O petrolinense, de Rajada, e estudante de medicina, Odomy Amorim, está preocupado com os aviões que a companhia áerea Avianca usa para transportar os petrolinenses. Vejam o que ele escreveu:
Caro amigo Carlos Britto,
Vejo com muita preocupação o uso de aeronaves pela companhia aérea Avianca no percurso Petrolina a São Paulo (escala em Recife).
Por várias vezes os usuários desta rota já tiveram experiências desagradáveis, por confiar ou talvez por falta de opção nas aeronaves desta companhia. Várias foram as panes técnicas destas aeronaves (Fokker 28 MK-O100 ou Fokker 100), que diga se de passagem são aeronaves que tiveram uma história na aviação, porém já estão completamente defasadas, prova disto é que todas as empresas do setor que utilizavam deste modelo já se desfizeram dos mesmos, a exemplo da TAM, que há mais de três anos deixou de usar esses modelos.
Aqueles que são admiradores da aviação sabem que a empresa holandesa Fokker fechou suas portas desde 1997 (há mais de 14 anos), encerrando a montagem de aeronaves, por não conseguir vencer a concorrência com a montadora brasileira EMBRAER e com a Canadense BOMBARDIER, e também por não oferecer confiança às empresas aéreas mundiais. Todas as aeronaves deste modelo, da Avianca, são adquiridas de segunda mão, advindas da American Airlines (Empresa aérea, dos Estados Unidos). Vale lembrar ainda, que a Avianca está num processo de renovação de sua frota substituindo as mesmas por aeronaves mais modernas do tipo AIRBUS, da família A320.
Enquanto isso não acontece, os usuários de Petrolina precisam entender que as vidas que estão em risco são a deles mesmos e que as autoridades locais (inclusive alguns que já tiveram experiências desagradáveis a bordo destas) precisam exigir da Avianca como também da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a substituição imediata destas aeronaves, antes que tenhamos que entrar para a história da aviação fazendo parte dos números negativos nos registros das catástrofes aéreas brasileiras.
Grato,
Odomy Amorim/Estudante de Medicina



A profecia do estudante de Rajada é louvável, afinal as autoridades só tomam alguma providência depois que o pior acontece, atenção pessoal de Petrolina que utilizam os serviços da empresa citada, lembrem-se que tudo pode acontecer, e nem sempre a agente imagina que possamos ser vitimas…
Mas pelo que me parece o modelo do aviao que deu problema foi Airbus 318
Pois é, fiquei confuso, na televisão (Band) disse que era um Airbus.
Está uma constante estes atrasos ou cancelamento de vôos em decorrência de problemas, que só sabemos por muita insistência com os funcionários da companhia.
Estava a bordo ontem quando tivemos que voltar p recife pois as turbinas falharam logo após a decolagem. O piloto conseguiu religar uma e Pousamos. Esta muito serio esse problema da Avianca. Vai acontecer uma tragédia e somente uma questão de tempo. Vim no vôo da noite nos colocaram em um hotel mas nao adiantA. Nao viajo mais nelA
Também ando preocupada com uma tragédia iminente. Voei duas vezes pela companhia com o A319 pelo baixo preço das passagens porém para nunca mais! Na primeira viagem, de Natal para Brasília o avião balançou muitooooo. O piloto passava entre nunvens densas e fazia curvas radicais. No segundo voo a tensão… além das turbulências fortes e curvas radicais a aeronave arremeteu no pouso. Foi tudo muito tenso e não tivemos qualquer explicação. Na dúvida fui pesquisar sobre incidentes da empresa e descobri muitos na internet e recentes tais como pneus estourados no pouso, pane elétrica, no ar-condicionado que elevou a temperatura a 60º no ar, etc… Minha intenção não é denegrir a imagem da empresa. Apenas estou preocupada porque pela internet os incidentes foram muitos. Que as autoridades fiquem alertas, pelo amor de Deus!
Cara, pq você acha que esse avião está em Petrolina? É pq já virou sucata em outras regiões, aí manda lá pro sertão que tem uma cidadezinha que tem um aeroportozinho, que o povinho só tá mesmo acostumado a andar de jegue…
Há muito que não viajo mais por essa empresa. O que mais me impressiona é a posição, ou falta de posição, da ANAC. Independente do modelo do avião, pois o Fokker 100 não deveria nem mais está atuando, o que chama atenção é a cegueira para os inúmeros problemas que essa empresa apresenta.
Todos sabemos que o mercado de passageiros na aviação está em alta, mas a pergunta correta é: será que a segurança está sendo respeitada ou em nome do lucro das empresas? e a ANAC está fazendo que não vê o que está acontecendo?
Com a resposta as autoridades competentes… por falar nisso por onde anda o Ministério Público?
Estou com inveja de vocês, por isso vou descer a madeira, isso aí é por que o aeroporto em em Petrolina, se fosse aqui na minha Juazeiro fedorenta, n ão teria nada disso.
Mas pq Odomy Amorim não começa cobrando do seu irmão, o Dep. Odacy Amorim?
Para resolver o problema, o certo é comunicar à ANAC e ela notificará a empresa. Mas, até lá, não se arrisquem a andar de Avianca.
P.S.: Qual a necessidade de destacar que o leitor é de Rajada e estudante de medicina em uma publicação sobre aviões? Não entendi.
Claro e Peeling, não passam da mesma pessoa, o seu governador na sexta-feira pousou em Petrolina, não foi ele que disse que pousaria na agrovale para não pisar os pés em nossa cidade quando visitasse juazeirinho? morram de inveja!!!
Olha o que o estudante de medicina está dizendo em parte é verdade, mas a outra está equivocado. O FOKKER é um aeronave antiga, mas as aeronaves que “tem situacoes desagradaveis” nao é esta, pois o problema aqui em Recife nao foi no FOKKER, mas sim em um Airbus A-318, o qual é a mesma coisa do A-320, mudam apenas o conforto, mas a seguranca é a mesma. Talvez o FOKKER seja pior, por ser mais antigo, no entanto nao deu problema e nem tivemos casos na AVIANCA de panes aereas como do ultimo sabado. Nao é caso de ser nova ou velha, existe uma confianca estatistica calculada para a aeronave para que nao possamos passar por situacoes como esta, o problema e é evidente está em fiscalizacao do governa em relacao as manutencoes preventivas que sao realizadas nas maquinas (novas ou velhas). Dennis/Matematica/Mestrando em Estatistica (UFRPE)) e sou de Juazeiro
Claro ha necessidade sim!
Pois é um orgulho pra Rajada ter um filho estudante de medicina.
Quantos pais das grandes cidades e que colocaram seus filhos desde os 3 aninhos em Escolas particularem queria esta no lugar dos pais deste jovem de rajada que esta seguindo uma carreira tão brilhante!
PARABÉNS GAROTO! MUITO SUCESSO. QUE JESUS TE ABENÇOE E TE PROTEJA.
O Fokker 100 mudou de designação no Brasil depois de ser acidentado. No resto do mundo continua voando como Fokker 100.
Pode ter um acidente, pode como qualquer outro avião já teve e vai ter.
Maior problema para mim são esses horários loucos de sair e chegar a Petrolina, com Avianca e Gol voando ans mesmas horas e TAM fazendo ruido de noite e toda a gente achando bem.
Cara, (Petrolina Minha Terra Meu Lugar ) aprenda a ler. 1º que esse peeling é uma sátira ao Feeling e ele está falando mal de Juazeiro. 2º – usei de ironia pq é assim que quem dirige as empresas/órgão/instituições na NOSSA capital ricifi encara quem vive no interior.
Ou você acha que é por acaso aqui em Petrolina não ter exame diário no Detran (lá em Juazeiro tem) tendo que aguardar uma equipe de Recife? Ou que as lojas Marisa e C&A vendem aqui um evidente refugo de suas lijas das capitais?- qualquer que foi numa Marisa ou C&A em Salvador ou Recife vê que aqui´no River tem os refugos.
A preocupação em atacar as pessoas de outras cidades (esp Juazeiro e Salgueiro) é tão grande que (n)o(s) tornar BURRO.
Se nossa Petrolina e tão grande assim e tão importante assim pq tanta dor no coração quando há qualquer investimento em outras cidades como se fossem tomar o lugar de Petrolina?
