Jorge Garziera critica falta de visão para o desenvolvimento do Vale do São Francisco

por Carlos Britto // 30 de junho de 2010 às 13:43

Jorge Garziera1O secretário de Governo de Lagoa Grande, Jorge Garziera (PMDB), em conversa com o Blog hoje (30) no Recife, defendeu a união de forças na Região do São Francisco.

Nossa região está estagnada. É só manga e uva o tempo inteiro. Percebí isso lá atrás e começamos com vinho, polpa e beneficiamento para reaproveitamento. Precisamos de um encontro pluripartidário e uma liderança que promova o desenvolvimento de uma região inteira, e não somente de uma cidade”.

O ex-prefeito critica os políticos, de todos os partidos, que segundo ele têm uma visão restrita do desenvolvimento regional.

Penso que os deputados deveriam fazer algo a mais. Se eu fosse um deputado me comportaria como embaixador do Vale do São Francisco. Buscaria alternativas para o turismo, que é a maior indústria geradora de desenvolvimento hoje. É preciso estimular isso”, sentenciou.

Jorge Garziera critica falta de visão para o desenvolvimento do Vale do São Francisco

  1. Itauran disse:

    Primeira pergunta, quem é o secretario e ex-prefeito Jorge Garziera, quando ele esteve a frente da prefeitura durante 8 anos ele pensou nisso que fala? Será que ele acredita no seu próprio eco? falar e fácil, difícil é fazer com que as coisa ande, que aconteça, já faz um ano e meio da gestão Rosi Garziera, o que foi feito? o que falavam no palaque e que poderíamos fotografa a cidade porque se não o fizéssemos, iriamos perder o registro da história e da cidade como estava, segundo o mesmo, Lagoa Grande no primeiro dia de governo iria se transformar no canteiro de obras e ninguém mais seguraria a menina dos olhos de ouro. Mais não foi isso que aconteceu o que visualizamos nesse período é que Lagoa Grande está pior do que estava, a prefeitura virou cabide de emprego para algumas famílias e está mais para locadora de veículo do que orgão público responsável pela administração do município, cuidar da saúde, educação, cidadania e assistencialismos sociais.

    Todos nos sabemos que a Uva de mesa, Manga, Goiaba, Acerola é o carro chefe do Vale do São Francisco principalmente pela geração de emprego e a Uva e Manga, diferente do vinho que gera menos emprego do as demais culturas haja visto, que a mesma requer menos mão de obras.

    Quando o secretario diz que percebeu isso lá atrás começou com o vinho ele está certo apenas no tocante ao vinho. Os outro valores agregados para as demais culturas não foram viabilizados com o beneficiamento de polpas e sulcos, quanto ao encontro pluripartidário é difícil tratando deste secretario que não se sabe que ele apoio, as lideranças politicas na região que tenta promover o desenvolvimento são impendidos pela forma desrespeitosa com ele e sua equipe tratam ao políticos, as criticas deve ser essa mesma uma vez que seu partido não sabe qual caminho seguir o importante é está no poder e não visualizar os problemas que devem ser enfrentados na cidade, essa visão restrita do desenvolvimento municipal deve partir dos incentivos oferecidos as industria para que as mesma possam se instalar no município.

    E hora de trabalhar Rosi, a população está cansadas de espera as ações do governo municipal, Jorge quando você chega gritando, batendo na mesa nas secretarias pelo seu governo não ter se encontrado ou dado a resposta esperada é preciso que como bom técnico trocar os jogadores que não estão correspondendo as espectativa do governo.

  2. LAURO disse:

    Prezado Carlos;
    Dificilmente vc publicará meu comentário. Por motivos diversos, sabemos.
    Não utilize seu espaço e sua experiência jornalistica num blog tão respeitado para dar visibilidade a um homem tão vil. Ele representa o que há de pior na política brasileira. Tem dezenas e dezenas de processos em todas às instâncias. É desleal, desumano, desonesto, e um fracasso onde quer que vá. Além de tudo é um dos maiores devedores do BB no país. Creio que, com um mínimo de coerência, ninguém daria espaço a Jorge Liminar Garziera ( Até prá assumir um cargozinho numa prefeitura longínqua, ele precisou de uma LIMINAR).
    Desculpe. Sou leitor contumaz do seu blog, para ficar perto do sertão, onde tenho muitos amigos. Moro em Recife, na Iputinga. Um abraço. LAURO SOUSA – (81) 8546.6301

  3. Itauran disse:

    Lauro parabéns por sua colocações e acredito que depois de você ter descrevido quem Jorge em poucas palavras ainda entre alguém querendo defender o contrário porque é exatamente isso que tu fala e mais alguma coisa que o espaço não permiti que nós o fale….

  4. DAVID NOMERO DE MACEDO disse:

    EM UMA COISA ELE ESTA CERTO SE CONTINUAREM COM ESSA POLITICA DE CADA UM POR SE E DEUS POR TODOS, O VALE DE PROPRERIDADE DESTA REGIÃO PODE ESTA PASSANDO, POIS IRRIGAÇÃO ESTAR NO NORDESTE INTEIRO.

    OS POLITICOS DA REGIÃO TEM DE REINVENTAR A IRRIGAÇÃO E PARAREM DE FALAR ABROBINHA E FICAR DE JOGUINHO POLITICOS,POIS ISSO NÃO COLA MAIS.

  5. DAVID NOMERO DE MACEDO disse:

    QUEDER OS VISIONÁRIOS COM DOM BOSCO E NILO COELHO, VIVINHAM PEQUENOS MAS PENSARAM GRANDES.

    HOJE O QUE VEJO E O CARA FAZER UMA PROPAGANDA DE UMA EMENDA PARLAMENTAR DE 1,3 MILHÃO, H´HÁHÁHÁ EU FICO É RINDO, ELE VAI CUSTA AOS CONFRE DO GOVERNO 2,5 MILHÃO POR ANOR SÓ EM SÁLARIOS E FAZER PROPPAGANDA DE UMA NINHARIA DESSA.(NÃO ESTOU DIZENDO QUE ELE NÃO TENHA MERITO, MAS PODERIA FAZER MAIS, É POUCO PARA UM PARLAMENTAR PROPAGANDEAR.)

    O VALE ESTAR CARENTE DE HOMENS DE VISÃO, HOMENS QUE NÃO NOS ILUDA COM SEUS DESEJOS PESSOAIS, MAS QUE MOSTRE A FORÇA DA NOSSA REGIÃO E DO NOSSO POVO SONHADOR.

  6. Fábio Cardoso disse:

    Itauran, voce fez a seguinte pergunta: Quem é o secretario e ex-prefeito Jorge Garziera?

    O secretario Jorge Garziera a qual você se refere é, a pessoa que queira ou não queira faz parte da historia de nossa cidade. Doutor Jorge é, e sempre ficará marcado no coração de cada morador, pai de família, de cada criança, pois hoje somos conhecido como cidade e, a terra da uva e do vinho graça ao seu trabalho firme e forte que desempenhou e desempenha o secretario senhor Jorge Garziera.

    Você continua…

    faz um ano e meio da gestão Rosi Garziera, o que foi feito?

    1º Lagoa Grande foi uma das duas únicas do estado a ganhar um espaço mais cultura.

    2º Prefeitura promove feira de animais em Jutaí e aquece negócio na região.

    3º Mais de R$ 1,7 milhão em obras para o município

    4º Saúde é campeã na região em metas de vacinação.

    5º prefeitura na comunidade leva serviço à população.

    6º Sala de recursos para aluno com necessidades especiais.

    7º Valorização do esporte e consolidação do turismo.

    8º Lagoa Grande terá unidade básica do SAMU.

    9º Mais investimento na educação.

    10º Parcerias buscam melhorar a qualidade do ensino de alunos lagoagrandenses.

    11º Merenda escolar em dia e acompanhamento nutricional.

    12º Piso implementado ( Todos os docentes recebem vencimento de acordo com a lei federal.

    13º Prefeitura promove I feira de Animais e de produtos da agricultura.

    Ou seja, é muito investimento, é muito trabalho e isso levaria muito tempo para eu digitar tudo, mas cabe a você procurar se informar mais e concerteza, singularmente você irá mudar sua opinião.

    Prezado Lauro,

    Nem DEUS o criador do mundo que morreu por mim e por você por todos nós agradou todo mundo, por isso te peço respeito pelas pessoas e te convido à conhecer o grande homem que é doutor Jorge Garziera e, tenho a convicção que irá mudar de opinião, entretanto, não é dessa forma usando palavras de baixo calan que você Lauro, irá apagar a historia de Doutor Jorge aqui em Lagoa Grande.Tenho muito respeito a Doutor Jorge e a Dona Rose Mary de Oliveira Garziera. Um forte abraço fiquem com Deus e tudo vai da certo.

    Fábio Cardoso.

  7. LAURO disse:

    Fala Fábio Cardoso;
    Não sei se vc tem cargo comissionado ou não. Conheço Jorge o suficiente para ficar longe dele. Não ouse comparar Jesus com Jorge Liminar. Ele (Jorge) é tão especial que mesmo tendo sido eleito não pôde assumir a prefeitura por SER DESONESTO. Se Jorge fosse mínimamente honesto seria um secretário de estado ( Ranilson Ramos conseguiu, com bem menos QI) O problema dele é que é MUITO GRANDE num lugar bem pequeno; e INSIGNIFICANTE no cenário do Estado de Pernambuco. NINGUÉM confia em Jorge. Nem Eduardo Campos, nem os Coelhos, nem Jarbas, nenhum comerciante da cidade ou da região, NINGUÉM. Jorge é um homem só, rodeado de PERCEVEJOS DE GABINETE por todos os lados.
    LAURO SOUSA

  8. Itauran disse:

    Eu, nunca vou mudar de opinião enquanto imperar nesta cidade, descaso e falta de compromisso com a população, no dia que essa prefeita começar fazer o que você descreveu neste treze itens, poderei rever minha opinião e não tenha duvida que serei o primeiro a parabeniza-la pessoalmente a prefeita por essas ações.

    Mais vamos aos seus itens e suas discrição, onde está sendo desenvolvido este espaço se as pessoas envolvida no resgante da cultura na fazem parte deste projeto? quanto a feira de animal somente os funcionários e aqueles que vocês contrataram fizeram presente onde está aprestação de conta do investimento e do que foi vendido na feira? essa conversa fiada de mais de R$ 1,7 milhões em obra eu já ouvi desde do inicio do ano quando seu prefeito em nota dizia que as obras começaria no final de março e até o momento nada foi feito. Quanto a saúde campeã no cumprimento das metas pode até ser verdadeiro uma vez que os agente de saúde por iniciativa própria fazia um porta-a-porta vacinando as pessoas nas suas residência, quanto aos atendimentos nos Postos Médicos e Hospital ela não existe, hoje que prescreve medicamento são as enfermeira por não existir médicos nos PS e os existente no Hospital além de não ter CRM atende mal os paciente, bem como, os seus acompanhantes. Outra grande mentira que você fala e a prefeitura na comunidade olha essa realmente você superou o nível de puxa saco, várias associações desde que a prefeita assumiu convidou ela juntamente com seus secretários para uma reunião na sua sede, além dela não ir, sequer teve a dignidade de mandar comunicar o motivo por não ter atendido aquela solicitação olha que os convites foram feito por escritos. Com relação a sala e não a conheço mais procurarei visita-la para ver o seu funcionamento e se realmente existe. Quais a valorização e consolidação do esporte e do turismo desenvolvida nesta cidade, você deve está brincando de se enganar? ainda bem que você falou terá? quais os investimentos feito na educação de Lagoa Grande, se até a pintura da escola vocês não pagaram, e porque a reforma do colégio de Jutaí está parada? eu gostaria que você mim mostrasse os resultados da qualidade do ensino de Lagoa Grande, vamos ver o que diz a carta do PETI que vai ser divulgada no Programa de Ednevaldo Alves na Lagoa Grande FM no dia (03/07) vamos aguardar. Merenda em dias? acompanhamento nutricional? KKKKKKKKK. Quanto ao piso foi dado aos docente porque é uma Lei Federal não dependia da prefeitura ela só tinha que cumprir.

    David Nomero, você sempre entra fazendo gracinha o que você entende agricultura sustentável e desenvolvimento econômico?. A questão não são os visionários o grande problema e a visão que você da agricultura no Nordeste, para sua informação hoje o Nordeste gera emprego e renda, por exemplo uma hectare de manga gera 2 empregos direto e a uva de mesa 4 empregos diretos. De acordo com o IBRAF (2007), no Brasil existem 79.246 hectares cultivados com mangas predominantemente nos estados da Bahia (38,38 %), São Paulo (17,46%), Pernambuco (12,57%), Minas Gerais (9,27%) Ceará (6,20%), Rio Grande do Norte (3,76%). Sendo o Vale do São Francisco responsável por mais de 90% das exportações do país. De toda a produção de uvas do Vale do São Francisco, mais de 50% são de variedades sem sementes. O plantio de uvas sem sementes já ultrapassa os 300 hectares e tem mercado certo na Europa e no Japão.

    O que o governo municipal através da secretaria de agricultura deveria esta fazendo na região era agregando outras culturas como, ACEROLA, GOIABA, PINHA, MAMÃO e BANANA considerada uma das atividades mais antigas do país, a bananicultura garante emprego e renda para milhares de agricultores, exercendo, ainda, um papel fundamental na fixação do homem no campo. Alem da agricultura de sequeiro, ovinocaprinocultura, a produção de mel e outras atividades correlatas com a área.

    O Vale do São Francisco é o segundo maior pólo produtor de vinho do Brasil, contando hoje com sete vinícolas instaladas e uma área de 800 há de uvas viníferas, com uma produção anual de 8 milhões de litros de vinhos, com uma geração de 2 emprego direto por hectare uma redução de 50% em relação a uva de mesa. Em 2009, o balanço dos produtos vitivinícolas foi bastante desfavorável para o país. Por um lado houve redução das exportações dos produtos de maior importância (uva de mesa e suco de uvas) e por outro houve aumento nas importações de uvas frescas, uvas passas e vinho de mesa. O déficit comercial, que em 2008 era de 41,59 milhões de dólares, passou para 117,78 milhões de dólares em 2009. Enquanto as exportações mostraram redução de 194,29 para 132,43 milhões de dólares, as importações passaram de 235,88 para 250,27 milhões de dólares, UVIBRA; IBRAVIN e MDIC, 2009.

    Onde estão as industrias para o beneficiamento de polpas, doces etc.?

    Afinal de conta David e Jorge vocês querem acabar com que levou décadas para serem conquistado que foi agricultura irrigada o grande problema de Lagoa Grande e 70% das área irrigável do município esta concentrado na mão de poucas pessoas, se queremos ser grande temos que investir e projetos de irrigação viável para o município. Não é com essas criticas que vocês vão resolver o problema de Lagoa Grande, vão trabalhar e Jorge você já deu sua contribuição é hora de deixar sua esposa governar “CAI FORA”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários