A Comarca de Petrolina vai promover, no próximo dia 24, sexta-feira, o 1º Curso de Pretendentes à Adoção, desenvolvido pela Vara Regional da Infância e Juventude da 18ª Circunscrição. A capacitação orientará sobre os aspectos jurídicos, psicológicos, sociais e pedagógicos que envolvem a adoção e o exercício da parentalidade.
Participarão do evento todos os candidatos que já estiverem devidamente cadastrados em procedimento de habilitação junto à Vara da Infância e Juventude da comarca até o dia 23 de setembro. A nova lei de adoção, a convivência familiar e comunitária, e os direitos sócio-assistenciais serão alguns dos temas abordados no encontro.
As palestras serão ministradas pelo juiz Marcos Bacelar e pela equipe técnica interprofissional da Vara Regional da Infância, formada por profissionais de Serviço Social, Psicologia e Pedagogia. O evento conta com o apoio de outros órgãos, como a Defensoria Pública e o Ministério Público do Estado de Pernambuco.
A psicóloga Andrea de Góis, que integra a coordenação do curso, ressalta a importância da iniciativa, que atende a uma orientação da nova lei de adoção. “O curso de preparação para pretendentes a adoção se propõe a orientar os pretensos pais e mães sobre as especificidades do ato de adotar, ressaltando as implicações psicológicas, além de aspectos jurídicos e pedagócicos”, explica Andrea.
O encontro será realizado no Auditório do Fórum de Petrolina, das 8h às 12h e das 14h às 17h30 do dia 24 de setembro. São esperados cerca de 50 participantes.


