Apesar da recém divulgada pesquisa apontar que a qualidade do atendimento do SUS em Juazeiro é superior a de Petrolina, há quem diga o contrário. Depois de precisar de atendimento médico na rede particular e pública o leitor Mauro de Macêdo Sousa, educador Social, pós graduado em Gestão Pública, decidiu escrever ao Blog para elogiar os serviços do Hospital Dom Malan e tecer críticas ao setor de saúde em Juazeiro.
Confira:
“No dia 18 de Janeiro, por motivos injustificáveis pela medicina, a minha esposa pela madrugada me acordou dizendo que a bolsa com a nossa filha teria estourado, por termos plano de saúde fomos rapidamente para o hospital Unimed aqui em Juazeiro, onde se constatou que realmente a bolsa teria rompido, mas que ela ficaria em observação para evitar mais perda de liquido. Passamos o dia todo no hospital supra citado, onde, na manhã de 19 de Janeiro, o seu médico, Dr. Renato Nóbrega (Um ótimo médico em que aqui gostaria de também agradecer-lhe) encaminhou-na para o hospital Dom Malan em Petrolina pois”Não haveria em toda a região um só hospital, público ou particular, que teria uma UTI Neo Natal,” no momento me deu uma grande raiva, como é que pode, 04 anos pagando um plano de saúde para na hora que precisamos não poder atender? Me indignei no inicío, mas depois fui tranquilizado quando o médico me disse que estaria lá pois atende neste hospital também. Mas com tudo, ainda me rodeava todo preconceito que temos quando se pensa em hospital público mas fui surpreendido quando cheguei lá e quando começaram todos os procedimentos, desde o parto que fora feito com o maior cuidado, a minha filha, de nome LUARA, nasceu no dia 23 de Janeiro, com exatamente 07 meses, foi encaminhada para o berçário de auto risco onde recebeu, além de todos os cuidados médicos, o carinho de enfermeiras e médicos onde com todos os procedimentos possiveis foi evoluindo seu quadro, não poderia esquecer do banco de leite, onde diariamente fornecia leite materno para minha filha e todas as outras crianças que se encontravam lá. Hoje ela está no “Mamãe Cangurú” que é um sistema em que a criança fica aos cuidados totais da mãe e através de uma “sacola” de tecido fica junta ao corpo da mãe várias vezes ao dia, e já com previsão total de alta. Agradeço primeiramente a Deus que me deu a oportunidade de passar por todas estas experiências, principalmente de quebrar o preconceito, a minha esposa que é uma guerreira, que até hoje está lá com a minha guerreirinha, minha familia e da minha esposa, aos amigos e amigas que apoiaram e estiveram juntos, lado a lado, aos médicos, Dr. Rossini, Dra Lilia, Dra. Verusca, Dra. Flávia, Dr. Renato, Dra. Marília e tantos outros que acompanharam e graças as mãos deles, ungidas por Deus, deram condições de minha filha está tão bem, a todos enfermeiros e enfermeiras que nos ajudaram, enfim, a todos e todas. PARABÉNS DOM MALAN – EXEMPLO DE HOSPITAL PÚBLICO QUE FUNCIONA.
Porém também gostaria de enfatizar o quanto me entristece quando vejo esta Juazeiro nossa, com duas maternidades, e não dispor deste serviço prestado, onde segundo os próprios médicos, de cada 10 crianças nascidas, em torno de 07 são prematuros. Como pode-se dizer que o município esta evoluindo na saúde com esta realidade? Quantas mães de Juazeiro estão lá em Petrolina? Acredito que o número de crianças que nascem lá em Petrolina deve ser o triplo ou mais daqui, mas já se sabe a razão. E pensar que em discurso de campanha o prefeito atual prometeu que teríamos uma UTI neo Natal, mas uma vez, só discurso de campanha. Entristece-me também pelos planos de saúde da nossa região, acho que esta merece ser melhor cuidada, afinal, pagamos caro e não temos o serviço amplo que pagamos. Enfim, Juazeiro merece de novo ter uma saúde que seja referência nacional, que leve o seu povo a sério e que ame realmente a sua sociedade como um todo”.
Mauro de Macêdo Sousa
Educador Social, pós graduado em Gestão Pública.



Mauro, isso aconteceu com minha filha a historia igual a sua. mais quero lhe dizer que hj á uma regulação de hospital para hospital, pois aqui em juazeiro são internados muita gente de petrolina toda região, de juazeiro/petrolina., em se falando em uti não responsabilidade da municipio, é o ministerio da saúde que autiriza os hospitais em caso de uti.
mas tem gente que acreditou nos dados da pesquisa do sus.