No carnaval desse ano tive problemas com a Avianca,meu vôo foi cancelado e só me avisaram ás 5:10hs da manhã quando eu já estava de saída para o Aeroporto.O motivo foi PROBLEMAS TÉCNICOS, fui enfim à tarde para Recife.A volta foi pior,com 5 minutos no ar o comandante disse que teríamos de retornar à Recife por conta do Ar condicionado que só estava funcionando 100% e o normal é 300%,ao aterrizar-mos ele informou que o problema era de PRESSURIZAÇÃO.Reenvindicamos e conseguimos vir no avião da GOL.Graças à DEUS!
Em 2009 meu vôo também foi cancelado por problemas tecnicos e só fomos informados depois do check-in, então havia a possibilidade de embarcar mesmo com problemas!!!. INCLUSIVE O PREFEITO JULIO LOSSIO ESTAVA LA , E COLOCARAM ELE P VIM NA GOL… ESSES PROBLEMA COM A AVIA NCA NÃO É NOVIDADE PRA NINGUÉM.
RECIFE -PETROLINA
A última vez que fui SP o “ar” não funcionava. A GOL não fornece comida decente para dar manutenção nos aviões. Se for para voar desse jeito, a AVIANCA terá que mudar sua “visão” e “missão” como empresa. Seguança em primeiro lugar!
Meados de junho, depois de insistirmos muito uma funcionaria da Avianca nos informa dentro da sala de embarque que a aeronave estava com “defeito” e estavam “tentando” consertar. Viajamos mesmo assim mesmo com 2 h de atraso.
Logo Logo uma desgraça vai acontecer em Petrolina, eu mesmo já fui testemunha de diversos casos com a AVIANCA e seus MK 28, torbina que falhou, trem de pouso que nao acionou, diversos atrasos e muito mais.
Petrolina é uma Forte candidata as noticias nacionais, revelando uma desgraça….
Odomy espero que como futuro medico, nao seja tao ruim como conhecedor de avioes…rsrsrs relevando a compreensao dos fatos… tipo de aeronave é 318 que tem o Fokker ou 320 haver com a historia. Há vale resaltar que voce viaja nesta companhia porque certamente oferece menor oferta de mercado. Legal ter lembrado da ANAC tao esquecida no cenario politico, afinal é uma Agencia Regulamentadora…. vale resaltar que Cias Areas crescem e as…”cidadezinha que tem um aeroportozinho, que o povinho só tá mesmo acostumado a andar de jegue…” palavra que nao sao minhas, olha as soluçoes…”se fosse aqui na minha Juazeiro fedorenta, n ão teria nada disso”….e referencias “.” olha o que mais destacou nessa historia “MAS TEM QUE DESTACAR O ESTUDANTE DE MEDICINA DE RAJADA SIM!” grd abç! p.s.: Isso é so o começo, faz um SAF e fiz o meu e tomara que “nao sejamos registros das catástrofes aéreas brasileiras!”
engraçado, a pessoa viaja várias vezes, uma vez que o voo é cancelado justamento visando a segurança todo mundo reclama…se entrou em manutenção é pro bem de todos..nao tem nada a reclamar…
falando em atrazos e cancelamentos toda empresa aérea passa por isso todos os dias…a verdade é que o ser humano nunca esta satisfeito com nada….
mas o problema dos que reclamam é fácil de resolver…É SÓ VIAJAR DE ÔNIBUS….PASSAGEM CARA…DEMORA PRA CHEGAR E ACONTECE ACIDENTES A CADA 20 SEGUNDOS….
SIMPLES ASSIM….
OBG.
Não sei o que houve com relação ao modelo. Mais que ele manja de avião eu sei. Aqui no Bombeiro em Petrolina todos sabem que o passa tempo preferido dele era Simulador de voo (Pc), revista de avião, desenho de aeronave e tudo mais. Para aqueles que criticaram o que ele disse, experimentem tocar no assunto relativo a avião para ver o nível de conhecimento que ele tem. E não esqueçam que bombeiro trabalha no aeroporto também, ou seja, com avião.
La vem o outro com simulador de voo…. liga o TCAS!