Juazeiro está representando a Bahia no Prêmio Vivaleitura 2011, que concorre pela categoria 2 – “Escolas públicas e privadas” – O Universo das Novelas. A responsável é Gerlane Fernandes da Silva.
Experiências desenvolvidas por bibliotecas, escolas e entidades de 11 estados estão entre as 15 finalistas do Prêmio Vivaleitura deste ano. Escolhidos entre 1.865 inscritos de todo o Brasil, esses projetos disputam três prêmios de R$ 30 mil, um para cada categoria, que serão destinados às melhores experiências de promoção da leitura. A cerimônia em que serão revelados os vencedores e entregue a premiação será realizada em 10 de novembro, no Rio de Janeiro.
O Prêmio Vivaleitura, que tem edição anual desde 2006, se divide em três categorias: bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; escolas públicas e privadas; sociedade, que reúne ONGs, empresas, pessoas físicas, universidades ou faculdades e instituições sociais. Estão entre os objetivos do prêmio democratizar o acesso ao livro, estimular a leitura e a formação cidadã, apoiar a criação e a produção literárias, e reconhecer iniciativas de escolas, bibliotecas e instituições.
Entre os 15 finalistas da sexta edição do Vivaleitura, São Paulo aparece com três projetos; Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Acre, com dois cada; Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Amazonas, Pernambuco e Amapá, com um projeto cada. Concorrem à menção honrosa José Mindlin, destinada a inscritos na categoria sociedade, dois projetos de São Paulo, dois do Rio de Janeiro e um de Curitiba. São critérios para a indicação a abrangência e qualidade do projeto, amplitude e articulação das ações. A menção honrosa do prêmio homenageia o bibliófilo José Mindlin (1914-2010).
A promoção é dos ministérios da Educação e da Cultura, a coordenação e feita pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e o patrocínio da Fundação Santillana, da Espanha. O prêmio tem o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Criado no Ano Ibero-Americano da Leitura, em 2005, o prêmio é voltado para ações de incentivo à leitura em espaços escolares, bibliotecas, instituições, entidades e residências. (Fonte: upb.org.br)



Juazeiro está muito bem representada pela professora Gerlane Fernandes. Parabéns pelo excelente trabalho!
Parabéns professora Gerlane por ousar em um trabalho a partir de uma novela e estar entre os cinco melhores projetos do Brasil. Juazeiro está verdadeiramente bem representado. Boa sorte!
Vi a reportagem exibida pela TV São Francisco sobre o projeto e achei a ideia perfeita, desenvolver a oralidade a partir do programa de TV / novela do cotidiano do aluno foi uma tacada de mestre. Parabéns professora!!!
parabéns gerlane por seu trabalho educacional dedicaçao e amor no que faz.