Chegou ao fim neste fim de semana, em Lagoa Grande (PE), a Operação ‘Guararapes’ 2025, o maior exercício militar do Exército Brasileiro realizado este ano no Semiárido. Conduzida pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE), a ação simulou as dificuldades climáticas e os desafios operacionais de conflitos contemporâneos.
Entre os dias 1º e 9 de novembro, o exercício reuniu mais de 2.700 militares de 78 Organizações Militares dos estados da Bahia ao Piauí. O objetivo foi garantir o adestramento e a prontidão das tropas, assegurando a capacidade de resposta do Exército em diferentes situações de defesa da nação.
Além das atividades táticas e logísticas, a operação também promoveu uma Ação Cívico-Social (ACISO), com atendimentos e serviços gratuitos à população local.
Outro destaque desta edição foi o Estágio de Correspondente de Guerra, que envolveu estudantes de Jornalismo da Uninassau e da UFPE, a jornalista de guerra Joily Santos e militares da Comunicação Social do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). A iniciativa, inédita dentro da operação, simulou a cobertura jornalística em ambiente de campanha.


