Leitor critica “hegemonia” de motociclistas no Centro de Petrolina

por Carlos Britto // 08 de junho de 2011 às 21:32

O assistente administrativo Cauby Fernandes de Assunção reclama – e de forma justa – a maneira como os motociclistas “invadiram” o Centro de Petrolina.

Sem respeitar normas de trânsito (não todos, que fique bem claro), eles tomam espaço nas vias públicas como se fossem só deles. Confiram o desabafo do leitor, que registrou tudo em fotos:  

Minha cidade, uma cidade sem dono, mesmo. Aliás, tem dono sim: São os motociclistas. Como já diz o ditado, “contra fatos não existem argumentos!”.

O que se vê na cidade é a tomada em massa das motos. Já os donos não estão nem aí para as leis de trânsito.

Claro que estou generalizando. Mas porque, como motorista que sou, fico de queixo caído quando vejo a situação de caos que se instalou em Petrolina.

Os motociclistas não respeitam espaço de ninguém,vão nos empurrando,como se fossemos os seus verdadeiros algozes. Se você observar bem, verá que em toda parte de Petrolina é assim,principalmente no Centro da cidade. Essas fotos foram tiradas do andar onde trabalho. Aqui na Rua Coronel Amorim,a rua ,a calçada, o espaço dos veículos com quatro rodas,nada fica. Tudo é deles!!!

Meu apelo é para que olhem com mais atenção para esse grave problema.

Cauby Fernandes de Assunção/Assistente Administrativo

Leitor critica “hegemonia” de motociclistas no Centro de Petrolina

  1. rafael disse:

    Ok.Com esse comentário a primeira conclusão que podemos tirar:Você não é motociclista,ou pelos menos não o queria ser.Segundo:Você que trabalha nesse prédio acima dos correios próximo posto leão do norte deve saber como ninguém a dificuldade de se encontrar uma vaga para estacionar motos.Terceira e ultima,conhecedor da situação que é,você deveria contribuir criticando e instigando as autoridades competentes a regularizar o problema de estacionamento que já se tornou crônico no centro de petrolina e não fazer comentários com o intuito de aparecimento no âmbito político municipal(aparentemente foi o que pareceu).
    Fica clara sua inclinação à conivência para com aqueles reais responsáveis por essa desorganização estrutural-urbana que está se deixando instaurar no município de petrolina.
    Não sinta-se ofendido com essas considerações,não sou mototaxista,motoboy nem ao menos motociclista mas não posso ficar inerte a determinadas injustiças e declarações omissas que por ventura as vezes me deparo.
    Ps:Para os veículos de quatro rodas(4)rodas foram criados ao longo de “todo” o centro da cidade espaços específicos para estacionamento de “carros” chamado de “zona azul”,ou seja,em nada afeta o estacionamento dos mesmos.Então meu raciocínio não conseguiu compreender ainda qual ponto incomoda.

  2. Snoop disse:

    Sou (também) motociclista e concordo com tudo que foi dito. Infelizmente, 10% dos que andam direito, sem se meter na frente, costurar e fazer barbeiragens em geral, pagam pelos outros 90% que fazem tudo isso. Sinto vergonha quando vejo algum motoqueiro entrar na via sem respeitar os que estão nela ou jogar a moto na frente dos outros. Petrolina está caminhando para ter “cachorros loucos” no mesmo nível de São Paulo. Claro que também existem muitos motoristas sem-noção que não sabem conviver com moto no trânsito, mas esse não é o foco do post.

  3. O Óbvio disse:

    Deixando de lado a questão do leitor querer (ou não) aparecer politicamente, as fotos mostram claramente o problema: algumas motos simplesmente estão estacionadas no meio da rua, e esta rua é mão dupla.

  4. Araripiano ! disse:

    Isso se ver em todo o País !!!
    Tá “Tudo Contaminado”!!!
    Herança Maldita ???

  5. Paulo Nogueira disse:

    Assunto importante abordado pelo nobre Cauby. Todos merecem o seu espaço, eu disse todos. Veículos de quatro ou mais rodas, veículos de duas rodas e pedestres. O que não consigo entender é: Petrolina, uma cidade tão moderna, com PIB tão diferenciado, acima das outras, crescendo que nem a China e não tem um engenheiro de tráfego que consiga botar a cidade pra “andar” e satisfazer aos pedestres, aos veículos. As faixas de trânsito, muitas estão em lugares que atrapalham o fluxo dos veículos. Os cruzamentos, é um “deus nos acuda”, na Monsenhor Ângelo Sampaio com a Integração, parece a “uma Índia”, já passou o tempo de um semáforo, acredito que a prefeitura sabe o que é isso. Acorda EPTTC. Se Petrolina quer ser uma cidade moderna, ainda falta muito no trânsito, se pretende ser uma Nova Califórnia tem que melhorar, eu acredito nas cabeças pensantes da nossa cidade, mas já estou perdendo a paciência.

  6. Sandra disse:

    Também acho que vc deviaria defende os estacionamento pra motos que os que são oferecidos são pequenos e nós que temos motos temos que pagar aos flanelinhas poe minutos caso contrario temos que abandona-las nos locais mais distante do centro, na verdade vc se perdeu na critica,

  7. justo disse:

    Sou motociciltas, não sou motoqueiro, só ultrapasso pela esquerda, não ando entre os veículos parado no sinal para tomar a frente de todos que estão aguardando abrir o sinal, mas uma coisa tenho que admitir, com pouquíssimas exeções, trata-se de um bando de irresponssáveis que vivem de provocar acidentes no trânsito, cheios de direito, acham que podem fazer o que bem querem, não respeitam as normas de trânsito, e que é mais grave, é que niguem faz nada, tem é que multar e com multas pesadas, para que possa servir de exemplo, só assim pode ser que eles tenham mais um pouco de educação.

  8. Mayara disse:

    Concordo plenamente, faço minha as palavras de Paulo Nogueira. E Não acho justo o que o senhor cauby disse no post. Que preconceito é esse com os motociclistas? Nem todos pode comprar carro isso as vezes foge da realidade de muita gente, o número de automoveis tanto carro quanto moto esta crescendo absurdamente em Petrolina, esta um verdadeiro caos, deveriam contratar um engenheiro de Tráfego para ter uma solução. E Todos sabem muito bem que estacionamento de moto quase não tem, é muito dificil arrumar uma vaga, agora para os veiculos de 4 rodas o estacionamento ja tomou parte da regiao central. E Eu sei que tem muitos motociclistas imprudente, como tambem tem motoristas imprudentes. Mas não podemos generalizar, á muitos motociclistas como eu responsaveis! Fica a dica e a indiguinação.

  9. Watergate disse:

    Por isso morrem como moscas!

  10. Mr. Stop to Say Shit disse:

    RESUMO:

    TÁ PUTO PORQUE NÃO PODE PARAR O CARRO PERTO DE ONDE TRABALHA!

    SANTA PACIÊNCIA, ESTACIONAR MOTO EM PETROLINA TÁ FODA! DEIXA DE FALAR MERDA PORRA!

  11. Ivan disse:

    Que aqui em Petrolina motoqueiros cometem inúmeras infrações isso é indiscutível. Os acidentes são diários por conta principalmente de ultrapassagens indevidas pela direita e avanços em retornos proibidos. Sobre retornos proibidos, basta ficar uns instantes ali perto daquele Posto de Combustível da Integração que fica próximo ao Colégio João Barracão. Todos verão os infratores. Seria interessante que a EPTTC divulgasse uma estatística apontando o número de casos de ocorrência de trãnsito envolvendo esses fora-da-lei, não falo de todos, mas de uma certa maioria, que nessa estatística apontasse o percentual do tipo de veículo, que com seu condutor, deu causa ao acidente. Não seria surpresa para ninguém ao apontar os motoqueiros.

  12. Nilo disse:

    Cabe ao amigo Cauby observar que os motociclistas não podem dispor da zona azul para estacionar as motocicletas e que são poucas as áreas no centro para esse fim.

    Como levantado pelo deputado Odacy Amorim, salvo engano, a frota de motocicletas em Petrolina já é quase igual ao de veículos de passeio.

    Aos motociclistas também cabe o direito, resguardado pela nossa Constituição, de ir e vir e claro de estacionar também, quando necessário.

    Não se pode taxar o todo por uma pequena parte. Há realmente motociclistas sem nenhum compromisso com o cumprimento das leis, como há motoristas de carros de passeio, ônibus e caminhões.

    A foto só reafirma uma verdade mais que evidente: falta espaço no centro de Petrolina para que os motociclistas estacionem. Já passou da hora dos órgãos de trânsito discutirem uma solução para esse problema.

  13. EDUARDO SANTOS disse:

    CHEGA DE PRECONCEITOS PARA COM OS MAIS FRACOS, A CIDADE DE PETROLINA TUDO É CARO, QUANDO SE TEM A OPÇÃO PELA MOTO É UMA QUESTÃO FINANCEIRA. NOS MOTOCICLISTAS QUREMOS PELO MENOS UM ESPAÇO PARA ESTACIONAR NOSSAS MOTOS.

    PAZ NAS ESTRADAS PARA TODOS.

  14. welton disse:

    é certo que nem todos motociclistas respeitam, mas deve deixar claro que os motoristas de carros tbm n ajuda, andam pela esquerda lentamente e quando nós motociclistas tentamos ultrapassar n nos dá opção de ultrapassagem pela esquerda a n ser que buzinemos a vontade. O fato é que uma moto ocupa menos espaço que um carro acredito que num lugar de 1 veiculo de 4 rodas caibam 5 ou 6 motos, destaca-se que esse lugar onde foi tirado a foto é um estacionamento p/ motos, claro q na calçada ou no meio da rua n se deve estacionar, mas isso se deve há um problema generalizado, falta espaço nas cidades para estacionar, eu mesmo evito ao máximo andar de moto pelo centro da cidade, pois para nós motociclistas quanto para os motoristas n é facil conseguir uma vaga de estacionamento onde queremos! Então caro Cauby antes de criticar os motociclistas deveria se perguntar porque eles fazem isso, o que falta na verdade é compromisso político para a resolução desse problema.

  15. junior disse:

    1-lugar o espaço dos motos taxi estão mal divididos
    aqui tem 10 moto taxi e o espaço é pra 30 e uma moto invadir o local marcado pela eptc para eles é MULTADO.
    PODE VIM QUALQUER REPRESENTANTE DA EPTC E CONFIRMAR ISSO.
    2-o custo de vida ficou muito caro pra quem anda de carro(preço da gasolina)
    3-se a rua pacifico da luz na frente a o portão da lanchonete do colegio do lado esquerdo da mão fica-se so para moto isso acabaria.

  16. Ricardo disse:

    Motoqueiro = Fora da Lei. É assim que se pode qualificar essa classe de ignorantes que sem nenhum preparo são autorizados a prestar serviço à sociedade. Deviam, esse bando de despreparados, agradecer a quem lhes concedeu esse direito de ganhar o pão transportando pessoas, e aprenderem a respeitar as leis de trânsito para poderem falar em respeito aos motoqueiros. As estatísticas ainda estão baixas em número de acidentes, para as barbaridades que eles cometem no trânsito, e isto tudo transportando, de forma remunerada, pessoas que se arriscam a usar desse tipo de “serviço”. SE OS MOTORISTAS DE PETROLINA NÃO FOSSEM TÃO TOLERANTES E PRUDENTES, O NÚMERO DE ACIDENTES ENVOLVENDO MOTOCICLETAS QUE HOJE JÁ É GRANDE, SERIA 4 OU 5 VEZES MAIOR.

  17. Antonio disse:

    Caro Cauby, você não sabe a dificuldade que nós motociclistas temos de encontrar um lugar para estacionar uma moto, certo dia precisei ir nesse mesmo prédio que você trabalha e não encontrei nenhuma vaga no estacionamento, passei em quase todos os estacionamentos e não encontrei um lugar para estacionar, tive que estacionar minha moto bem longe. Muitas vezes nós motociclistas somos obrigados a estacionar de maneira errada por um simples motivo, falta de estacionamentos, os poucos que tem não suporta a quantidade de motos.

  18. Ailton disse:

    Comentário completamente sem fundamento lógico, esse problema não é dos motociclistas, é do poder público municipal, cada um se vira como pode. TRISTE CRÍTICA!!!!!!!

  19. Dreda disse:

    Se você quer estacionar seu veículo e não encontra lugar legalizado, deve continuar procurando até encontrar um. Isso vale para carros, motos, aviões, barcos, ou qualquer outro veículo. Não existe essa de parar no meio da rua ou da calçada alegando ter que parar longe.

    Falta de vagas no Centro ocorre em qualquer cidade de médio porte do Brasil. Os motoqueiros que se defenderam aqui alegando falta de vagas fazem parte justamente daqueles 90% (não seriam 99%?) que são criminosos do trânsito. Imagine se os condutores de carro fizessem isso, o caos que ocorreria??

    Para os que acham difícil encontrar vagas para motos, saibam que é 3 a 4 vezes mais difícil encontrar vagas para automóveis.

  20. Kleiser Tenório disse:

    Acho um absurdo um cidadão desses dizer isso, hoje encontrar vaga pra estacionar uma moto em petrolina é MISSÃO IMPOSSÍVEL, Já levei várias multas por não ter onde estacionar no centro, e outra devemos lembrar também que essa EPTTC é uma ………………. de multa pois aplica multa ai a torta e a direita, afinal eles devem ganhar por multa aplicada pois eles ficam atentos a qualquer deslise do piloto. Veja que absurdo, levei 3 multas na mesma hora, sem falar que minha moto tava na revisão na data e hora que foram aplicadas, foi ainda aplicada indevidamente, 1 foi viseira aberta outra foi não obedecer o apito do guarda, outra foi pilotar moto de sandália…Agora vejamos, minha moto tava na revisão, é uma moto automatica não possui pedais e sim soleira, quanto a viseira acho um absurdo voce parar num sinal de transito que demora a abrir e o piloto ser obrigado a ficar com a viseira fechada!!! NUM CALOR DA FEBRE DO RATO DESSE!!!! Deus me perdoe as palavras mal colocadas…..É mais um desabafo……

  21. Chico disse:

    Eu acrescento a critica – Aquele PONTO DE MOTOTAXI EM FRENTE A SECRETARIA DE SAÚDE esta completamente errado não deveria estar lá, atrapalha o fluxo de veículos, sem falar que aquele local é faixa amarela para veículos, porque se tornou ponto de mototaxi ? (moto estacionada transversalmente ocupa a largura de veiculo). Quem será que autorizou aquilo?
    Em qualquer cidade do país que preza pelo o bom fluxo de veículos e busca evitar acidentes aquela situação não seria permitido.

  22. Smadson disse:

    Dicionário Aulete:
    (mo.to.quei.ro)
    sm.
    1. Bras. Pop. Ver motociclista.
    [F.: motoca (-c- > qu) + -eiro
    (mo.to.ci.clis.ta)
    s2g.
    1. Pessoa que dirige motocicleta, motociclo.
    2. Esp. Desportista que pratica motociclismo
    [F.: motociclo + ista]

    Falta o devido respeito aos motociclistas ou motoqueiros que não têm estacionamentos apropriados. Embora pago(Zona Azul), os carros têm. Observem o SHOP, as motos têm onde estacionar, por isso há ordem, há organização.
    Inquestionável que a quantidade de motos só aumenta, mas o poder público parece não estar seguindo o progresso, inerte. É preciso mais organização, mais estacionamentos para as motos, praticamente todos são para carros. E é preciso fiscalização, há muito imprudente, porque falta FISCALIZAÇÃO também.

    Há infratores em ambos os lados. Há irresponsáveis tanto pilotando motos como dirigindo carros, não venham com discursos polidos de hipocrisia. Aliás, creio que poucos em Petrolina tenham lido o CTB, basta observar a movimentação na PONTE.

    Não foi uma crítica justa, foi uma crítica insuficiente. Generalizar foi o primeiro equívoco. Segundo, essa generalização gerou uma antipatia explícita pelos motociclistas, mas se lembrem que eles também trabalham, presume-se que paguem impostos também, e também têm direitos. Aos críticos vazios, saiam da suas zonas de conforto antes de explicitarem suas mundividências egóticas. É fácil falar dos carros quando se tem moto, e é fácil falar das motos, quando se tem carro. Não é melhor questionarmos o todo?
    Termino com a parte da crítica que chegou mais perto de ser justa, se fosse dita posteriormente a uma crítica com mais propriedade:
    “Meu apelo é para que olhem com mais atenção para esse grave problema.”

  23. Francisco disse:

    O que esta´em discussão não é quem é melhor, o motociclista ou o motorista de carro?
    O que é visível é a falta de educação e respeito com o próximo de alguns motoqueiros, que simplesmente param no meio de uma rua movimentada, e pior ainda de mão dupla.
    Parabéns ao Cauby por ter levantado o problema e ainda ter botado a cara à tapa, se expondo publicamente.
    A EPPTC que deve trabalhar mais e colocar ordem na casa e não se preocupar unicamente com arrecadar o dinheiro da zona azul e das multas.

  24. Ligado disse:

    BOA NOITE A TODOS, DEPOIS DE TANTAS FALACIAS, A VERDADE NO MEU DE VISTA É QUE PETROLINA É UM CIDADE QUE TÁ EM EM PLENO CRESCIMENTO NA QUESTÃO DA QUANTIDADE DE VEÍCULOS AQUI EXISTENTES. SEM EMOÇÃO ACHAR O CULPADO É FÁCIL E ENTÃO FALEM A SOLUÇÃO.

    TODOS SOMOS SERES HUMANOS SEJAM MOTORISTAS, MOTOCILISTAS, CICLISTAS, PEDRESTES, CARROCHEIROS E ETC. ENTÃO NECESSITAM NOS RESPEITARMOS E NOS AMARMOS MAIS UNS AOS OUTROS.

  25. Luiz disse:

    Cauby, deixe o seu carro em casa e vá para o trabalho de ônibus ou então, compre uma moto. O problema do trânsito em Petrolina não são as motocicletas e sim, falta de espaços para tantos veículos. Do jeito que você paga IPVA, os proprietários de motos também pagam e muito caro. Só o Seguro Obrigatório são R$ 270,00. Sem contar que os guardas de trânsito só sabem parar e multar as motos. Deixa falar besteiras e entenda que o sol nasce para todos.

  26. joao batista disse:

    O problema é a falta de estrutura para atender a todos, sou pedestre e tenho problemas simplesmente para atavessar a rua, em alguns pontos do centro da cidade, há barraqueiros nas calçadas, há estacionamentos de motos que se estende por uns cinquenta metros que junta com o estacionameto de carros e se estende por mais uns cinquenta e por aí vai. Himaginem os senhores o que passa um portador de necessidade visual, um cadeirante, um idoso, ao se deslocarem pelo centro de Petrolina é lamentável mais alguns olham apenas para o seu umbigo. A realidade é que a cidade não se prparou para o “advento” matociclista/moto/motoqueiro, que chegou como uma tsunami e foi tomando conta de tudo.

  27. Fernando disse:

    Caro Cauby, o senhor antes de fazer esses tipos de critica, deveria primeiramente observar, analisar, estudar alguma possibilidade de resolver esse de vários outros problemas da nossa querida cidade.
    Sou motociclista e motorista mas com plena consciência do que é certo e do que é errado, como várias pessoas que tem o seu meio de transporte e sofre para estacioná-lo, existe essas “zonas” nos estacionamentos de motos de Petrolina por que foram criadas estacionamentos minúsculos e raros pela cidade e as que tem 80% é SOMENTE para os mototaxistas, e quem não é, roda e roda procurando um pequeno espaço para estacionar sua moto…
    Senhor Cauby, adoraríamos poder estacionar nossas motos no centro da cidade sem provocar essas “zonas” pela cidade, e isso ocorre não é por que os motoqueiros e motociclistas querem e acham bonito não, é por que é necessário encostar nossas motos para resolver nossas vidas!!!

  28. jorgilson disse:

    pagando um ipva no minimo de 400 reais, deveria o motocicclista e ser dono da rua, um roubo.

  29. rafael disse:

    Além de tudo é burro.Hegemonia quer dizer domínio.Se os motociclistas não tem nem ao menos onde estacionarem suas motos o que eles estão dominando então?
    Cada uma que me aparece.
    Carlos Brito seu site precisa ser mais seletivo quanto às pautas aqui postadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários