A falta de educação de muitas pessoas que frequentam a praça de alimentação do River Shopping não é novidade. Mas um leitor deste Blog ficou tão inconformado que decidiu desabafar.
Nas fotos, os pratos e bandejas ficam por muito tempo nas mesas, tirando a paciência de quem chega para lanchar ou almoçar no local. Os funcionários da limpeza bem que trabalham para deixar tudo como deve ser, mas cabe também um pouco de conscientização por parte dos clientes.
“Custa as pessoas retirarem os pratos e colocarem os restos de comida no lixo?”, desabafa o leitor, com toda razão.





CONCORDO COM VOCÊ, SÃO PESSOAS INFELIZMENTE SEM NOÇÃO DE DEVERES, ACHAM QUE PORQUE
TEM ZELADOR O LOCAL É DEVER DELES RECOLHEREM OS SEUS RESTOS, POR ISSO QUE BRASILEIRO
TEM MAL FAMA EM PAISES DESENVOLVIDOS, EU ACREDITO QUE TUDO COMEÇA EM CASA, MAS NÃO
VAMOS DESISTIR DE DAR BONS EXEMPLOS , UM DIA ISSO MUDA.
Esse hábito DE NÃO RECOLHEREM OS PRATOS, TALHERES ETC depois que almoçam e depositarem nos locais devidos é uma coisa estranha.
Eu cresci indo aos restaurantes de shoppings e SEMPRE, depois de usar a mesa, deixá-la limpa foi a coisa mais natural do mundo.
É apenas criar a cultura da limpeza.
Povo mal educado que deixa lixo deve ser porque gosta de viver no lixo.
Acredito que não levar a bandeja para o lixo, não seja falta de educação… Não levar ficaria neutro. Mais levar, ai sim seria bom senso…
Pois no shopping pagamos caríssimo pela comida e pelo luxo de ter funcionários para recolher as bandejas.
A questão não é se é caro ou não, mas sim pensar que se todos fizerem isso, certamente aparecerá vários insetos e roedores na praça de alimentação. Aí o Shopping irá gastar dinheiro com inseticida e mata rato, deixando a comida ainda mais cara.
TENHO OPINIÃO DIFERENTE.
CREIO QUE O LEITOR SÓ CONHECE O SHOPPING DE PETROLINA!!
EU CONHEÇO O SHOPPING DE DIVERSAS E DIVERSAS CAPITAIS E NAO É DIFERENTE….O QUE DIFERE É QUE ESTES SHOPPINGS TÊM FUNCIONÁRIOS PARA FAZER.
PAGA-SE CARO…E AINDA TER QUE LIMPA MESA!!!. CARO LEITOR…VÁ A OUTROS SHOPPINGS E DIGA DEPOIS…POXA, COMO O PESSOAL DE PETROLINA É EDUCADO!.
QUE TE FALTA?
SAIR UM POUCO MAIS..CONHECER OUTRAS CIDADES E OUTROS CENTROS DE COMPRAS.
CONCLUSÃO??
AO INVÉS DE ESCREVER E OFENDER PETROLINENSES..VÁ À ADMINISTRAÇÃO DO SHOPPING E MOSTRE A ELE QUE É DEVER DOS FUNCIONARIOS DAS LANCHONETES OU DO SHOPPING RESTAURANTES…FAZER A LIMPEZA DAS MESAS!
AGORA,,,VEJO MUITA GENTE QUE ESPONTANEAMENTE…PÔE OS PRATOS E RESTOS NA LIXEIRA…MAS NAO É OBRIGAÇÃO.
Também conheço os shoppings de diversas capitais e lá isso acontece. Só que lá é exceção e aqui é regra. Realmente não é obrigação tirar a bandeja da mesa. É só uma questão de educação, respeito ao próximo (não são os funcionários do shopping que irão comer naqueles cochos, e sim outros clientes) e humildade, coisas que grande parte dos petrolinenses não têm.
EU VI UMA MENSAGEM NAS MESAS ORIENTANDO AS PESSOAS PARA QUE LEVASSEM AS BANDEJAS ATÉ LOCAL ESPECIFICO, SÓ QUE ANTES TINHAM FUNCIONARIOS PRA TIRAR E HOJE NÃO TEM. ESSA COISA QUE POVO DEVE TER EDUCAÇÃO É PRA BOI DORMIR. O QUE ELES QUEREM É CORTAR CUSTO, AÍ VEM COM ESSA HISTÓRIA DE EDUCAÇÃO. SE FALTA DE EDUCAÇÃO MINHA NÃO TIRAR, PRONTO VOU BODE ALMOÇAR POR LÁ. LÁ TEM GENTE PRA TIRAR, ASSIM EU ESTOU CONTRIBUINDO PRA GERAÇÃO DE EMPREGO.
