O leitor Newton Santos enviou um artigo ao Blog, no qual descreve a situação de insegurança vivida nas ruas de Petrolina. Na opinião do leitor o governo municipal tem se mantido “inerte” à situação de pedintes pelas ruas da cidade.
Acompanhem
Britto, há alguns dias o blog publicou matéria acerca da atuação de jovens pedintes e “malabaristas” nos semáforos e esquinas da nossa cidade, os quais buscam obter recursos para, como é sabido, adquirir e consumir drogas. Percebemos que o poder público municipal sempre se manteve inerte e inoperante em relação a esta e a diversas outras mazelas que têm acometido e preocupado o povo petrolinense.
As cidades com maior densidade demográfica, no nosso e em outros estados, há muito sofrem com a proliferação desses delinquentes mirins que, sob o efeito nocivo e incontrolável dos narcóticos, praticam roubos, pequenos furtos e até mesmo assassinatos.
Vale lembrar que a população tem um papel determinante na “pintura desse quadro”, pois a partir do momento em que colabora e contribui com o cenário, pagando pelas apresentações dos viciados disfarçados de malabares, está, inconsciente ou inocentemente, alimentando o crescimento desse tipo de “profissional”.
Portanto, em que pese o sentimento – equivocado – de abandono em relação a essas pessoas, seria importantíssimo que se desenvolvesse campanha com a finalidade de advertir os transeuntes e condutores de veículos a não estimular essa onda crescente de criminalidade. Não devemos dar esmolas ou pagar pelas apresentações dos malabares. Já sabemos qual o destino das importâncias ali arrecadadas.
Com certeza o dinheiro que lhes é disponibilizado não será destinado à aquisição de alimentos ou mantimentos. A droga adquirida com o dinheiro que eu ou você deixarmos naquelas mãos poderá ser o combustível para a prática de mais um crime que venha a vitimar pessoa inocente. Infelizmente a realidade é essa. Concordam?
Newton Santos



TA FALTANDO A POLÍCIA ENQUADRAR ESSE PESSOAL NO ARTIGO 59 DAS CONTRAVENÇÕES PENAIS QUE DIZ: Art. 59. Entregar-se alguem habitualmente à ociosidade, sendo válido para o trabalho, sem ter renda que lhe assegure meios bastantes de subsistência, ou prover à própria subsistência mediante ocupação ilícita:
Pena – prisão simples, de quinze dias a três meses.
PRONTO, SE COMEÇAR A USAR A LEI ESSE POVO SOME DAS RUAS E VÃO PROCURAR TRABALHO!!!
Que tal também enquadrar os ociosos filhinhos de papai com os carrões com os baús abarrotado de caixas de som disputando quem toca mais alto, aos arrepios da lei do silêncio? A lei só serve para pobre no Brasil, é?
EU GOSTARIA DE SABER O QUE OS FILHINHOS DE PAPAI TEM A VER COM ESSA NOTÍCIA?? SE LIGA HIPÓCRITA, UMA COISA NÃO TEM NADA A VER COM A OUTRA!! PELO JEITO GALDINO ACHA JUSTO DEIXAR ESSE POVO NO MEIO DA RUA VADIANDO E FURTANDO!! ACORDA!!!
Simples assim??
Cobertor novo Feeling ?
kkkkkkkkkkkkkkk a vida tá melhorando, ele conseguiu até um colchão!!!
A questão é complicada. Às vezes alguém pede para comer ou para usar drogas. Não podemos tratar a questão de maneira reducionista, acusando os pobres de criminosos somente pelo fato de serem pobres. O crack não é um problema que afeta somente os pobres. Vejam só como nossa sociedade é preconceituosa. Temos o problema dos riquinhos que enchem a cara de cachaça e atropelam inocentes; Temos o problema dos usuários de drogas dentro de suas mansões de luxo; Temos o problema daqueles que dilapidam o patrimônio público, desviando dinheiro da merenda escolar, da educação, da segurança…. Temos os impostos absurdos que inviabilizam negócios, empregos… Temos os juros mais estonteantes do mundo. Uma segurança pública que é eficiente para reprimir movimentos sociais, mas parca para garantir a integridade do cidadão da periferia. Se aquelas pessoas estão naquela situação, não estão ali por amor. Alguém queria estar no lugar deles? São doentes. Dependência química é doença. Seja de álcool ou qualquer outra droga. Os outros não tem culpa direta pela situação deles. Mas tem culpa indireta por eleger esses políticos que aí estão, que só se preocupam com os pobres quando eles causam problemas. Quando o rico usa drogas a solução é tratamento. Quando o pobre usa drogas a solução é cadeia. Quando é que mudaremos essa cultura Casa Grande & Senzala?
CONCORDO PLENAMENTE !!!!!!
SÓ SABE DAVERDADE DA VIDA DESSES HUMANOS DEUS E ELES!!!!
