Lagoa Grande: Campanha de devolução de embalagens de agrotóxicos começa na terça

por Carlos Britto // 22 de setembro de 2025 às 09:00

Foto: Divulgação

Em Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento do Interior (Seadi), em parceria com a Agência de Defesa do Meio Ambiente (ADMA), inicia nesta terça-feira (23) a campanha de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos. A ação tem como objetivo promover o descarte ambientalmente correto desse material, garantindo a preservação do meio ambiente e a segurança das famílias que vivem no campo.

No ato da devolução, os produtores devem informar para recebimento do comprovante da entrega seu nome completo, número do CPF ou CNPJ, comprovante de endereço da propriedade, além de dispor de um contato telefônico e e-mail. Nesta primeira etapa, a mobilização vai acontecer exclusivamente amanhã, quando equipes estarão preparadas para receber os agricultores em ponto estratégico de coleta previamente definido. Após essa data, novas etapas serão realizadas nos dias 29 e 30 de setembro, em locais que serão divulgados posteriormente.

“O agricultor que devolve corretamente as embalagens contribui diretamente para a preservação do solo, da água e da saúde das pessoas. Essa ação é uma prova de que a produção agrícola pode andar junto com a responsabilidade ambiental”, assinala o diretor-presidente da ADMA, Reginaldo Alencar.

Já o secretário de Agricultura, Ítalo Ferreira, destaca o compromisso da gestão com a sustentabilidade e com a conscientização do homem e da mulher do campo com essa tarefa de tamanha responsabilidade e importância. “Nossa missão é oferecer condições para que o agricultor produza mais e melhor, mas sempre respeitando o meio ambiente. Essa campanha é fundamental para que Lagoa Grande seja referência na agricultura responsável“, disse. “A gestão municipal reforça que a participação de todos os agricultores é essencial. Somente com o descarte adequado é possível reduzir riscos de contaminação e garantir um futuro mais saudável para a população rural e urbana“, concluiu Ítalo Ferreira.

A campanha conta ainda com a parceria da Acavasf, Adagro, IPA, e sindicatos dos trabalhadores e assalariados rurais de Lagoa Grande e dos produtores.

Fotoarte: PMLG

Programação

A programação de coleta desta terça acontecerá nos seguintes locais:

– Assentamento Catalunha, próximo da cerca e de uma construção, das 8h às 9h30;

– Ilha do Pontal 1, entre 8h e 11h, na estrada de acesso, perto da casa de farinha;

– Ilha do Pontal 2, das 8h às 11h, próximo à Igreja Católica e ao ponto da Balsa;

– Malhada Real, das 9h30 às 10h30, estrada da vila, perto do poste de energia elétrica, distante 10 metros do asfalto;

– Assentamento Ouro Verde, das 13h30 às 16, no início da estrada de acesso ao assentamento, embaixo do pé de Juazeiro;

– Assentamento Edmilson Araújo, das 13h30 às 15h, na estrada da vila, no pé da baraúna, antes das casas;

– Assentamento Madre Paulina, das 11h às 12h, na margem direita da vila, ao lado da baraúna que fica distante 20 metros do asfalto;

–  Fazenda Garibaldina, das 14h às 16h ao lado da guarita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários