Criado para disciplinar o trânsito, o estacionamento rotativo de veículos, ou Zona Azul, continua dividindo opiniões em Petrolina. Quem dá mais uma sugestão polêmica sobre o serviço é o leitor Carlos Emanuel que escreve ao Blog para questionar o critério de rotatividade dos veículos. Segundo ele, para ser, de fato rotativo, a empresa responsável deveria não aceitar a renovação de tempo de permanência no mesmo local.
Acompanhem:
Gostaria que fosse lançado um debate sobre a Zona Azul. A tecnologia empregada na zona azul de Petrolina é muito boa, porém do modo que está sendo usada hoje não considero zona azul e sim um estacionamento pago. O sistema implantado na cidade apenas cobra o uso público da área de estacionamento e não o torna rotativo, motivo pelo qual foi criado. Porque os carros ficam estacionados na mesma vaga por quantas horas o motorista quiser.
Basta, para isto, renovar o tempo quantas vezes quiser não precisa tirar o carro. Porém, se os motoristas tivessem que serem retirados do local que estão estacionados após o vencimento do prazo e não pudessem renovar para aquela área, ai sim seria rotativo.
Para resolver o problema, a empresa responsável pelo sistema pode criar zonas e sempre que vencer o horário, o motorista terá que retirar o veículo e estacionar em outra zona porque o sistema não aceitaria renovação de tempo para o veiculo naquela zona. Se não fizermos alguma coisa nós não teremos mais a onde estacionar no centro. Esta reivindicação deveria ser feita principalmente pelos diretores lojistas já que a zona azul e uma reivindicação deles.
Carlos Emanuel Silva – cidadão petrolinense



ACHO QUE ESSA TAL DE ZONA AZUL (OU SEJA + 1 IMPOSTO NA NOSSA VIDA) É UMA FALTA DE RESPEITO COM O CIDADÃO, E DE NADA SERVE ALÉM DE ENCHER OS BOLSOS OU MEIAS DE POLÍTICOS E ADMINISTRADORES DESSA CIDADE, QUE VEM SENDO DETERIORADA HÁ ALGUM TEMPO.
AVISO: JÁ EXISTE PRERROGATIVA PRA CIDADÃO QUE TIVER PREJUÍZOS COM SEU VEÍCULO ESTACIONADO EM “IMPOSTO AZUL” OU ZONA AZUL, COMO CHAMAM, ACIONAREM A JUSTIÇA CONTRA QUEM ADMINISTRA ESSE ABUSO…
ACHO QUE É POSSÍVEL OUTRA FORMA DE REGULAR O TRÂNSITO DA NOSSA GRANDE PETROLINA.
OBRIGADO CARLOS BRITO PELA OPORTUNIDADE, POIS SOU TOTALMENTE CONTRA O ZONA AZUL, E NÃO TRABALHO NO CENTRO NÃO VIU!
ANDRÉ SANTOS
Não vi nenhuma melhoria nos estacionamentos desta cidade com a criação da tal Zona Azul, procura-se todos os dias um local para estacionar e não se encontra. A única serventia da Zona Azul é arrancar mais dinheiro do nosso bolso já sufocado sem que vejamos quaisquer benefícios.
ZONA AZUL TERÁ QUE PAGAR CARROS FURTADOS ✩
Agora as Prefeituras Pensarão Duas Vezes Antes de Licitar Zonas Azuis.
Espero ter feito a minha parte na divulgação.
TALONÁRIO DE ZONA AZUL Revista Consultor Jurídico.
O Estado de S. Paulo. Dever de Vigilância: Quem paga Zona Azul tem direito à segurança do carro.
‘Optando o Poder Público pela cobrança de remuneração de estacionamentos em vias públicas de uso comum do povo, tem o dever de vigiá-los, com responsabilidade pelos danos ali ocorridos’. Assim, a empresa que administra a Zona Azul de São Carlos foi condenada a pagar indenização no valor de R$ 18,5 mil ao motorista Irineu Camargo de Souza de Itirapina/SP, que teve o carro furtado quando ocupava uma das vagas do sistema de Zona Azul da cidade de São Carlos, serviço explorado pela empresa. A decisão é da 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmando sentença da comarca de Itirapina. Agora já existe jurisprudência firmada! Para se exercer a plena cidadania, é imprescindível a informação. Fique ciente!!!! INDEPENDENTEMENTE DO SEGURO PARTICULAR, AGORA PODEREMOS EXECUTAR AS PREFEITURAS!!!! Esta vale a pena circular, mas tem gente que não tem interesse em tornar isso público. Esta informação é muito válida para nós contribuintes. Vamos aproveitar e exercer o nosso direito de cidadania repassando este e-mail. Parabens a São Carlos que inovou esta medida, tornando-a JURISPRUDÊNCIA…Isso vai dar muita dor de cabeça para as Prefeituras !!!
Se essa mencionada decisão monocrática virá jurisprudência nos tribunais, o Zona Azul passará a custar muito mais caro para cobrir os gastos com possíveis riscos. Imagine um carro riscado etc… Esse serviço é importante para melhorar a rotatividade de estacionamento público. Tem que ser melhorado.
IDÉIA PARA A SOLULÃO DO PROBLEMA QUE É SENTIDO POR TODOS:
== AUMENTAR SUBSTANCIALMENTE OS ESPAÇOS PELAS REDONDEZAS E AFINS. AS PESSOAS SEDENTÁRIAS PRECISAM TAMBÉM DEIXAR SEUS CARROS EM DADO LOCAL E DAR UMA CAMINHADINHA ATÉ O CENTRO DA CIDADE E VICE-VERSA
== QUANTO A PAGAR….SOU CONTRA TEMPO DETERMINADO. QUE SE PAGUE POR UM TURNO, POR EXEMPLO. MAS….DESDE QUE SE AUMENTE A ÁREA DE ESTACIONAMENTO.
== TODAS AS CIDADES PORTE MÉDIO, GRANDE E METRÓPOLES ENCONTRARAM A ZONA AZUL COM SOLUÇÃO.
DAI SE PERGUNTA:
QUAL? COMO? DE QUE FORMA?
CRITICAR É FÁCIL, SUGERIR NAOOO!!!!!
ESTACIONAR EM PETROLINA VIROU UM CAOS. JÁ ESTÁ NA HORA DE DESCENTRALIZAR O COMÉRCIO E BANCOS PARA OUTRAS ÁREAS. SERÁ QUE NÃO VEEM ISSO? OUTRA COISA TEM QUE HAVER UMA FISCALIZAÇÃO NO ARRECADAMENTO DA ZONA AZUL. PARA ONDE VÃO OS INVESTIMENTOS? PRESTAÇÃO DE CONTA JÁ!!!!!
É muito melhor pagar para o dono da rua, que é o poder público, do que pagar para flanelinhas. A zona azul ainda é mais barata que os flanelas. O que tem que coibir é a ação desses, nem que seja nas áreas de zona azul.