AO INVES DE CRITICAR PROCUREM SE AJUDAR PRIMEIRO!!!
Simplesmente perfeito o seu comentário. São várias nuances do problema.
É isso mesmo, Galdino. Essa situação da invasão das drogas em Petrolina atinge a todos e exige dos governantes e sociedade uma solução planejada e inteligente para minimizar essa situação. É para assuntos como esse que elegemos pessoas da sociedade para constituir o poder público e promover as ações que melhor solucionem os problemas sociais. É preciso valorizar a educação, principalmente, e envolver as crianças e jovens petrolinenses em práticas saudáveis e culturais. Mas, a gente sabe que a base mesmo é a educação que é dada pela família, e essa infelizmente está desestruturada.
Que texto infeliz e preconceituoso!!!
Concordo com Galdino sem tira nenhuma virgula, diariamente tenho visto o pessoal da SEDEST – PMP nas ruas retirando estas pessoas , falta politicas publicas principalmente dos Governos Federal e Estadual, a prefeitura só não resolvera os problemas de moradores de ruas, vejam que e em todo o Brasil. ai eu pegunto onde esta o Creas regional? o que esta fazendo? pertençe ao Governo Eduardo Campos. ta na hora de ir para as ruas atender a população.
os problema são de todos nos, ai eu pegunto a cidade não so tem prefeito, temos um Ministro, Governo Estadual, dois Deputados Federais, três Estaduais um Secretário Estadual, o que eles estão fazendo por petrolina, minha gente abra os olhos, o prefeito e um heroi esta trabalhando sozinho. Que falta esta fazendo Geraldo Coelho, Osvaldo Coelho e Diniz Cavalcanti.
Este conceituado blog deveria faz uma campanha concientizando a população a não dar esmola, vamos ajuda a cidade a crescer, fazendo a nossa parte, a final a sociedade tem o dever, não e só o poder publico.
Caro Britto voce ja foi secretario municipal desta cidade, sabe quanto e dificil resolver problema desta natureza.
Galdino já disse tudo, faltando acrescentar: A Caridade Salva!
Cuidado ao generalizar. Tem certeza que todos ali usam drogas?
Quando se menciona a inércia do poder público, remete-se o assunto à falta de amparo e de medidas sócio-educativas que levem os usuários de drogas ao tratamento ou mesmo à prevenção.
Aqui em Petrolina existe serviço público que atenda pessoas acometidas por esse mal?
A secretaria encarregada de tratar desse assunto é atuante?
A polícia está agindo de forma integrada aos órgãos sociais e às comunidades?
Não há que se falar em preconceito. O que se discute no momento é a atuação do ente público e da sociedade que, quer queira, quer não, contribui para o avanço da marginalidade a partir do momento que “afaga” atos delinquentes querendo justificá-los pela situação de pobreza.
Eu sou pobre e nem por isso me marginalizei, assim como muitas outras pessoas que fizeram das suas dificuldades cotidianas um estímulo para alcançar objetivos sem provocar danos a quem quer que seja.
Ricardo Almeida encara o texto como preconceituoso, mas ele sabe que pobreza não é isso que está aí.
Filhos de pais lavradores, sofredores, sertanejos e vencedores, conseguiram obter um diploma com dignidade e muita luta sem ao menos pensar em cometer atos ilícitos.
Vale refletir.
concordam? KKKKKKKKK é sério?! cara que preconceito ridículo, qual a finalidade do roubo? se não obter dinheiro para poder se alimentar ou se drogar?!, qual a finalidade dos malabares? se não conseguir dinheiro pra se alimentar ou se drogar?! acha que o cara que vai se expor pra todo mundo no sinal, em uma via de movimento é o mesmo cara que te rouba? fala sério, é uma forma de vida, é um dos recursos das pessoas que não tiveram oportunidades recorrem, diferente de um direitista preconceituoso alienado, que de dentro de sua casa, quando ver assim é um play boy, sentadinho com seu computador, distante da vida dura fica reproduzindo um preconceito imoral como este, vai lá, converse com um daqueles caras ali, veja o que você só ouve falar, sobre vida dura, o máximo de sua vida dura deve ser pegar fila no posto pra botar a gasolina no seu carro, corda véi!!! pessoal filtrem os textos na moral !!!!!
OWW NEWTON SANTOS, NEM TODA PESSOA QUE PEDE MOEDAS OU SEJA LÁ O QUE FOR, NÃO PODE SOMENTE SER PARA USAR DROGAS NÃO PODE SER PARA BOTAR UM FEIJÃO DENTRO DE CASA PARA SOBREVIVER.
ELES NÃO TEM OPORTUNIDADE DE SE EMPREGAR POR CONTA DE PESSOAS COMO VOCÊ!!!!!!!!!!
SE AJUDE AMIGO PENSE NOS SEUS FILHOS NOS SEUS NETOS !!!
