Juazeiro está entre as cidades com mais ligações irregulares de energia removidas na Bahia em 2025

por Carlos Britto // 18 de janeiro de 2026 às 15:00

Foto: Ascom Neoenergia Coelba

Juazeiro aparece entre os municípios com maior número de ligações irregulares de energia identificadas e removidas pela Neoenergia Coelba em 2025. Ao longo do ano, 4,3 mil ligações clandestinas foram retiradas na cidade, colocando o município entre os cinco com maior volume de ocorrências em toda a Bahia.

Além disso, Juazeiro também se destacou pelo volume de energia recuperada, com 31 GWh, figurando entre as cidades com maior quantidade de energia devolvida ao sistema elétrico estadual.

No total, a Neoenergia Coelba identificou e removeu cerca de 130 mil ligações irregulares em toda a Bahia, número 17% maior que o registrado em 2024 e o maior já contabilizado no estado. As ações resultaram na recuperação de 476 milhões de quilowatts-hora, quantidade suficiente para abastecer 3,8 milhões de residências por um mês ou toda a cidade de Salvador por 45 dias.

Segundo a distribuidora, os resultados foram alcançados com investimentos em tecnologia e novos métodos de fiscalização, como sistemas inteligentes de monitoramento e o uso de drones para identificar ligações clandestinas em áreas de difícil acesso. Mesmo com menos inspeções em campo, a empresa conseguiu localizar mais irregularidades.

“Nossas ações de combate ao furto de energia beneficiam diretamente cidades como Juazeiro, garantindo mais segurança, qualidade no fornecimento e retorno dos impostos arrecadados em forma de investimentos”, destacou a gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba, Narah Rank.

A empresa reforça que as ligações clandestinas representam riscos à população, pois não seguem normas de segurança e podem provocar acidentes, além de prejudicar o fornecimento de energia para toda a comunidade.

O furto de energia é crime e pode resultar em penalidades previstas na legislação. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 116 ou pelos canais oficiais da Neoenergia Coelba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários