O recém implantado novo modelo de Zona Azul já causa controvérsia. Depois de registrar algumas fotos e enviá-las ao Blog, o leitor Samuel Araújo faz uma breve síntese do que acha sobre o novo sistema.
Confiram abaixo a opinião do leitor:

Após reajuste abusivo da tal zona azul eletrônica, o comércio do centro foi o grande abalado. Conversei com vários comerciantes e os mesmos afirmaram que houve queda nas vendas, além do preço cobrado a desorganização afastou clientes do centro.
Nas fotos pode ser visto o “deserto” na rua Dom Vital (uma das principais de Petrolina) com várias vagas e poucas pessoas nas calçadas.
Então fica no ar uma alerta para as autoridades que tiveram essa ideia.
Samuel Araújo/Leitor



Tem suas vantagens,os comerciantes dos bairros periféricos estão satisfeitos.
É VERDADE. O COMÉRCIO DOS BAIRROS ESTÁ CRESCENDO MUITO.
Que besteira, agora que ficou bom, pq antes só estacionava nessas vagas os comeciantes e os comerciários, mas agora os consumidores poderão estacionar. É assim que se mantem a ordem no centro.
Lembrem-se que na implantação do zona azul, as ruas também ficaram vazias, más como é de costume o povo esquece rápido… Depois voltará tudo normalmente e você não encontrará lugar pra estacionar. É assim sempre, reclamamos e depois aceitamos. Isso é a cultura brasileira é como na política.
Sou de Juazeiro, no primeiro dia não sabia do sistema, quando estacionei, já chegou o guarda anotando minha placa, enquanto esperava pagar formou-se uma fila de 8 pessoas ao lado de uma kombi no meio da rua. No dia seguinte saí a procura de alguém para fazer o pagamento de porta em porta, enquanto o guardinha anotava a placa do carro de longe. No terceiro dia
No terceiro dia encontramos uma senhora no final da rua, para arranjar o troco ela demorou mais de 15 minutos da hora que eu paguei, o sistema parece mais um meio de faturar do município em cima dos desavisados, é mais um instrumento público de exploração, sem estrutura, cujo montante não é revertido em benefíicio das pessoas, do comércio, haja vista, as áreas de estacionamento em Petrolina continuarem as mesmas.
Sou a favor da Zona azul.
Contudo, no mínimo o Prefeito deveria contratar uma empresa que tivesse competência para geris essse sistema.
Não tenho medo de afirmar em dizer que rola muito dinheiro nesse negócio. Pois tenho certeza que ninguém no planeta terra contratária uma empresa que tenha um programa de computador tão deficiente como esse usado na zona azul de Petrolina.
Assim que começou essa ZONA (no mau sentido mesmo) botei crédito no celular para usar quando necessário. E acontece que em no mínimo 90% das vezes que liguei para essa porcaria, o telefone não funcionou. Em seguida ligo para funcionários da empresa e infelizmente um deles me disse quando isso acontecer era para comprar crédito diretamente nas máquinas.
Vejam que incompetência: da empresa e principalmente da Prefeitura de Petrolina. Eu tenho crédito no meu celular e não posso usar porque o sistema de computador não funciona.
E o pior de tudo, é que a maioria parte da população não sabe que durante vários dias essa zona não estava multando nenhum veículo. Mas a venda dessa zona continuava vedendo.
Oh bando de incompetentes (gestores da prefeitura e empresa inrresponsável) pela zona azul: “se não tem um programa eficiente para administrar essa coisa, não lesem a população de Petrolina”
Nem parece que é de Petrolina, pois ano passado o movimento do comercio foi pior do que esse e ainda não tinha mudado a zona azul.
Quando o comercio demitir seus colaboradores por falta de clientes, as coisas melhoram.
Ex comerciários vam ter tempo de passear em bairros, shopping e gastar o seguro desemprego.
E quando esse dinheiro acabar?
Outubro tem resposta…
Acho que o principal problema hoje é que os postos de venda diminuíram muito, além da criação de novas áreas. Ontem vi vários carros serem abordados por fiscais da zona azul na nova área estabelecida na praça da 21 de setembro. O detalhe a ser observado é que nas imediações não havia nenhum posto de cadastramento na zona, situação parecida com a que encontrei na rua Coronel Amorim, onde, me dirigindo aos antigos postos de venda de bilhetes, recebi a resposta de que não mais o faziam. Esses postos deveriam ser melhor divulgados para que o cidadão pudesse se dirigir aos mesmos sem ficar rodando para encontrá-los.
A zona azul por se só ja era abusivo, mas pelo menos combatia a ação dos flanelinas e aproveitadores que avariam seu carro se não “COLABORAR” , esses atuam quando não tem zona azul que deveria ter continuado do jeito que era, agora se transformou em uma verdadeira FABRICA DE FAZER DINHEIRO, um verdadeiro abuso legalizado, deviam aproveitar para mudar de nome para ZONA VERMELHA, pois é assim que a conta do brasileiro fica depois de pagar atntos impostos, taxas e outros meios …
VAMOS LEMBRAR QUE TEM MUITA GENTE DE FÉRIAS NESTA ÉPOCA. MUITA GENTE JÁ GASTOU O QUE TINHA E QUE NÃO TINHA EM DEZEMBRO. VAMOS CONSIDERAR QUE A ZONA AZUL NESTE NOVO SISTEMA É UMA “ZONA” MESMO. É CARO E DESORGANIZADO, FAVORECENDO A FÁBRICA DE MULTAS. E EU, E ACREDITO QUE MUITOS, NÃO DEIXAMOS DE IR AO SHOPPING QUE TEM AR CONDICIONADO E NÃO COBRA ESTACIONAMENTO, PRA EM ALGUNS MOMENTOS COMPRAR O QUE FOR NECESSÁRIO. OS PREÇOS DAS LOJAS DO SHOPPING NEM SEMPRE SÃO TÃO ALTOS QUANTO SE IMAGINA, EM COMPARAÇÃO AO COMÉRCIO DO CENTRO, E COMO JÁ DISSE, TEM AR REFRIGERADO E NÃO TEM EXPLORAÇÃO AZUL.