OK?
Vou tentar esclarecer com perguntas.
A maioria das pessoas se drogam. Ou será que beber não é se drogar? Qual é o significado de droga para a medicina? Em quais ocasiões ocorrem a maioria dos homicídios, acidentes de trânsito, violência doméstica? O quê está por trás da maioria dessas ocorrências senão o álcool? Quantos ditos “cidadãos de bem” não enchem a cara de cerveja e depois pegam na direção de seus possantes carros ou de suas motocicletas? Não seria uma prática delituosa? Não há diferença nenhuma do ponto de vista sociológico entre tomar 5 doses de uísque e dirigir e fumar crack para praticar assaltos. Os dois atos podem levar alguém à morte. Nossa maneira de encarar os problemas é demasiado hipócrita: Só os filhos dos outros merecem cadeia, os nossos, tratamento. Obs.: Sou conselheiro voluntário em dependência química desde 1999. Não fico só no blá blá blá. Fico feliz quando vejo um jovem recuperado, que já foi discriminado pela sociedade e esquecido pelo poder público e hoje é um grande homem, uma prova de quê eles podem mudar se lhes forem dadas oportunidades. É preciso entender o problema para criticar. Alcoolismo e outras dependências são doenças psiquiátricas catalogadas na CID 10 F10 da Organização Mundial de Saúde (OMS) e reconhecida por todas as associações médicas dos países membros da OMS. Algumas pessoas têm predisposição, inclusive genética, para desenvolver o problema, a qual é influenciada por fatores sociais, psíquicos e ambientais, do contrário do conceito simplista do mau caráter, apontado por alguns diagnoses cegas de alguns. A droga (incluindo o álcool) é quem deturpa a personalidade e não a personalidade já deturpada que leva à droga. É um problema de ricos e pobres, que ocorre nas mansões, nas ruas, onde houver ser humano. Tratar o problema de maneira reducionista e maniqueísta não resolverá nada. E pode acontecer com qualquer um de nós. Ou será que somos deuses perfeitos não sujeitos às intempéries da vida? Como disse Jesus:
““Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós. E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão.” Mt 7:1-5
CABEÇA, ENTENDA!!!!
ESMOLA DADA A UM HOMEM QUE É SÃO
OU LHE MATA DE VERGONHA,
OU VICIA O CIDADÃO.
O TRABALHO É QUE NOS FAZ DIGNOS.
PORÉM. É MAIS FÁCIL PEDIR DINHEIRO E COMIDA JÁ PRONTA, SEM TER QUE SUAR A CAMISA PRÁ CONSEGUIR, NÉ?
MANOS, a oportunidade quem faz é o ser.
Já está mais do que provado que o ambiente não exerce influência definitiva sobre a personalidade humana.
Ser pobre não é sinônimo de ser bandido.
As facilidades produzem a preguiça e o ócio..
Direitista preconceituoso? É, acho que é um termo melhor de ser ouvido do que ESQUERDISTA DEMAGOGO OU HIPÓCRITA.
O mundo tá cheio deles.
ESSES ESQUERDISTAS FICAM COM BLA BLA BLA E NO FINAL DAS CONTAS NÃO APONTAM SOLUÇÃO P/ NADA!! SÓ SABEM FALAR QUE ESTÃO DEFENDENDO OS “COITADOS” , MAS NA REALIDADE ELES ADORAM QUE EXISTAM PESSOAS ASSIM, QUE FICAM ESPERANDO TUDO DO ESTADO, E NÃO CORREM ATRAS DAS OPORTUNIDADES QUE EXISTEM!! O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM!! ESQUERDISTAS HIPÓCRITAS.
Infelizmente o radicalismo impera. Transformam a busca por soluções em ideologias políticas. Esqueçamos as ideologias, foquemos o ser humano. Não há mal maior do quê as paixões. Como dizia Agostinho de Hipona: “É preciso amar o ser humano por quê ele é bom ou para torná-lo-bom”. Ou será que Jesus veio ao mundo para cuidar dos quê se acham perfeitos? Os doentes é quê precisam de médicos. Um grande exemplo de perfeição é o Crítico, cuja crítica é a solução para o mundo.
Quando o estado dá esmola a banqueiros falidos ninguém reclama…
BANQUEIROS FALIDOS NÃO FICAM NO MEIO DA RUA FURTANDO AS PESSOAS!! P/ QUE ESMOLA MAIOR DO QUE O BOLSA FAMÍLIA, O BOLSA TUDO???
TEM QUE RETIRAR ESSE POVO DA RUA SIM, PQ TODO CIDADÃO TEM O DIREITO DE ANDAR EM PAZ E COM SEGURANÇA!!!!
E QUEM QUISER VIVER DE VADIAGEM E FURTO TEM QUE IR P/ CADEIA MSM!!!
HIPÓCRITA!!!!!!!!!