Morre tbm e contribuí para geração de emprego do coveiros
BAH, Guri!!
me visto toda, me empeteco, coloco meu perfume francês, um vestido comprado em paris. Vou ao shopping de Petrolina e tenho que limpar mesa, retirar comida??
Faz isto não, guri..
Digite tu aqui em qual shopping e qual cidades cliente se servem de copeiros!!!
barbaridade o que tu escrevestes!
Ainda Savannah
Ou tu te esquecestes de escrever que…seria um ato de solidariedade com as copeiras!
Ou um ato espontâneo.
No caso iremos te entender, baraco!
concordo plenamente Sivanna, inclusive com o Guilherme Vitor. Os outros só falaram bobagem.
Savanna. Tu que és gaúcha, assim como eu, deverias entender muito bem se conhecesse a cultura do povo germânico que ajudou a colonizar nossa terra e a construir cidades no sul. Eles não tem problema nenhum em recolher seu próprio lixo de locais públicos, sejam ricos ou pobres. Os japoneses fizeram isso na copa, depois de cada partida. Na Europa é assim. Na Califórnia (a original, não a nossa paraguaia) também é assim. Já estamos em 2015, ou seja, passou o tempo dos escravos e serviçais.
hahaha! A coisa tá feia mesmo em Petrolina! Ninguém entendeu a ironia de dona Savanah!!!
FALTA É CULTURA. Vai ver, vivem no meio da sujeira e gostam disso. O babaca aí em cima que escreveu para o leitor conhecer outros shoppings é um sem noção, ele próprio não deve limpar a própria calçada. Já a gazela gaúcha (que se empeteca toda e não vai limpar mesas), deve ser uma das que – ao retornarem do trabalho de madrugada – usam como banheiro as calçadas da cidade. Falta é cultura! Aqui em Petrolina ou em qualquer outro local! Povo desenvolvido é povo limpo! Não adianta perfume francês quando o mal cheiro vem de dentro.
Essa ‘Savanna’, o ‘Guilherme Vitor’ e o ‘Julio Lima’. Me desculpem, mas o comentario de voces, é mais podre que esse lixo ai. Seguir essa linha de raciocinio, é a mesma que ‘Vou jogar lixo na rua para garantir o emprego do gari’. Isso é sim falta de educação! Isso é uma Praça de Alimentação, e como toda praça, depende da Educação e do Bom Senso para o Bom Convívio Social. Em um Restaurante, tem Garçons para recolherem os pratos, os Zeladores do Shopping não são pagos para isso. Ridiculo vocês três.
Qual o nome/qualificação desse leitor? Tá parecendo que o texto foi encomendado pelos donos do restaurante, que por sinal nos cobram demasiadamente caro pelos maus serviços prestados, pois se fosse um serviço digno teriam funcionários suficientes e, desse modo, os pratos não ficariam tanto tempo sem serem recolhidos. Daqui a pouco vão argumentar que os clientes deveriam fazer a comida tbm…já vou ao restaurante pela comodidade de não fazer comida ou ter trabalhos c pratos, etc. Se não fosse assim, faria todas as refeições em casa mesmo. Quer que façamos parte do serviço que compete ao restaurante? Tudo bem, cobre um preço menor então! Pelo preço que pagamos ali, mereceríamos um serviço melhor. Argumentos falaciosos ou qualificação do cliente como preguiçoso ou não adeptos de limpeza são atitudes indignas e indecentes!!!
O shopping tem sua culpa nisso.
Pra reduzir custos e aumentar lucros, Primeiro tirou os garçons que atendiam as lojas, depois reduziu o numero de funcionários da limpeza. Ai investiu em uma campanha chuchu e sem noção pra tentar mudar os hábitos dos consumidores.
Esperem deitados eu me levantar pra jogar resto no lixo!
É pura falta de educação mesmo e já virou cultural infelizmente, vergonhoso…
Perfume francês não compra bons modos…
Por uma sociedade com bom senso!!
Não é por que eu velo o errado que eu vou fazer o mesmo não custa nada levar até o balcão pelo menos de onde vc pediu sua refeição já que sua roupa ou o seu comodismo não pode levar até a lixeira.Barbaridade!
Julio, Guilherme e Savanna, aposto que a casa de vocês deve ser um lixo mesmo, porque a educação vem de casa, se já tem a lixeira é pra jogar no lixo, se todos fizesse um pouquinho de se mesmo, talvez nosso rio não estaria morto. O povo de Petrolina é muito mal educado..
BAH! Então vou jogar lixo na rua, pois os garis vão limpar.
Barbaridade ou Ingnorância?
NÃO É IGNORÂNCIA. A QUESTÃO É: 1º – QUESTÃO DE EDUCAÇÃO — 2º – VC ESTÁ SENDO FEITO DE BESTA SÓ PORQUE O SHOPPING QUER CORTAR CUSTO. EU FICO COM A SEGUNDA OPÇÃO. E VC CAI NESSA BESTEIRA DE EDUCAÇÃO. SE PRA TER UMA EDUCAÇÃO TEM SER ESPONTANEA. NÃO DUVIDO NADA DE QUEM ENVIOU PRA SER PUBLICADO ESSA RESPORTAGEM NÃO ESTEJA DEFENDENDO INTERRESSES DO SHOPPING.
OBAAAAAAAAAAAAA!! ATINGI MEU OBJETIVO!!
FAZ MUITO QUE COMENTEI EM APIMENTAR ESTE BLOG COM MAIS PESSOAS OPINANDO E DANDO PARECER PESSOAL SOBRE TEMA POLÊMICO.
LEMBRO-ME BEM DE TER INSTIADO UM TIPO DE BLOG ONDE PESSOAS VIESSE DAR SUAS OPINIÕES DENTRO DE UMA AMPLITUDE GENERALIZADA DE OPINIOES.
GRATISSIMO
AO BLOG QUE COLOCOU UMA REPORTAGEM E QUE MUITOS PARTICIPARAM.
EMBORA…!!
PESSOAS NAO OPINAM..QUEREM MAIS DERRUBAR OPINIÕES ABALIZADAS E CONCATENADAS DENTRO DE UM DIAPAZÃO!
OBJETIVO ALCANÇADO!!
GEROU POLÊMICA E…
TIVE A OPORTUNIDADE DE OBSERVAR QUE TEM MUITA GENTE QUE SE SENTE BEM ATINGINDO A OUTRENS!!!.
ESTOU FELIZ…FUI CONTESTADO!!!
Petrolina disse:
18 de novembro de 2015 às 16:04
Julio, Guilherme e Savanna, aposto que a casa de vocês deve ser um lixo mesmo, porque a educação vem de casa, se já tem a lixeira é pra jogar no lixo, se todos fizesse um pouquinho de se mesmo, talvez nosso rio não estaria morto. O povo de Petrolina é muito mal educado..
OPS..VEJO QUE TEM GENTE QUE NAO TEM SENSIBILIDADE PARA UM DEBATE DE OPINIÕES E SIM DE AGRESSÕES
Este babaca, imbecil, estúpido, babaca, viralatas, quer ser bem educado?
Simples.
Ponha algumas questões ao estabelecimento.
1. paga os impostos corretamente?
2. paga os direitos trabalhistas corretamente?
3. sua balança está correta?
4. mostre a qualidade dos alimentos;
5. Eu tenho direito por, além de ser cliente ser empragado?
caso positivo recolho as bandejas e limpo as mesas
Esse povo gosta de viver no lixo, se cada um fizer sua parte, não só o shopping, mas s cidade seria bem melhor, as pessoas só pensam no seu próprio umbigo. Gentileza gera gentileza, independente de quem for e a forma…
A julgar pelos comentários desses que defendem que o ambiente deve ser limpo exclusivamente por funcionários do shopping, sinceramente; essas pessoas devem andar com cuecas e calcinhas imundas pois, provavelmente, nem a b**da devem limpar. Claro que tudo depende do bom senso. Mas como querer bom senso de pessoas que não foram educadas para terem bom senso? Seus pais, coitados, devem ter apenas realizado o coito e que se dane, colocaram essas coisas no mundo. E a m$%rda continua. Pois o que falta é educação nesse povo ignorante.
Acredito, que a maioria de vcs que postaram, não são de Petrolina, uma vez que estão dizendo que as pessoas daqui são mal educadas. Peguem suas malas e cuias, e retornem pra de onde vcs vieram. Aprendam o respeito pelo outro aí, vcs podem vir, isufruir e aproveitar essa região, que está lhe beneficiando. Sou petrolinense, e minha educação vem de berço!
Outro babaca falando merda. Se o pessoal de fora for embora da cidade, a cidade acaba! Ou pensa que Petrolina é formada só por gente que nasceu aqui? Educação deve existir sim.
Morrer para dar emprego para o coveiro, ninguém quer.
Estão acostumados em ter sempre quem limpa e organiza suas bagunças, a verdade é essa! Tem copeiras no shopping pra limpar, mas não cai minha mão quando vou lá e coloco a bandeja no local devido. Acredito q guardar uma bandeja não diminua ninguém. Educação é pra poucos. Minha mãe ensinou!
Quero saber se os educadinhos quando vão em algum restaurante, limpa a mesa e lava os pratos depois.
Esse Carlos Brito só pode ter recebido cache dos shopping pra fazer esse texto e enganar pessoas ingênuas. Atingindo as pessoas desavisadas com essas mensagens subliminares a favor dos grandes empresários que escravizam pessoas.
Fiquei Apaixonada pelo seu post, Vou acompanhar seu Blog que é Top. Esse tipo de conteudo tem me agregado muito conhecimento. Grata!