Julgamento do Mensalão: No primeiro dia, petistas acham que saíram na frente

por Carlos Britto // 03 de agosto de 2012 às 11:00

Alvo principal da ação do mensalão, o PT terminou o primeiro dia de julgamento com um sentimento de ter largado na frente. Em seus gabinetes, havia um certo clima de comemoração pelo desempenho protelatório de Ricardo Lewandowski e os embates com Joaquim Barbosa.

A repetição desse cenário resultaria em sucesso numa das estratégias dos advogados: evitar o voto de Cezar Peluso, dado como contrário aos réus, já que ele tem de se aposentar até o fim do mês.

O julgamento, porém, está longe de ser uma corrida de 100 metros rasos. Assemelha-se mais a uma maratona. Sair na frente só serve para aliviar a tensão. Os próprios petistas dão como certo que haverá condenações. A dúvida é sobre sua extensão. Torcem pela absolvição de José Dirceu. Sua condenação significará registrar nos livros de história que havia, dentro do Planalto na era do petista Lula, um comando de distribuição ilegal de grana.

Daí que cada avanço no tabuleiro do julgamento será motivo de comemoração, o que aconteceu ontem quando Lewandowski gastou mais de uma hora para votar pelo desmembramento da ação. Resultado: toda primeira etapa do julgamento, das 14h30 às 18h, foi consumida para derrubar a proposta do advogado Márcio Thomaz Bastos, que defende o Banco Rural.

A atuação de Lewandowski, que levou Barbosa a sair do sério e até deixar o plenário, segue a linha esperada por alguns de seus colegas e agrada em cheio os petistas. Não só por atrasar os trabalhos como também por provocar uma tensão no STF.

Supremo dividido

Na tática e nos sonhos do PT, o ideal é que seja criado um ambiente de divisão no Supremo. De preferência com ministros assumindo posições favoráveis às teses do partido.

A expectativa entre petistas é que Lewandowski, indicado pelo ex-presidente Lula e amigo da ex-primeira-dama Marisa Letícia, seja um dos a assumir este papel. Ele funcionaria como um “contraponto”, termo já utilizado pelo próprio ministro, ao voto de Barbosa, que será amplamente desfavorável aos réus.

O desempenho de Lewandowski no primeiro dia mostrou que ele tende a ser um dos personagens centrais do mais importante julgamento da história do Supremo. (do Portal UOL)

Julgamento do Mensalão: No primeiro dia, petistas acham que saíram na frente

  1. Rodrigo disse:

    O Procurador está colocando pra quebrar na quadrilha do apedeuta…

    On-line na TV Justiça:
    http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2012/08/03/comeca_segundo_dia_de_julgamento_do_mensalao_acompanhe_ao_vivo_135554.php

    Carlos,

    Põe o link da TV Justiça na barra lateral do teu site. Esse julgamento vai ser longo.

  2. Mauricio Dantas disse:

    Vai terminar numa grande PIZZA servida e comida pelos réus e juízes!

  3. falador disse:

    o duro disto tudo é saber que o nosso salvador da patria lula sabia de tudo e foi inocentado do esquema desta verdadeira quadrilha desarmada para roubar e extorquir em nome de uma ditadura disfarçada de democracia.olhem que os políticos são os mesmos,os rombos cada vez maiores e ninguém é preso ou devolvem o que foi desviado.agora uma pobre mãe de família que furtou um pote de margarina para dar ao filho o que comer,passa vários dias na cadeia no meio de bandidas de alta periculosidade.ir preso ninguém vai,pois não terá quem condene ou feche as portas da prisão,nem haverá prisão suficiente para todos do colarinho branco,de paletó e gravatas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários