Jovem de Petrolina conta como viu sua vida mudar através de projeto de capoeira

por Carlos Britto // 01 de setembro de 2023 às 21:35

Foto: Blog Carlos Britto

Um jovem de Petrolina viu sua realidade mudar bruscamente a partir do ensino da capoeira. João Pedro Reis tem 23 anos e começou a treinar aos 9, no projeto Capoeira Brasil, idealizado na cidade pelo educador físico Gildemar Marques, conhecido popularmente como “Mestre Madeira”.

Sem estrutura familiar, ele poderia ter ido para o mundo das drogas ou seguido outro rumo na vida, como muitos ao seu redor. Em entrevista a este Blog, ele contou que não queria ser mais um da família a entrar num mundo sem perspectivas, e foi através da capoeira que recebeu disciplina e, hoje, é nutricionista, com várias pós-graduações na área de saúde e tem sua própria clínica em Petrolina.

Eu sempre fazia o que o mestre falava: obedecer os pais, mesmo com a ausência do meu. O pagamento era nota boa. Eu não precisava ser o melhor aluno da sala, mas precisava ter notas boas. Já fui garçom, já panfletei, trabalhei em oficina mecânica, trabalhei em feira, fui ajudante de pedreiro, já trabalhei em parquinho cuidando de criança. A capoeira me ajudou em tudo. Sem ela, eu poderia até conseguir, mas me ajudou a ter um gás a mais e ter a disciplina para estudar. Ela foi o instrumento que me fez conseguir ascensão na minha vida pessoal e profissional”, declara João Pedro Reis.

Sonhador

João Pedro disse que sempre foi sonhador. “Meu pai era usuário de drogas, foi preso por tráfico, minha mãe esquizofrênica, minha avó tinha problema mental. Até minhas matrículas na escola eram feitas por pais de amigos meus ou amigos que já eram maiores de idade. Mas eu nunca desisti, segui todos os ensinamentos do mestre e corri atrás dos meus sonhos. Hoje, eu continuo na capoeira e sigo usando a capoeira para mudar a vida de outras pessoas como a minha mudou. Eu não consigo crer que uma sociedade sem educação, sem disciplina vai prosperar”, disse.

Ele relembrou um pouco mais do seu passado. “Eu era um menino do bairro Maria Auxiliadora, que estudou no Colégio Adelina Almeida, que a família era envolvida com drogas, que tinha amigos que apanhavam porque andavam comigo, porque os pais batiam e achavam que eu era má influência. Mas a capoeira mudou a vida do filho do traficante, da mãe esquizofrênica”, revive João Pedro Reis.

Orgulho

Atuando há mais de 30 anos no ensino da capoeira, o Mestre Madeira já formou milhares de jovens e crianças na região e, como sempre fala em entrevistas a este Blog, se orgulha de ter idealizado o projeto que oferece oportunidade de crescimento e educação aos pequenos. “Esse projeto faz parte da minha vida. É algo que eu prezo muito, não é fácil manter, mas eu me orgulho de tudo que fizemos até aqui. João Pedro é a prova viva de que a capoeira influencia positivamente e pode mudar a vida das pessoas”, falou o mestre de capoeira. João Pedro continua no grupo Capoeira Brasil e, além de participar, também ajuda como voluntário. 

Encontro Nacional

Mestre Madeira continua em busca de parceiros para a realização do 26° Encontro Nacional de Professores e Mestres de Capoeira no Vale do São Francisco, previsto para acontecer entre os dias 13 a 15 de outubro, com o local ainda a ser divulgado. Além de divulgar e incentivar a prática da capoeira no Vale do São Francisco, o encontro possibilitará que crianças e jovens tenham a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos com grandes nomes do esporte.

Os interessados em se tornar aluno e/ou contribuir com o evento podem entrar em contato com o Mestre Madeira pelo telefone (87) 9 9615-0886 (WhatsApp). O instagram oficial é o @capoeirabrasilpe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários