O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, lançou oficialmente nesta terça-feira (24) o programa ‘Coleta Seletiva’ – um convênio entre o município, por meio da Secretaria de Infraestrutura, com a Ecovale do São Francisco. O programa visa a oferecer uma melhor destinação aos resíduos produzidos pelos petrolinenses, além de proporcionar renda a profissionais que vivem do recolhimento e reciclagem do lixo.
Com 80% dos condomínios cadastrados (pelos quais a coleta seletiva se iniciou), a iniciativa oferece coletores para a devida separação de materiais recicláveis dos não-recicláveis, possibilitando a transformação daqueles reaproveitáveis em fonte de renda.
Ivanilda Correia, síndica do condomínio Sol Nascente II, que já desenvolve o programa, afirmou que a ação é bastante positiva, pois todos são envolvidos nesse processo. “É uma ação benéfica, porque ajuda as pessoas menos favorecidas e o meio ambiente”, declarou.
A participação da população no ‘Coleta Seletiva’ está divida em três etapas: a primeira conta com os condomínios e comerciantes; a segunda, escolas das redes pública e privada e catadores de lixo e a terceira etapa reúne a população dos bairros, carroceiros e caçambeiros. A cerimônia contou ainda com a presença do vice Domingos Sávio e dos secretários da atual gestão.
Benefícios
A coleta seletiva e o devido reaproveitamento dos materiais coletados geram muitos benefícios para a sociedade, a exemplo da redução da poluição do solo, água e ar; melhoria da limpeza da cidade e da qualidade de vida; prolongamento da vida útil de aterros sanitários; melhoria da produção de compostos orgânicos; geração de emprego para a população não qualificada e receita para os pequenos e microempresários com a comercialização dos recicláveis; e auxílio na manutenção da cidade limpa, formando uma consciência ecológica. (Com informações/foto da Ascom PMP)


