Acontece de amanhã (23) a sexta-feira (25), em Juazeiro, o Seminário em “Vigilância do Óbito de Mulheres em Idade Fértil, Maternos, Infantis e Fetais: Macrorregião Norte”. O evento será no Rapport Hotel, situado na Avenida Ulisses Guimarães, 162, Lomanto Júnior. A abertura do evento será nesta quarta, às 20h.
Participarão do seminário técnicos de 27 municípios que compõem as Dires de Juazeiro, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim, além de técnicos das sete cidades que fazem parte da micro de Petrolina.
O objetivo, além de atualizar os profissionais sobre a Vigilância de Óbitos e reduzir a mortalidade materna e infantil, é fortalecer a articulação já existente entre os estados da Bahia e Pernambuco na atenção da Rede Materno-Infantil.
O evento é promovido pela Suvisa/Divep e 15ª Dires, e conta com o apoio de técnicos da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (Geres) Petrolina e das Diretorias de Vigilância Epidemiológica (Divep), Gestão do Cuidado (DGC) e Diretoria de Informação em Saúde (DIS) da Sesab.
Em 2008, dos 90 óbitos infantis existentes, Juazeiro registrou 33,3% e este percentual subiu em 2011, quando foram a Secretaria da Saúde confirmou 89,3% dos 66 óbitos infantis ocorridos. Dos 68 óbitos fetais ocorridos em 2008, 8,8% foram registrados. Em 2011, 87,1% das 39 mortes foram fetais, um aumento de mais de 70%. As informações são da assessoria de comunicação da prefeitura.
Em 2008, para cada 100 mil nascidos vivos, a taxa de mortalidade materna era de 203,66. Em 2011 nenhum óbito materno foi registrado no município. A meta mínima para investigação pactuada pelo estado e Ministério da Saúde com Juazeiro foi de 45% para os óbitos infantis e fetais e de 60% para as mortes em mulheres.


