discurso disse:

      De gente bem intencionado o inferno estah cheio.

  13. pool disse:

    justiça não condena, na duvida essa frase por esta sim com o significado que o promotor esta interpretando ,porem é comum se ver carros de varias empresa o 0800 para denucias tipo uso exclusivo em serviço ou como estou dirigindo, senhor promotor essa o senhor perde feio, a frase é dubia

  14. Pires disse:

    E os carros particulares que estão com adesivo com propaganda da prefeitura; como se ela fizesse algo para a cidade?
    E os outdoors que estão espalhados pela cidade?
    Se olharem bem, tem propaganda desse prefeito em todo o canto.
    O que é lamentável é ter Petrolina órgãos fiscalizadores tão ineficientes; um a justiça tendenciosa aos interesses de poucos; ter um povo que está vendo a sua cidade se degradar de todas as formas; saúde, educação, limpeza da cidade, concorrência saudável… e continuarem inertes a esse quadro de decadência.
    Pergunto: Até quando o povo vai baixar a cabeça para essas imoralidades públicas?
    Espero que dessa vez a justiça seja de fato JUSTA.
    Que esse promotor seja promotor por vocação e exerça seu papel da forma como deve ser; defendendo o interesse coletivo.

  15. Tintim por Tintim disse:

    E outra coisa, sendo sincero, quem vai ligar para a ouvidoria para elogiar alguma coisa? é só pra denunciar. Sr. promotor, vá atrás das doações ilegais de terrenos, das obras pagas e não realizadas, dos enriquecimentos ilícitos na cidade.

  16. gomes disse:

    Esse é o papel fiscalizador do MP, atuando em prol da sociedade e pesquisando o que de errado existe nessa prefeitura e assim,esclarecendo os fatos obscuros que existem nessa atual gestao.O povo espera que tomem providencias urgentes , no sentido de punir, , essa prefeitura que nesses anos todos, foi omissa aos problemas dos mais necessitados,com pessima saude p o povo,falta de saneamento, e descaso com os problemas do povo petrolinense.Parabens a esse orgao fiscalizador e que a justiça prevaleça em prol de todo um povo!

  17. Carlos Ramalho disse:

    Esse promotor está exagerando,interpreta tudo no meio de nada.É adepto a Teoria da Conspiração?!

  18. Sinceramente disse:

    Eu não vejo qualquer conotação política na frase “Como estou dirigindo?”. Principalmente porque ela permite qualquer tipo de resposta: contrária ou a favor. Data vênia, essa desconfiança exagerada é que é pirotecnia.

  19. Osvaldo disse:

    Se indicar o n° 156 como possivel alusão à legenda 15 então vamos ter muitas coisas a limitar, não se podem fazer reuniões às 15 horas, no dia 15… Tem empresas que usam frases nos veiculos como “como estou dirigindo ?” e o n° de fone ao lado caso alguém note uma condução perigosa. Esse promotor nunca deve ter visto isso.

  20. carlos alberto disse:

    ´boa matéria

    Eu só gostaria de lembrar um fato relacionado a politica, é que existe uma lei que determina que após o pleito eleitoral, os candidatos são obrigados a apagaram dos muros a sua propaganda, eu acredito que o nosso nobre promotor, homem de muito respeito e valor na cidade tenha conhecimento desta lei, e o que nós vemos pela cidade caro Promotor são varios muros pintados levando os nomes e numeros de candidatos que possivelmente irão disputar o pleito em 2012. esse negocio ai é muito pequeno relacionado aos 13 do PT e os 40 do PSB que circulam tranquilamente pela cidade, será que a promotoria também está preocupada com isso?

  21. Descrente disse:

    Mais uma matéria sem futuro… sem maiores consequencias.
    Ações tímidas geralmente é um disfarce, para aparentar seriedade. O país está cheio destas coisas.
    Nem por isto podemos perder a capacidade de indignação. Um dia teremos um novo sistema político administrativo que detenha tanta avidez por corrupção, por malfeitos com o dinheiro público.
    Quem sabe, nossos bisnetos possam viver uma democracia com honestidade.

  22. Nielton Nunes disse:

    O que mais incomoda é a maneira deslavada de brincar com a inteligência (ou a falta de) das pessoas. Infelizmente a falta de instrução deixa essas pessoas vulneráveis a laborinhos que ressaltam um número (o quinze), uma cor ou um nome que ganham repercursão. É fato que o número da ouvidoria é 156, não vejo mal nisso. A questão é que o prefeito lê “quinze meia”, dessa forma promove o seu partido e, consequentemente, a si próprio nas eleições vindouras.

  23. santana disse:

    Olha os Petrolinenses, Deveria esta acostumado com o descauso a Petrolina faz 11, anos que conheço e moro AQUÍ NUNCA FOI MELHOR QUE ISSO, SÓ SE FOI ANTES DESSES ANOS…PORQUE NÃO VEJO DIFERÊNCIA, SÓ OS CEGOS NÃO VÊ ISSO…

    1. guimaraes disse:

      Mas que parolada é essa??rs

  24. Desconstruidor de Discurso disse:

    Rapaz, o procurador tem uma mente fértil. Todo órgão público como essa frase. Quanto ao 156 depois que for divulgado que é uma numeração nacional vai virar piada.

    1. J. Darck disse:

      mas cada vez mais a moral desse prefeito ta indo pro ralo..dai pra se perder a eleiçao,é um pulinho ..e perde essa de forma feia e desmoralizado,pois é o que ele merece.ele deveria desistir da corrida enquanto é tempo…senao ele vai ver a cobra fumar….

  25. ALFREDO SANTOS disse:

    CARO DEOMIRO,
    VC TRABALHA PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR. E NA PREFEITURA OUTRA PERGUNTA. ACHO QUE BABAS MTO O PREFEITO TODO MUNDO JA ENTENDEU E RI DA SUA CARA PELAS RESPOSTAS BESTAS QUE DAS. AINDA BEM QUE VC NÃO FOI ELEITO, POIS TERIA MTA VERGONHA DE VE-LO FALAR.NOSSA, COMO VC PENSA PEQUENO! PROCURE VER CRITICAS COM OUTRO OLHAR E TALVEZ VC POSSA PENSAR GRANDE.QUE VERGONHA!

  26. Patrick Oliveira disse:

    Ele deveria era se preocupar com a prática de compra de votos, crime que infelizmente assassina o regime democrático brasileiro, e que possivelmente poderá ocorrer nas próximas eleições. O servidor público, seja ele juiz ou promotor, deve pautar-se pela imparcialidade, pois o País não tem religião, cor, sexo, e partido político. Se utilizarmos essa mente imaginativa, poderemos perceber que os demais candidatos também estão fazendo campanha antecipada, utilizando-se dos programas de combate a seca dos governos estadual e federal para se auto promoverem, trazendo prefeitos de outras cidades para ministrar palestra de como seu partido governa bem, e etc.
    Não defini o meu voto ainda, acho que o Ministério Público deve ser fiscal da lei, mas fico indignado quando um servidor público, pago pelos meus impostos, deixa de focar suas ações no essencial e fica querendo aparecer pelos acessórios.

  27. Clara disse:

    NOSSAAAAAAAAAAAAA… Isso é que é “ler nas entrelinhas” heim gente! kkkkkkkkkkkkkk

  28. nina disse:

    Fora “A Nova Petrolina”, “Nova Semente”… os órgãos públicos todos com a cor verde… É tudo verde!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários