Leitor diz que Zona Azul não atende critérios de rotatividade e sugere proibição de renovação de horário

por Carlos Britto // 09 de agosto de 2014 às 10:18

zona azulCriado para disciplinar o trânsito, o estacionamento rotativo de veículos, ou Zona Azul, continua dividindo opiniões em Petrolina. Quem dá mais uma sugestão polêmica sobre o serviço é o leitor Carlos Emanuel que escreve ao Blog para questionar o critério de rotatividade dos veículos. Segundo ele, para ser, de fato rotativo, a empresa responsável deveria não aceitar a renovação de tempo de permanência no mesmo local.

Acompanhem:

Gostaria que fosse lançado um debate sobre a Zona Azul. A tecnologia empregada na zona azul de Petrolina é muito boa, porém do modo que está sendo usada hoje não considero zona azul e sim um estacionamento pago. O sistema implantado na cidade apenas cobra o uso público da área de estacionamento e não o torna rotativo, motivo pelo qual foi criado. Porque os carros ficam estacionados na mesma vaga por quantas horas o motorista quiser.

Basta, para isto, renovar o tempo quantas vezes quiser não precisa tirar o carro. Porém, se os motoristas tivessem que serem retirados do local que estão estacionados após o vencimento do prazo e não pudessem renovar para aquela área, ai sim seria rotativo.

Para resolver o problema, a empresa responsável pelo sistema pode criar zonas e sempre que vencer o horário, o motorista terá que retirar o veículo e estacionar em outra zona porque o sistema não aceitaria renovação de tempo para o veiculo naquela zona. Se não fizermos alguma coisa nós não teremos mais a onde estacionar no centro. Esta reivindicação deveria ser feita principalmente pelos diretores lojistas já que a zona azul e uma reivindicação deles.

Carlos Emanuel Silva – cidadão petrolinense

Leitor diz que Zona Azul não atende critérios de rotatividade e sugere proibição de renovação de horário

  1. ANDRÉ disse:

    ACHO QUE ESSA TAL DE ZONA AZUL (OU SEJA + 1 IMPOSTO NA NOSSA VIDA) É UMA FALTA DE RESPEITO COM O CIDADÃO, E DE NADA SERVE ALÉM DE ENCHER OS BOLSOS OU MEIAS DE POLÍTICOS E ADMINISTRADORES DESSA CIDADE, QUE VEM SENDO DETERIORADA HÁ ALGUM TEMPO.
    AVISO: JÁ EXISTE PRERROGATIVA PRA CIDADÃO QUE TIVER PREJUÍZOS COM SEU VEÍCULO ESTACIONADO EM “IMPOSTO AZUL” OU ZONA AZUL, COMO CHAMAM, ACIONAREM A JUSTIÇA CONTRA QUEM ADMINISTRA ESSE ABUSO…
    ACHO QUE É POSSÍVEL OUTRA FORMA DE REGULAR O TRÂNSITO DA NOSSA GRANDE PETROLINA.
    OBRIGADO CARLOS BRITO PELA OPORTUNIDADE, POIS SOU TOTALMENTE CONTRA O ZONA AZUL, E NÃO TRABALHO NO CENTRO NÃO VIU!
    ANDRÉ SANTOS

  2. Manoel Lima disse:

    Não vi nenhuma melhoria nos estacionamentos desta cidade com a criação da tal Zona Azul, procura-se todos os dias um local para estacionar e não se encontra. A única serventia da Zona Azul é arrancar mais dinheiro do nosso bolso já sufocado sem que vejamos quaisquer benefícios.

  3. Mazzocato disse:

    ZONA AZUL TERÁ QUE PAGAR CARROS FURTADOS ✩

    Agora as Prefeituras Pensarão Duas Vezes Antes de Licitar Zonas Azuis.
    Espero ter feito a minha parte na divulgação.
    TALONÁRIO DE ZONA AZUL Revista Consultor Jurídico.
    O Estado de S. Paulo. Dever de Vigilância: Quem paga Zona Azul tem direito à segurança do carro.
    ‘Optando o Poder Público pela cobrança de remuneração de estacionamentos em vias públicas de uso comum do povo, tem o dever de vigiá-los, com responsabilidade pelos danos ali ocorridos’. Assim, a empresa que administra a Zona Azul de São Carlos foi condenada a pagar indenização no valor de R$ 18,5 mil ao motorista Irineu Camargo de Souza de Itirapina/SP, que teve o carro furtado quando ocupava uma das vagas do sistema de Zona Azul da cidade de São Carlos, serviço explorado pela empresa. A decisão é da 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmando sentença da comarca de Itirapina. Agora já existe jurisprudência firmada! Para se exercer a plena cidadania, é imprescindível a informação. Fique ciente!!!! INDEPENDENTEMENTE DO SEGURO PARTICULAR, AGORA PODEREMOS EXECUTAR AS PREFEITURAS!!!! Esta vale a pena circular, mas tem gente que não tem interesse em tornar isso público. Esta informação é muito válida para nós contribuintes. Vamos aproveitar e exercer o nosso direito de cidadania repassando este e-mail. Parabens a São Carlos que inovou esta medida, tornando-a JURISPRUDÊNCIA…Isso vai dar muita dor de cabeça para as Prefeituras !!!

    1. Trânsito disse:

      Se essa mencionada decisão monocrática virá jurisprudência nos tribunais, o Zona Azul passará a custar muito mais caro para cobrir os gastos com possíveis riscos. Imagine um carro riscado etc… Esse serviço é importante para melhorar a rotatividade de estacionamento público. Tem que ser melhorado.

  4. GUILHERME VITOR disse:

    IDÉIA PARA A SOLULÃO DO PROBLEMA QUE É SENTIDO POR TODOS:

    == AUMENTAR SUBSTANCIALMENTE OS ESPAÇOS PELAS REDONDEZAS E AFINS. AS PESSOAS SEDENTÁRIAS PRECISAM TAMBÉM DEIXAR SEUS CARROS EM DADO LOCAL E DAR UMA CAMINHADINHA ATÉ O CENTRO DA CIDADE E VICE-VERSA
    == QUANTO A PAGAR….SOU CONTRA TEMPO DETERMINADO. QUE SE PAGUE POR UM TURNO, POR EXEMPLO. MAS….DESDE QUE SE AUMENTE A ÁREA DE ESTACIONAMENTO.
    == TODAS AS CIDADES PORTE MÉDIO, GRANDE E METRÓPOLES ENCONTRARAM A ZONA AZUL COM SOLUÇÃO.
    DAI SE PERGUNTA:
    QUAL? COMO? DE QUE FORMA?
    CRITICAR É FÁCIL, SUGERIR NAOOO!!!!!

  5. nina disse:

    ESTACIONAR EM PETROLINA VIROU UM CAOS. JÁ ESTÁ NA HORA DE DESCENTRALIZAR O COMÉRCIO E BANCOS PARA OUTRAS ÁREAS. SERÁ QUE NÃO VEEM ISSO? OUTRA COISA TEM QUE HAVER UMA FISCALIZAÇÃO NO ARRECADAMENTO DA ZONA AZUL. PARA ONDE VÃO OS INVESTIMENTOS? PRESTAÇÃO DE CONTA JÁ!!!!!

  6. Dreda disse:

    É muito melhor pagar para o dono da rua, que é o poder público, do que pagar para flanelinhas. A zona azul ainda é mais barata que os flanelas. O que tem que coibir é a ação desses, nem que seja nas áreas de zona azul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários