Leitor lamenta falta de equipamentos no Traumas para exames de tumor

por Carlos Britto // 27 de agosto de 2009 às 20:40

O leitor Roberto Guedes revela ao Blog que tem um tio com um tumor detectado no cérebro, mas o Hospital de Urgências e Traumas, o qual ele comenta que seria uma referência na região, não dispõe de ressonância magnética nem de tomografia computadorizada. Confiram: 

Hospital de TraumasCaro Carlos Britto,
 
Escrevo novamente para seu Blog para expressar a minha indignação em relação ao caos da saúde em Petrolina e macro-região do médio São Francisco.

Estou com um tio meu interno na clínica cirúrgica no segundo andar no Hospital de Traumas aqui em Petrolina. O atendimento prestado a ele até então tem sido bom, inclusive superando minhas expectativas por si tratar de um hospital público.

Tudo bem limpo, o pessoal atencioso, comida boa, tem um pessoal da qualidade do hospital que visita as enfermarias para saber se está tudo bem… Até aí tudo perfeito. Porém meu tio tem suspeita de um tumor na cabeça e no terceiro dia de internamento teve de realizar dois exames: uma ressonância magnética e uma tomografia computadorizada.

Fui informado que o hospital, que nosso atual prefeito e seu secretário de saúde falam aos quatro cantos que será referência na região, não tem os equipamentos para realizar estes exames, sendo assim meu tio foi levado para realizar estes exames numa clinica chamada CDI. Aí começou o meu sofrimento e de minha família. Hoje, dia 27 de agosto de 2009, fazem exatamente 10 dias que meu tio realizou os exames e ainda não recebeu o resultado.

O estado de saúde dele só faz se agravar e quando ligamos para saber do exame só somos informados que não há previsão, pois a tal CDI só dispõe de um único médico para dar o laudo dos exames e sem esse laudo eles não entregam. Uma funcionária da CDI me falou que esses exames vão pra Recife e o tal médico faz os laudos lá e manda de volta.

É um absurdo essa situação. Nossa família dorme sem saber que iremos encontrá-lo vivo no próximo dia tudo porque nossa cidade é “pequena e pobre demais” para disponibilizar um equipamento de ressonância magnética e de tomografia computadorizada para atender o povo de Petrolina e além disso é nossos governantes são incompetentes demais para conseguir firmar uma parceria com uma empresa que consiga atender a tempo os resultados de exame.

A enfermeira do Traumas me falou que é sempre assim, por mais que eles peçam esses laudos sempre atrasam. Deixo uma pergunta registrada aqui: Se meu tio chegar a morrer pela demora nesse exame a culpa é de quem: Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde ou da CDI???

Leitor lamenta falta de equipamentos no Traumas para exames de tumor

  1. GIL disse:

    Que situação heim….
    Infelizmente por muitos anos ficamos dependente desta clínica aqui na região o melhores aparelhos as mais modernas técnicas kkk … e os péssimos LAUDOS e assim FOI por alguns anos …. O MONOPÓLIO está chegando ao fim, pois já tem em juazeiro RMN, CT num hospital e tb vem chegando mais uma clínica em referência nesta área….

  2. Marcos disse:

    dois em Juazeiro!? NÃO ACREDITO…

  3. BEM ATENTO disse:

    Estranho mesmo é a terceirização da UTI neonatal do D. Malan!!! Toda equipada, aparelhos modernos. A UTI Neonatal será repassada para o HGU!!! Estranho, muito estranho… kd o ministério público, a Câmara de Vereadores, usuários etc que não tomam uma atitude?!?!?!?

  4. Dr House disse:

    O problema é que esse hospital foi inaugurado sem ter as mínimas condições de funcionamento, uma ação precipitada e meramente para render dividendos políticos para o gestor anterior.

  5. cidadã disse:

    A questão do diagnóstico por imagem no HT fica muito a desejar porque existe um “acordo” para o municipio não comprar tomografo e aparelho de ressonãncia sob pena de tirar essa fatia do CDI. Ninguem fala mas o Hospital Memorial tem o melhor tomógrafo da região e tinha um contrato com a secretaria de saúde no governo de Fernando que foi cancelado.

  6. Marivaldo Costa disse:

    Não entendo, dizem que gastaram 34 milhões pra fazer um hospital daquele tamanho e não tem tomografia computadorizada, ressonância magnetica, endoscopia e nem atende area cardiaca. Pra onde foi esses 34 milhões?????????

  7. Gilberto Orlando disse:

    Na área de saúde vamos ficar a merce de Juazeiro logo logo… todos avanços da saúde chegam primeiro lá… Pq o governador apoia o prefeito de lá… o que não acontece do lado de cá da ponte.

  8. Rita de Cassia disse:

    Não sei porque tanta estranheza e estupefação com algo que já é publico e notório há várias décadas. Sempre que a saude é tratada como cabide politico e fins eleitoreiros acontece dessa forma. O trauma é um carro zero quilometro dirigido pelo mesmo motorista barbeiro que dirigia a fubica velha toda amassada.
    Quanto ao CDI só vejo os pacientes e médicos lamentarem que os exames são de pessima qualidade, apesar da propaganda que fazem de equipamentos de ultima geração, com laudos errados, retardo na entrega do exame e ninguém faz nada nem denuncia o laboratorio ao CRM. Porque isso? só porque o dono tem dinheiro e povo tem medo de retaliação?
    Acorda, gente, denunciem, reinvidiquem seus direitos de cidadãos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Juazeiro-BA muito cultural, a cidade para um grupo pequeno de habitantes, fervilhava. O povo participava, vibrava, mas à maioria vivenciava…