PARABÉNS HDM-IMIP!!!!!! HOSPITAL DE QUALIDADE COM CERTEZA E ÓTIMOS PROFISSIONAIS…
Mauro,
Reintero seu depoimento. Meu filho, tambem pré-maturo, nasceu neste hospital.Só tenho eleogios e agradecimentos. Do porteiro, na hora da triagem a Enfermeira que me acompanhou na saída quando tive alta médica, depois de participar de uma palestra sobre aleitamento materno.
Com todos esses depoimentos só resta afirmar que essa pesquisa do SUS é erronea e enganosa!!!
Valeu Petrolinaaaaaaaaaa!
Tudo isso só pra dizer que é pós-graduado em gestão pública? Por isso não, tenho duas.
perdeu a oportunidade de ficar calado. depois de todo este depoiomento vc só viu a formação do cara. que cabecinha ruim viu..
Trabalhei por alguns anos no HDM e passei pelas piores fases da guerrilha branca do prefeito com o governo, mas sempre soube do imenso valor dos profissioanis que lá estão. Sou uma entusiasta do HDM-IMIP pelas vidas que lá foram salvas, pelas conquistas e a qualidade que não encontramos em nenhum outro hospital dessa região.
Parabéns a Pricylla chefe de enfermagem, a coordenação de nutrição, Carla serviço social, o pessoal da lavanderia, portaria, pediatria, do alojamento conjunto, RH, as secretárias, o pessoal da superintendencia, da ouvidoria… etc..etc.. etc… enfim, as adversidades passaram para podermos ser mais fortes!!
Familia HDM- IMIP mesmo não trabalhando mais nessa casa me orgulho muito de cada um de vocês!!!
Seja bem vinda Luara mais uma Petrolinense.
Concordo com Mauro, quando diz que o Hospital Dom Malan, possui toda uma estrutura para atendimento a recém – nascidos, a UTI Neo Natal é do tempo que Fernando atual ministro era prefeito. Mas apenas esse hospital, porque o Hospital de Traumas tem PÉSSIMO atendimento. Casos de pacientes que esperam 3 a 4 dias por cirurgias com fraturas exposta, até que chegue a terça e quinta feira para que sejam atendidos e cirurgiados, posi apenas esses dias são realizados esses procedimentos cirurgicos.. Isso sim é um MAL EXEMPLO, de saúde publica.
Até comecei a acreditar que era uma opinião isenta, mas ao visitar o seu Face, vi logo que se trata de politicagem. Só podia ser fã de Bandeira mesmo pra fazer uma comparação boba como esta. Com todo respeito, caro, que bom que deu tudo certo, só acho que você deveria estar orando ao invés de estar atirando pedras. Pense nisso.
é uma pena que pessoas como vc só pensam no lado da politica partidária mas só quem passa por uma situação dessa sabe o que é a realidade em querer que sua filha nascesse em sua cidade e não poder devido a falta de compromisso dos gestores seja de quem for porque sei que este é fato vem de outras gestões.
Meu caro Mauro Macêdo, em primeiro lugar parabéns pela sua filha. O parto do meu segundo filho foi de 9 meses, mas, também foi em petrolina no dia 03 de Novembro de 2010. Infelizmente a situação de Juazeiro é um caso crônico e generelizado que se estende a quase todas as áreas pois, as práticas políticas são as mesmas de outros tempos, por isso eu não acredito mais nessa cidade emquanto forem esses nomes lânguidos e sem representatividades os que se candidatam. Aliás só conseguem representar os seus próprios desejos e os dos seus.
Grande abraço e parabésn pelo texto!
Aconteceu a mesma coisa com minha irmã há anos.. Sinceramente, plano de saúde é só (outro) meio de se ganhar dinheiro (e dos caros) por serviços já disponibilizados. Eles funcionariam se a disponibilidade do atendimento fosse só minha (no caso), mas.. Igualmente a 5 milhões que não tem condições de pagar cento e alguns reais, tem outros 5 milhões que tem essa condição, então, qual a diferença? Quando eu realmente precisar e for em um hospital (esse pago ou não), haverá uma fila imensa na minha frente. A única diferença visível mesmo é ár-condicionado que tem em um e não tem no outro.
Certo mesmo seria acabar com particularidades e tudo ser disponível para todos. Mas Brasil, é um país de tolos..
nosso hdm-imip foi e sera orgulho de todos os petrolinensses