O Departamento de Cultura, Turismo e Esporte da Prefeitura de Lagoa Grande (PE), Sertão do São Francisco, está orientando e solicitando que todos os empreendedores e profissionais que atuam no trade turístico do município realizem ou renovem seus cadastros no Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo. O objetivo da ação é formalizar e fortalecer o trade turístico local, garantindo maior credibilidade, segurança e visibilidade para os empreendimentos e profissionais cadastrados.
Além disso, o Cadastur possibilita o acesso a programas de capacitação, linhas de crédito e incentivos do Governo Federal, contribuindo diretamente para a organização e o desenvolvimento do turismo em Lagoa Grande.
De acordo com o diretor de Cultura, Turismo e Esporte do município, Edivaldo Barbosa, o cadastramento é essencial para a consolidação de Lagoa Grande como destino turístico reconhecido. Edivaldo frisa ainda que através do Cadastur, o trade turístico da Capital da Uva e do Vinho regulariza acesso a créditos como Fungetur, entre outras linhas de financiamentos.
“Ao manter o cadastro em dia, o empresário demonstra compromisso com a legalidade e ainda ganha visibilidade junto ao Ministério do Turismo e facilita o acesso a diversas linhas de crédito, a exemplo do FUNGETUR. E é um passo fundamental para que Lagoa Grande continue crescendo como referência no turismo do Sertão do São Francisco. Outro motivo é que essa atualização é critério para quem se interessar em trabalhar na VinhuvaFest, que acontece de 20 a 23 de novembro em nosso município“, destacou Edivaldo Barbosa.
Gratuito e obrigatório
O cadastro é gratuito e obrigatório, conforme a Lei nº 11.771/2008, que institui a Política Nacional de Turismo. Devem realizar o registro e a atualização os seguintes segmentos: meios de hospedagem; agências e organizadores de eventos; guias de turismo; transportadoras turísticas; restaurantes, bares e similares; e empreendimentos de entretenimento e lazer. O procedimento é totalmente digital e pode ser feito pelo site oficial.
Edivaldo acrescenta que para se cadastrar, é necessário ter conta no Gov.br, preencher os dados solicitados, anexar os documentos exigidos e enviar o registro para análise. “O cadastro tem validade de dois anos, sendo obrigatória a renovação dentro desse prazo“, acrescentou o diretor de Cultura. “A atualização no Cadastur é essencial para manter Lagoa Grande regularizada e competitiva no cenário turístico nacional, beneficiando todo o setor e impulsionando a economia local“, concluiu Edivaldo Barbosa.
Para mais informações, basta acionar o Departamento de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura de Lagoa Grande, via e-mail atendimento.cadastur@turismo.gov.br ou no site.


