Leitor critica postura da polícia de trânsito de Petrolina

por Carlos Britto // 02 de dezembro de 2011 às 19:34

O leitor Jeferson Damasceno Cavalcante entrou em contato com o Blog, por meio do artigo abaixo, para criticar a postura da polícia de trânsito de Petrolina.

Segundo Jeferson, ele teria sido multado de forma arbitrária pelos policiais. Confiram:

Sou um frequente leitor de seu Blog e gostaria de sua atenção na maneira em que a polícia de trânsito de Petrolina está agindo quanto à autuação. Fui multado por um agente de trânsito em uma blitz por estar usando um escape esportivo fabricante roncar, modelo rs5, conhecido como “coyote”, e me autuaram por descaracterização do meu veículo.

Disseram que constava no artigo 230. Antes de colocar o escapamento na minha motocicleta fui ao DETRAN aqui em Petrolina e me informei com o responsável pela vistoria dos veículos e ele me falou que, segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e justamente o artigo 230 inciso 5 não é descaracterização.

A descaracterização seria alteração do chassi, cor, potência do motor. Ele me disse que eles estão agindo de forma incorreta. Parei em uma blitz da policia rodoviária federal e procurei ao policial, ele me falou que não tem nenhuma lei proibindo o escape esportivo para ser atuado como descaracterização do veículo.

Eles continuam a autuar os condutores de forma incorreta e eu não sou arruaceiro, não, apenas gosto do som mais grave na minha motocicleta. É tanto que quando pararam a minha motocicleta, pediram minha CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o documento do veículo e disseram q estava tudo ok. Depois que iam me liberando foi que viram o escape, aí voltaram a recolher meu documento e me autuaram. Fui e recorri à multa no Expresso Cidadão e o pessoal me informou que eles realmente estão agindo errado e continuam assim.

Jeferson Damasceno Cavalcante/Leitor

Leitor critica postura da polícia de trânsito de Petrolina

  1. Zoa disse:

    Certíssimo! Odeio policiais, todos eles (salvo alguns contados nos dedos) se acham a última cocada.
    Tem que fazer isso mesmo, por a tona.. Deveria ainda colocar o nome deles pra aprenderem a ser profissionais! Tanta gente precisando de emprego e esses daí multando por exporte, ahhh ¬¬’

    1. Petrolinense Mesmo disse:

      Quem não gosta de Policiais, certamente deve ser bandido.

      1. Professor disse:

        Pode até ser que não seja bandido, mas burrinho ele é. Não sabe nem escrever.

  2. jorgilson cabral disse:

    de acordo com a lei, o que nao e proibido e permitido.

  3. Wallace Dias Bezerra disse:

    Oi ..
    Passei pela a mesma situação, a policia de transito de Petrolina esta trabalhando de forma errada elas acham que agente não sabe dos nossos direito.
    Tenho 23 anos gosto da minha moto toda esportiva, mais ando com medo… De ser multado injustamente.
    Já fui parado 3 vezes com ameaça de recolher minha moto …

    (Peço sua atenção a esse problema…)

    Wallace Dias

  4. Watergate disse:

    Quer ronco de motor, compre uma Dodge Tomahawk, mas não fique colocando escapamentinho em 100C biz que ai voce toma multa por pertubar o sono alheio.
    Acho é pouco! Todo castigo pra motoqueiro amostrado é pouco!

    1. Joco disse:

      Baba-ovo de policiais.

      1. LUIS disse:

        Joco,
        experimente ter a paz familiar dentro de casa, ser tirada por um @##&#&¨#& que se acha, andando numa motinha pensando que está numa moto esportiva de verdade.
        tambem sou contra (atos errados) de agentes e contra a “industria de multas”.

  5. José disse:

    Concordo com a autuação sem base legal, e concordo com a policia de transito em autuar esses motoqueiros que ficam utilizando suas motos pra fazer barulho, com escapamentos próprios para isto pertubando o silencio. Eu tenho moto e sei q não preciso fazer barulho pra andar. Quanto custa respeitar a ordem?
    Pendura uma melancia no pescoço ser quer aparecer, mas fazer barulho é desrespeito com os outros. Moro numa avenida e sei o quanto é ruim vc ta a noite tentando dormir e passa uns “imbecis” de moto fazendo a maior zoada.
    Parabéns para a policia e que continue autuando quem pertubar o silencio.

    1. José disse:

      Concordo que as motocicletas não devem serem utilizadas para perturbar a paz e o sono alheio, mas Leis foram criadas para serem seguida, e os policiais existem para executar essas Leis, imaginem se todo policial for criar sua própria de acordo com a conviencia?? Ele teria uma promoção do poder executivo para o Legistalivo, dito isto, se não é proibido é permitido, então esses policiais que invetam moda, devem mesmo é dar espaço para quem quer trabalhar correto. Deixo assim registrada a minha humilde opinião.

  6. JUSTA disse:

    Quem fiscaliza o carro desse pessoal tão competente no transito…andam sempre irregulares e atrasados..

  7. galdino disse:

    Olha, cara, me desculpa, mas se teu som incomoda o povo, tem que tirar, tu não tem o direito de curtir a vida detonando o ouvido dos outros, eu até mesmo consideraria a possibilidade de processo pela perturbação da paz pública. Mas se o som do teu escape não emite ruído que incomoda, ok, é uma situação a ser avaliada, envie recurso a JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações), ela é quem poderá avaliar seu caso.

  8. Naja disse:

    Esse deve ser daqueles que andam fazendo barulho nas avenidas, zuando e atrapalhando o sono dos outros. Tá certo o guarda, tem que proibir mesmo, falta agora pegar no pé dessa turma que usa neon ofuscando os outros motoristas.

  9. ruik disse:

    naõ gosto da postura dos motoqueiros, agora esses quardas de transito de petrolina é uma brincadeira, naõ passam orientacões apenas multam de maneira cruel. detalhe o transito de petrolina é caotico devido a existencias desses imcompedentes na sua sua grande totalidade denominado agente de transito

  10. Gargamel disse:

    Já passei por situação igual. Meu escape é aprovado pelo Inmetro, no entanto o guarda não quis nem saber…

    Outro amigo foi multado porque usava um cinto de segurança abdominal, original do veículo. (não era o de três pontas, que fica visível para que está fora do veículo).

    A ordem é arrecadar, multar, multar e multar…

  11. LEITORDOBLOG disse:

    Engraçado que quem devia dar exemplo não dá. Eu vejo frequentemente os agentes de transito estacionarem as motos em cima de canteiros, até mesmo na pista da avenida monsenhor angelo sampaio, nas proximidades da grande rio veículos onde não tem acostamento e eles deixam as motocicletas paradas com o alerta ligado. Mas pra causar um acidente é rapidinho. A lei fala tanto em segurança que so falta amordaçar o condutor e seus ocupantes com cintos, em breve serão obrigatórios airbags etc… mas não fazem nada em relação a ônibus coletivo onde o passageiro não tem a mínima segurança, não tem cinto, não tem airbags, andam sempre com a capacidade superlotada com várias pessoas se espremendo em pé e ninguém diz nada. Também vejo direto algumas mulheres (geralmente evangélicas) que inventam de andar na garupa de motos usando saia abaixo do joelho de forma que precisa sentar de lado na garupa. Isso não dá segurança nenhuma, se a pessoa fizer uma curva pro lado que as pernas estão a pessoa escorrega e cai, e ninguém diz nada. Agora o cara coloca um equipamento na moto (que é fabricado pra isso, senão deveriam proibir a fabricação e a venda) e toma uma autuação??? É, onde vamos parar!!

    1. DAVID NOMERO DE MACEDO disse:

      É SIMPLES MEU AMIGO, FOTOGRAFE E DENUCIE

  12. afraniense disse:

    NAJA vc tem que ver pra depois vc sair falando, esses guarda sao muito cheio de ondinha bestar mesmo….se o produto tem inmetro e porque ele estar de acordo com a lei…..

  13. Diogo disse:

    Ta vindo Guarda agora dai de petrolina pra afranio cidade piquena nao estar nem de acordo esses guardas vem com ondinha besta pra cá

    1. DAVID NOMERO DE MACEDO disse:

      AFRANIO NÃO É OUTRO PLANETA,POR ISSO TEM DE SER FISCALIZADA COMO QUALQUER CIDADE OU DESTRITO DENTRO DA LEI DE TRANSITO. AGORA SE O POLICIAL TA ABUSANDO DA LEI OU AGINDO FORA DELA, FILME FOTOGRAFE E DENUCIE.

  14. Fabio Barbosa Bezerra disse:

    essa moto com zuada tem que preder mesmo eles coloca isso ja pra encomodar as pessoas isso sim e uma poluiçao sonora tem que mais e que prender multa tem que fazer oque e de direito

  15. Ricardo disse:

    Esse tipo de escapamento é desprovido de silenciador, não se trata de caracteristica alterada. Como diz o Jeferson, a autuação está sendo feita de forma incorreta. O enquadramento correto seria o de conduzir o veiculo com descarga livre, ensejando notificação e recolhimento do CRLV até regularização. (logicamente a regularização seria a colocação do escapamento original do veiculo).

  16. afranio disse:

    Tem mais é que multar mesmo. Deveria tomar a moto
    e obrigá-lo a colocar um silenciador. Se ele gosta de ronco de otores, pegue sua moto, acelere o maximol, grave o ronco do motor e depois coloque o aparelho (MP3) no ouvido,antes de dormir, no volume máximo e tenha um bom sono. A população,a natureza e o otorrinolinguarologista agradecerão pelo gesto.

    1. LUIS disse:

      poderia também, acelerar a moto ao máximo dentro do quarto do dono da moto barulhenta por pelo menos duas horas ininterruptas, claro que com o dono da moto dentro do quarto e sem usar nenhum protetor de ouvidos.
      a dica também vale, para os donos de carros com aquele som “sem noção” e que fazem barulho igual ou pior e que obrigam as pessoas a ouvir o que nem sempre querem.

      1. LUIS disse:

        claro que o carro não cabe num quarto, mas o som cabe.
        e se o som não sai do carro, tranque-o na garagem com o som ligado por cinco horas e repetindo a mesma musica.

  17. Imparcial disse:

    1º – Tá tudo errado, se a moto possui escape esportivo é porque existe no mercado para vender, então, quem compra é lógico que precisa utilizar, é claro, na moto, não poderia ser sobre a estante da sala, rsrsrs!
    2º – O agente de aplicação da Lei, seja ele PM ou Ag. de Trans., tem que saber o que esta fazendo para não dar OUSADIA, para civil folgado!
    3º – O povo de Afrânio tem que entender que aquela cidade é situada em território brasileiro, ou seja, esta passível ao cumprimento de todas as Leis vigentes no país;
    4º – Agora cá entre nós, essas motinhas são muito BARULHENTAS, e, no meio dessa briga pelo certo ou errado, FICO do lado do silêncio, esses motoqueiros amostrados tem que se lascar mesmo, mesmo, com a arbitrariedade AQUI constestada.

  18. marcio disse:

    Zoa, Wallace, joco, justa, ruik, leitordoblog, Diogo e esses motoqueiros que gostam de fazer barulho e ofuscar a visão de outros condutores com aquele xenom nojento em motos, que querem se aparecer pintem o furico de rosa choque ou coloquem um faixa reflexiva ou um alvo na bunda e saiam na rua. Deixem a policia de transito e os agentes de trânsito trabalhar, e outra na minha opinião quem odeia policia é bandido.

  19. Leitor disse:

    Olha, até acho que a aplicação de multas em petrolina tem sido exagerada pois não se visa a organizar as coisas e sim somente arrecadar. Mas quanto as motocicletas, o que ocorre é a infração de perturbação de sossego alheio, que existe no art. 42 da Lei de contravenções penas. Está havendo sim um exagero por parte dos motociclistas em emitir barulho exagerado com suas motos. Alteram suas motos para produzir este “som esportivo” mas na realidade estão passando por cima do direito dos outros a ter momentos de paz e sossego dentro de suas residencias. Para os motoqueiros que gostam de muito barulho em suas motos, sugiro que a apreciem nas garagens de suas casas para ver o que seus familiares e eles mesmos irão dizer. É facil fazer zuada para os outros aguentarem. Para aqueles que estão apreciando um descanso, lendo um livro, vendo uma tv e passa a toda hora um motoqueiro fazendo barulho transgredindo seus direitos, sabem bem o problema que é. Então, a reclamação do cidadão ao direito de fazer zuada com sua moto esportivamente modificada, perturbando os outros, não procede!

  20. Luis disse:

    eu axo assim,,,se um escapamento é fabricado é pra ser usado, e se é vendido com liberação deles então por q eles proibem de usar, quem eles devem mutar e prender eles não prendem ficam pegando quem vai trabalhar todo dia nas avenidas….se pegam um maconheiro com maconha se ñ passar da quantidade eles não prendem agora, um produto que voçe paga por ele é liberado e não poder usar por medidas de guardas ,,,oxe isso é um absurdo…se for por isso tem que proibir avião tbm,,caminhão, e etc,,,,,

  21. Agenor Jr. disse:

    A lei deve ser cumprida, e não inventada em cada esquina.

  22. Paulo disse:

    Sinceramente não sei se é infração de trânsito ou não, mas com no minimo é um crime ambiental, ou no minimo uma contravenção penal, o individou que pertuba o sussego alheio não considera nem mesmo ele imagine as leis, Essa mesmo são os que depois de compra uma moto, compra um carro e fica o0 dia todo com um som incomodando com musicas chulas.

  23. Joao disse:

    Eu acho que esses policiais de transito devem ser melhor instruidos para nao acontecer esse tipo de coisa, estao utilizando uma lei para tudo, isso nao pode ocorrer , autoridades competentes onde estao voces??? E outra eles também sao muito mal educados com a população. Precisamos de profissionais competentes e capacitados para petrolina, que saibam trabalhar de maneira correta com os condutores.

  24. Petrolinense disse:

    Se gosta de moto barulhenta, grave um CD com o som do ronco da moto e passe a noite toda ouvindo dentro da sua casa.

  25. josé milton disse:

    a epttc é um orgão da prefeitura, porém é um orgão politico,portanto isso quer dizer que são os politicos botando pra quebrar nos seus eleitores. bem feito, quem manda votar nesses………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Ao observar essa emblemática fotografia, com personalidades que fazem a história de Petrolina, me vem a lembrança do nosso Carlinhos…