Leitora clama por providências contra “descaso” que atinge Museu do Sertão

por Carlos Britto // 04 de setembro de 2013 às 08:50

museu sertãoO atual estado do Museu do Sertão, em Petrolina, indignou a leitora Aparecida Maria da Silva. Num e-mail enviado ao Blog, ela lamenta os vários problemas que detectou numa recente visita ao espaço e clama por providências urgentes por parte das autoridades.

Confiram:

Estive visitando o museu do sertão, terça-feira dia (27/08). Fiquei indignada pelo descaso público. As paredes rachadas, o forro em várias partes já desabou, os acervos rachados precisando urgentemente de restaurações, goteiras que já prejudicam alguns tesouros históricos, iluminação precária, falta de uma câmara de segurança, o muro muito baixo sem cerca elétrica, etc.

A comunidade precisa pedir pela reforma urgente desse equipamento que é a história viva de Petrolina. Caso não gritemos por uma reforma, em pouco tempo não mais haverá um museu para que nossos filhos e netos conheçam um pouco da história da nossa cidade e da nossa cultura.

Aparecida Maria da Silva/Leitora

Leitora clama por providências contra “descaso” que atinge Museu do Sertão

  1. Tadeu Plinio disse:

    Uma cidade sem cultura e cidade morta, infelizmente cultura e vista pelo Governo Municipal atual com o nada. acorda Executivo municipal. vamos investir mais na cultura em especial nos museu.

  2. SOUZA disse:

    É UMA PENA O DESCASO COM NOSSA CULTURA…. LÁ PODE SE DIZER O ABANDONO IMPERA…..

  3. marcos disse:

    como ocorre em toda cidade isso é guerra politica. O museu com a historia de Petrolina conta a vida dos Coelhos, obviamente foram eles que dominarão ao longo de décadas, por isso não interessa a oposição. nem a foto do atual prefeito cassado tem lá

  4. Felipe disse:

    Triste isso !! O que eu fico me perguntando – “Para quer serve essa usina de projetos em Petrolina PE ? ”
    O Governo Federal há 2 meses lançou junto com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), editais Mais Museus e Modernização de Museus 2013. Os extratos foram publicados no Diário Oficial da União (DOU), na Seção 3 (páginas 14 e 16).
    O edital Mais Museus visa selecionar projetos de implantação de museus em municípios que ainda não possuam instituição museológica instituída. Já o edital Modernização de Museus consiste em selecionar projetos para modernização de instituições museológicas.
    Os dois editais têm por finalidade, constituir um banco de projetos para apoio financeiro no exercício de 2013, de acordo com disponibilidade orçamentária do Ibram, mediante celebração de convênio. Os participantes poderão inscrever-se com projeto cujo valor solicitado para repasse esteja entre R$ 150 mil e R$ 300 mil.
    As inscrições começaram no dia 25 de julho, e seguem até 12 de setembro, e devem ser feitas pelo sistema SalicWeb, disponível na página do Ibram e do Ministério da Cultura. Veja os editais aqui.

    Fomento aos Museus
    O Ibram adota o procedimento de seleção de projetos de museus não vinculados ao instituto, com o objetivo de democratizar e descentralizar os recursos públicos no setor por meio de editais públicos.

    A finalidade é permitir que os museus cumpram seu papel na salvaguarda e difusão do patrimônio cultural musealizado, proporcionando-lhes condições necessárias para atratividade de público, realização de ações de comunicação, investigação e preservação de acervos.

    Além de contribuir com o aumento do número de museus, os editais também democratizam o acesso a bens culturais e o desenvolvimento regional, especialmente através da geração de ocupação e renda e do estabelecimento de formas de integração com a economia local.

    http://www.museus.gov.br/noticias/ibram-lanca-novos-editais-mais-museus-e-modernizacao-de-museus-2013/#sthash.nBBymmzY.dpuf

    ” Que saudades do Tempo que eu me orgulhava em ver Petrolina crescendo”

  5. Robson Martins disse:

    Só pela frente já mostra como esta o museu da nossa cidade cheio de mato o canteiro é uma vergonha ai o passado de Petrolina vai acabar com esse total abandono.

  6. Arauto do Vale disse:

    Pra quem não tem compromisso com Petrolina, sua história não tem nenhum valor…

  7. GUILHERME VITOR disse:

    BASTA UM DOS CANTORES QUE VIERAM PARA SHOWS DURANTE O SÃO JOÃO EM PETROLINA…..DEVOLVER O QUE RECEBEU A MAIS….QUE ESTE DINHEIRO DEIXARIA O NOSSO MUSEU NOVINHO EM FOLHA…owoowow.

    QUANDO RECEBO VISITAS DE FAMILIARES E AMIGOS EM PETROLINA TENHO COMO CERTO LEVÁ-LOS AO MUSEU.
    LEVAR HOJE SERIA VERGONHOSO.

    BRAZILLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL ZILLLLLLLLLLLLLLLLLLL ZILLLLLLLLLLLLLLLLL

  8. Snoop disse:

    Deviam permitir estacionar ali na frente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários