Locais públicos de Petrolina ganham pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis

por Carlos Britto // 19 de setembro de 2023 às 09:30

Foto: PMP

A Prefeitura de Petrolina instalou em alguns espaços públicos da cidade pontos de entrega voluntária (PEVs) para que a população possa descartar materiais recicláveis, como vidro e garrafas, eletroeletrônicos, baterias e lâmpadas. A partir de agora, espaços públicos, a exemplo do Parque Josepha Coelho, sede da Prefeitura Municipal e da Promotoria de Justiça de Petrolina contam com esses equipamentos. A iniciativa visa a garantir o descarte adequado de objetos que ainda são jogados nas vias públicas ou canais da cidade.

De segunda a sexta-feira, nas sedes da prefeitura (7h às 13h) e Promotoria (8h às 14h), ficarão disponíveis PEVs para o descarte de vidro, lâmpadas e baterias/pilhas. Já no Parque Municipal, de segunda a domingo, das 5h às 22h, poderão ser deixados vidros, lâmpadas, pilhas/baterias e eletroeletrônicos. No local, os PEVs estão instalados logo na entrada do parque, do lado esquerdo do portão principal. Qualquer cidadão poderá deixar os materiais listados, durante o horário de funcionamento dos equipamentos públicos.

Para Rosane Cavalcanti, promotora de Defesa à Cidadania e Justiça, essa parceria vai além da sustentabilidade. “Fico muito feliz com essa parceria entre o Ministério Público e a Prefeitura Municipal, através do programa ‘Petrolina Sustentável’. Vamos mobilizar toda equipe do MPPE para fortalecer esse trabalho que, além de sustentável, também é social. Quando o lixo é levado para um local adequado através da reciclagem, estamos transformando esse lixo em uma renda extra para centenas de famílias tão vulneráveis que atuam como catadores no nosso município. É um trabalho de muitas mãos!”, pontua.

Recolhimento

Esses materiais serão recolhidos a cada dois dias pela equipe da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e posteriormente destinados para as cooperativas de reciclagem e o aterro sanitário.

Para o secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira, essa iniciativa vai possibilitar que os materiais, em especial o vidro, tenham o devido descarte e beneficiamento. “Existia na cidade uma dificuldade de concentrar um volume maior de garrafas de vidros, de modo que esse material não era tão visado pelos catadores. Por ser um produto de baixo custo na reciclagem, as garrafas e objetos de vidros eram excluídos no momento da coleta. A partir de agora, com o auxílio dos PEVs, esse recolhimento e beneficiamento serão otimizados. Esse é mais um importante passo dentre as ações capitaneadas pelo Simão Durando na área de sustentabilidade”, destaca o secretário. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários