Leitor critica equívoco em colocação de faixas de pedestres no Centro de Petrolina

por Carlos Britto // 25 de dezembro de 2011 às 17:14

Se a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) gosta de receber sugestões, aí vai uma, do leitor Sandro Gomes da Silva.

O problema refere-se a faixas de pedestres colocadas no Centro da cidade, uma delas em frente ao Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (foto). Confiram a reclamação de Sandro:

Carlos Britto, venho aqui denunciar os erros feitos pela companhia de trânsito da cidade na colocação de faixas de pedestres no centro da cidade. Na frente do Auxiladora mesmo existe uma faixa em frente ao ponto de ônibus. Logo em seguida, quando viramos à esquerda existe outra bem na esquina. Isso é um erro grosseiro, pois, quando nós paramos na segunda, devido a um pedestre, ficamos no meio da via, aumentando o risco de uma colisão com algum veículo que venha atrás de nós.

Outro caso que podemos destacar são as das faixas que colocaram ao lado no Sesc. Nessa rua colocaram uma faixa na esquina. Quando viramos à esquerda em frente ao Teatro do Sesc existe uma faixa. Tal faixa nos força a parar no meio da via, aumento novamente um risco de colisão com um veiculo que venha atrás de nós.

Sandro Gomes da Silva/Leitor

Leitor critica equívoco em colocação de faixas de pedestres no Centro de Petrolina

  1. Ernesto, meu rapaz disse:

    Acho que o leitor perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado. As faixas citadas estão rigorosamente dentro das normas existentes. A única coisa questionável aí é a presença do ponto de ônibus próximo à esquina, que provoca perda de visibilidade ao motorista que vem da direita.
    Críticas devem ter embasamento.

  2. COISA ERRADA disse:

    O que precisa na maioria dos semáforos de Petrolina,. é de um guarda de trânsito, pois os pedestres acham-se pelo fato de estarem na faixa de pedestres serem os donos do mundo mesmo com o sinal aberto para os veículos eles entram achando que são os donos da verdade. Se o Motorista pára o veículo para não atropelar, está sujeito a levar uma multa pois o sinal está fechado, e se atropelar ele vai responder por crime doloso ou culposo.Com quem fica a responsabilidade para que nada de errado aconteça nesse trânsito maluco? Quando vão resolver o problema em frente a EPTTC com a BR 407, naquele cruzamento em frente Radio do Grande Rio?

  3. Brilhando disse:

    vamos implacar todos pedetres. Somente pelo medo da multa eles procurarão entender do trânsito e seu regulamento.kkkkkkkk

  4. Mauricio disse:

    Acho que o leitor está certo. A faixa onde fica a Geani Calçados mesmo foi tirada da esquina e colocada mais a frente na rua. Existem algumas faixas de transito da cidade mais favoráveis a acidentes do que a passagem de Pedestres.

    1. Luiz César Manoel disse:

      Aqui na minha cidade (Braço do Norte) sul de Santa Catarina também temos alguns problemas relacionados às faixas de pedestre. Todas ficam em cima das esquinas, quando dobrar para direita ou para esquerda, além de estar cometendo uma infração de trânsito “para sobre faixa de pedestre”, estou também impedindo a passagem de pedestres que por ventura apareçam enquanto estou aguardando oportunidade segura para dobrar para a rua pretendida.
      Gostaria de saber alguém pode me informar se é regulamentar as faixas de pedestres pintadas encima das esquinas, caso esteja irregular, qual a distância em metros deve ficar afastada.

  5. Apoiado disse:

    Se essas faixas estão dentro das normas, essas normas tem que ser mudadas, pois, o devido exemplo citado pelo leitor quase acontece comigo. Eu estava na minha moto, parei, nesse segunda faixa que fica bem na esquina e um segundo veículo quase colidiu na minha traseira.

  6. Sertanejo disse:

    A EPTTC tem que rever as faixas de trânsito colocadas no cruzamento do SESC. São um perigo.

  7. mariana disse:

    HÔ pessoal da epttc,andem tbém pelas periferias pois o movimento de trânsito por lá tbem é caótico no josé e maria por exemplo,nos finais de semana os bares espusam os pedestres das calçadas pois as mesas dos bares chegam a cair pelo meio fio,é tv ,bandas musicais,mesinhas fixas,grades,e até seguranças muito bem vestidos para deixar adentrar nas calçadas (que é por lei PÚBLICAS,)só quem vai consumir nos bares.I

    sso é um ABSURDO a OVIDORIA da prefeitura já recebeu reclamações sobre o assunto mais ainda nada de fazer alguma coisa a respeito
    Os pedestres(maioria crianças e idosos) tem que andar pelo meio da rua desputando espaço com veículos estacionados nos dois lados da avenida que é muuuuito extreita,além dos veículos no trânsitoque é demais.EPTTC façam alguma coisa a respeito.

