O Laboratório Central de Petrolina está fechado desde a manhã de hoje (16) de forma inexplicada. De acordo com informações divulgadas no programa “Conexão Verdade”, da Rádio A voz do São Francisco/Emissora Rural, nenhum responsável da Secretaria de Saúde foi encontrado para prestar esclarecimentos a respeito do fechamento do Lacen.
Funcionários também foram surpreendidos com o fechamento, já que muitos estiveram no local para trabalhar quando receberam a notícia de que o Laboratório está fechado.




Bom… para que servia esse laboratório central…
certamente esse desconstruidor de discurso não era usuario do laboratório e por isso nem sabia que existia.
Em “Ricifi” o LACEN é mantido pelo Governo do Estado. O problema é que o Estado só tem compromisso com Recife, enquanto no resto de Pernambuco o município que se vire para prestar saúde, no mais é Chapéu de Palha e Turma do Fomfom.
Uma péssima notícia
O Lacen foi ao longo dos anos perdendo espaço físico e se afastando da sua principal atividade:Oferecer a população de Petrolina Exames de Laboratório via SUS e ser referência de Laboratório de Saúde Pública.
O Projeto original não tinha Samu ou Farmácia Popular,ocuparam as dependências e O Lacen sem investimentos,gerenciamento e vontade política sucateou.
Ainda pode ser salvo mas,não sei se interessa a quem pode e manda,os equipamentos com certeza vão…
Os funcionários concursados do Estado e Município ficarão…E os Políticos passarão.
Só posso lamentar,a administração da saúde em Petrolina é UMA BRICADEIRA.
O laboratório Central – LACEN, está fechado na prática faz muito tempo. As máquinas compradas com dinheiro público já estão sendo sucateada para servir ao interesse da saúde privada.
Digo isso, não é para ser contra a atual administração, que merece elogios e também críticas.
Se todos esses equipamentos e instrumentos lá existentes fossem de uma empresa privada estaria funcionando em pleno vapor e dando lucro, como é o caso do Laboratório da UNIMED e de outros pequenos Laboratórios em funcionamento em Petrolina.
O município tem todas as condições de manter esse laboratório funcionando e buscar parcerias para aumentar a quantidade de exames a ser oferecidos a população. Se não tem condições, então cobra a preço de custo, mas fechar as portas é um erro inaceitável.
Fábio… não sou mesmo, por isso estou perguntando.Engraçado é que Lula, logo no seu início de governo, extinguiu a FRANAVE e os paga-pau que agora critica nada reclamaram. Vai entender esse povo.