Indignado (como vários outros consumidores) com a alta abusiva no preço dos combustíveis, principalmente da gasolina, o leitor Josimar Menezes dá sua ideia de como forçar os postos a reduzirem o preço. Confiram:
Caro amigo,
Eu tenho recebido vários e-mails do tipo, porém este me chamou bastante atenção: uma ideia para reduzir o preço dos combustíveis, que no Brasil é abusivo. Hoje a gasolina passa dos R$ 3,00 o litro. E nós consumidores, o que temos feito além de reclamar na hora de abastecer?
Nós precisamos de uma ação enérgica e agressiva para ensinar às produtoras de petróleo e derivados que são os COMPRADORES que, por serem milhões e maioria, controlam e ditam as regras do mercado, e não os VENDEDORES, que são “meia-dúzia”.
Com o preço da gasolina subindo mais a cada dia, nós, os consumidores, precisamos entrar rapidamente em ação!!
O único modo de chegarmos a ver o preço da gasolina diminuir é atingindo quem produz, na parte mais sensível do corpo humano: o BOLSO. Será não comprando a gasolina deles!!!
MAS COMO??!! Considerando que todos nós dependemos de nossos carros, e não podemos deixar de comprar gasolina, GNV, diesel ou álcool, nós podemos promover um impacto tão forte a ponto dos preços dos combustíveis CAIREM, se todos juntos agirmos para FORÇAR UMA GUERRA DE PREÇOS ENTRE ELES MESMOS.
É assim que o mercado age !!!
Isso é Lei de Mercado e Concorrência.
Aqui está a idéia:
Para os próximos meses não compre gasolina da principal fornecedora brasileira de derivados de petróleo, que é a PETROBRÁS (Postos BR).
Se ela tiver totalmente paralisada a venda de sua gasolina, estará inclinada e obrigada, por via de única opção que terá, a reduzir os preços de seus próprios produtos, para recuperar o seu mercado.
Se ela fizer isso, as outras companhias (Shell, Esso, Ipiranga, Texaco, etc…) terão que seguir o mesmo rumo, para não sucumbirem economicamente e perderem suas fatias de mercado.
Isso é absolutamente certo e já vimos várias vezes isso acontecer! CHAMA-SE LEI DA OFERTA E DA PROCURA.
Mas, para haver um grande impacto, nós precisamos alcançar milhões de consumidores da Petrobras. É realmente simples de se fazer!!
Continue abastecendo e consumindo normalmente!! Basta escolher qualquer outro posto ao invés de um BR (Petrobras). Porque a BR?
Por se tratar da maior companhia distribuidora hoje no Brasil e, consequentemente, com maior poder sobre o mercado e os preços praticados.
Mas não vá recuar agora. Faça e peça aos seus amigos que façam o mesmo, multiplique essa idéia, envie e-mails, ligue para os amigos e parentes e em pouco tempo iremos atingir milhares de consumidores. Aí sim teremos a redução desejada no preço do combustível.
Josimar Menezes/Consumidor



Tem meu apoio. A partir de hoje não abasteço mais nos postos BRs.
Valeu Josimar… excelente idéia. Começo hoje mesmo a boicotar os postos BR. Não custa tentar. E continuo usando meu carro.
É, só poderia essa idéia sair mesmo de uma cabecinha tão iluminada caro Josimar essa idéia não é originalmente brasileira se o fosse pediria para que o povo deixasse de comprar gasolina da shell, da texacoe outras multinacionais que ganham o nosso dinheiro e levam para fora do país, agora vem tu e manda boicotar o combustível da empresa brasileira, se ela fechar quem vai absorver os pais de família que são funcionários dela? As multinacionais? ou Você? Acorda inteligente, não vê que essa idéia eé de Tio Sam, não?
Só para reforçar a idéia do amigo Josimar, vale lembrar que a Rede Ipiranga há algum tempo fundiu-se à rede BR. Então, se formos seguir a idéia, incluam os Postos Ipiranga na exclusão.
Mais uma daquelas ideias espalhadas nos emails e reproduzidas como verdade. Eu já recebi essa coisa tosca em minha caixa de mensagem. É como aquelas correntes que ninguém sabe onde começa nem onde termina…
É lógico que é uma forma de prejudicar a empresa brasileira e foi criada por estrangeiros para este fim.
Mas o que me icomoda mesmo é o fato de isso ser publicado como “ideia” do referido leitor, no blog.
Poupe-nos disto por favor.
OTIMA IDEIA JOSIMAR
Já faço isso a bastante tempo!
Hoje procurou sempre abastecer em postos com outras bandeiras ou mesmo sem bandeiras.
Essse tipo de boicote já aconteceu nos EUA e deu certo.
EU JA RECEBIR ESSE EMAIL, E JA NAO COMPRO MAIS NOS BR… UMA IDEIA BOA , TEMOS QUE TENTAR
Bastaria que se retirasse o alcool da gasolina e que o icms fosse resuzido pelo governo estadual, para que o preço fosse reduzido em torno de 30% e não através de boicotes de itens indispensáveis e objeto de cartel.
Idéia de jerico!!!
Só, meu caro Vinícius, que se boicotarmos a gasolina da petrobrás, eles irão ter que baixar os preços e forçadamente os concorrentes diretos da BR (Shell, Ypiranga, etc.) terão que baixar também, do contrário vão perder vendas.
Obs. Recebi esse e-mail já a uns três anos e desde que recebi só abasteço nos postos BR se não houver opção ou quando tenho que realizar um pit stop forçado para tal.
Concorda?
Izaque voce até pode ter razão quanto a menssagem. Mas pode ter certeza se paramos de consumir a Gazolina dos postos BR. Com certeza eles vão baixa o preço e isso vai forças os outros postos a baixar também. Ele vão ter que optar em baixar ou fechar as portas.
Sou a favor do boicote aos postos BR. Só assim eles vão baixar os preços e consequantemente os outros seguirão o caminho.
Tem o dedinho da Petrobrás no meio de toda a gasolina que circula no Brasil. Idéia pouquíssimo útil.
Pelo jeito, o artigo de Josimar já começa a causar mal-estar nos donos de posto de bandeira BR. Baixem o preço bando de especuladores. Mantenho minha posição de não usar os postos BR e tb Ipiranga, como cita o colega acima.
GOSTEI!!!
Não creio que a causa maior seja das distribuidoras, pois em outras cidades se encontra gasolina muito mais barata do que em Petrolina.Creio que os preços são puxados para cima por algum dono de rede de postos de Petrolina.Se algém souber qual é a rede e tiver coragem de divulgar; nesse eu não abasteçerei mais nunca.
tambem gostei da ideia
Artigo? Que artigo? Isso é copia de email barato.
Não é só o problema de impostos não, pois em muitos lugares, o combustível é 30% a menos que em Petrolina. Temos que dar força. Eu estou aderindo. Postos BR nunca mais. Pelo menos até acabarem com esse cartel.
Uma coisa é certa, não dá mais para ficar nessa inércia, sem nenhuma ação de repúdio a tudo isso. Tudo bem que pareça idéia do tio sam, mas ter uma BR como amiga não cola, quem mais é responsável pelo alto preço dos combustíveis é a BR, quem mais vitamina os cartéis regionais é a BR, então quem mais f… com a gente é a BR. Paciência se a turma do tio sam(Shell, Texaco…) vai ganhar com isso, a culpa não é nossa é da BR. Também faço parte da turma do boicote.
Vamos nos mobilizar e protestar:
http://namesmamoeda.com.br/