Juazeiro aparece como a 3ª cidade mais violenta do Brasil em 2024, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). A cidade registrou uma taxa de mais de 76 mortes violentas intencionais a cada 100 mil habitantes.
O ranking considera dados de homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial em municípios com mais de 100 mil habitantes. De acordo com o levantamento, Juazeiro está atrás apenas de Maranguape (CE) (1°) e Jequié (BA) (2°).
A Bahia concentra cinco das dez cidades mais violentas do país, e 16 das 20 estão localizadas no Nordeste. Para o FBSP, a disputa entre facções criminosas pelo controle do tráfico de drogas é apontada como um dos principais fatores que impulsionam os índices de violência na região.
O estado do Amapá lidera a lista dos mais violentos do Brasil em termos proporcionais. Já São Paulo, com índices bem mais baixos, aparece como o estado menos violento do país.
A divulgação dos dados reforça a preocupação com os índices de criminalidade em Juazeiro e reacende o debate sobre a necessidade de ações integradas entre os governos municipal, estadual e federal para o enfrentamento à violência.