  8. mariana disse:

    Não sou conhecedora das regras e normas do trânsito mais vai ai uma dica se for legal dentro da lei!os veículos de quatro e duas rodas,poderiam ser estacionados ao redor da praça frei Damião,POIS NUNCA ESTACIONAM os carros lá,quanto as calçadas essa sim sei que tem um limite para deixar para os pedestres circularem,além das mesinhas fixas,grades fixas para tv e as grades ao redor dos bares,que é uma poluição visual.Trabalhem façam seu trabalho EPTTC,POIS PAGAMOS IMPOSTOS PARA TERMOS NOSSOS DIREITOS FUNCIONANDO. . . . .

  9. Watergate disse:

    O engenheiro de trafego da EPTTC é formado no João Barracão

  10. pasquale disse:

    Não reclamem da epptc. É uma ótima empresa pois ninguém trabalha mesmo!!!
    Queria eu estar empregado numa empresa dessa, só ganhando pra não fazer nada…..
    Desde quarta-feira(21/12) não tem um guardinha no centro, pois o que tem de carro parando em fila tripa, daria para encher os cofre$ de petrolina….Mas se isso acontecer, a empresa perde a mamada das tetas do governo.

  11. pasquale disse:

    Não reclamem da epptc. É uma ótima empresa pois ninguém trabalha mesmo!!!
    Queria eu estar empregado numa empresa dessa, só ganhando pra não fazer nada…..
    Desde quarta-feira(21/12) não tem um guardinha no centro, pois o que tem de carro parando em fila tripla, daria para encher os cofre$ de petrolina….Mas se isso acontecer, a empresa perde a mamada das tetas do governo.

  12. Milverne Lourenço disse:

    QUEM QUISER SABÊ COMO É VERGONHOSO O TRANSITO DE PETROLINA VIAJE POR AI. O TRANSITO AQUI É UMA ANARQUIA OS MOTORISTA NÃO RESPEITA OS PEDESTRE E AINDA ACHA QUE ELE É O ERRADO. iSSO É UMA BAGUNÇA. PARACE MAIS COM O TRANSITO DA INDIA ONDE NINGUÉM SABE PRA ONDE VAI NINGUEM, É PURISSO QUE ACPONTECE TANTO ACIDENTE POIS NÓS PEDESTRE TEM QUE ADIVINHAR PRA ONDE OS CARRO QUEREM IR E FICAR PARADONAS CALÇADA OU ENTÃO SE ARRISCAR A MORER ATROPELADOA QUALQUER HORA. QUEM VAI CUIDAR DISSO UM DIA? SOCORRO!

  13. Ernesto, meu rapaz disse:

    Se a EPTTC é uma empresa séria ou se os seus funcionários trabalham ou não é outra história. O que eu quis dizer é que a posição das faixas de pedestres está correta. Se vocês repararem, a foto acima é um exemplo de correção no quesito engenharia de trânsito: temos faixas de pedestres adequadamente localizadas, acesso de cadeirante com sinalização tátil, pintura de faixas amarelas nas dimensões corretas e possibilidades de fluxos corretos, inclusive com sinalização horizontal. Portanto, criticar o que está certo não é melhor forma de demonstrar o espírito natalino. Quanto à mudança de localização da faixa de pedestre da Souza Junior, eu, particularmente, acho que se trata de um erro para consertar outro. Os veículos que desciam (descem) a Souza Filho se atravessam, da faixa da esquerda, para entrar na Souza Junior, o que tornava os engarrafamentos inevitáveis. O deslocamento da faixa só tornou legítimo a falta de educação do motorista (já que o pedestre continua atravessando justamente na esquina, onde ficava a faixa anterior).
    Não justifica dizer que quando se vai parar na segunda faixa, corre-se o risco de sofrer colisões, já que quem para na primeira faixa vendo que na segunda faixa pedestres estão atravessando, já está cometendo um erro: a visão livre possibilita ao motorista a possibilidade de saber se pode seguir ou não, sobre as duas faixas ao mesmo tempo.
    O que falta é educação, como em todos os problemas do país, e o que sobra é apontar o dedo sujo em direção ao outro, tentando se eximir das responsabilidades próprias.
    Desculpe se vêem falta de espírito natalino na minha resposta.

  14. pasquale disse:

    porra de espírito natalino….os deputados acabaram de aumentar seus próprios salários.
    viva epptc…se multar alguém perde a boquinha do governo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários