A foto acima é do busto de João Barracão, prefeito de Petrolina de 1947 a 51. Apesar de ser uma das personalidades que ajudaram a construir a história do município, nem todos os filhos da terra conhecem a história de João Barracão. Até poderiam, mas o vandalismo não deixa.
Na praça da Rua Tobias Barreto, Centro de Petrolina, onde foi prestada a homenagem ao ex-prefeito, arrancaram a placa com as informações no busto de João Barracão. E já faz tempo que está assim.
O vandalismo transformou João Barracão num “ilustre desconhecido”. Uma pena.



Nem o vandalismo, nem a mídia, nem escolas….ninguém! só dá coelho,coeho….coelho!
E qual é a história dele? Vocês também não sabem é? Deviam contar e não apenas criticar.
O cidadão João Ferreira da Silva, seu João Barracão era baiano do municipio de Senhor do Bonfim, mais precisamente do distrito da Igara. Muito novo migrou p/Petrolina e depois de trabalhar em construções sendo responsável pelo barracão, daí ter acrescido ao seu nome o “Barracão”. No seu tempo foi lder político elegendo-se prefeito e fazendo seu sucessor sr. José Almeida (seu ZEZÉ). O Barracão foi um dos grandes comerciantes de couros e peles, algodão,mamona etc. Foi um dos primeiros a possuir automóvel em Petrolina e um dos maiores empreendedores imobiliários da época. Foi correligionário do gov. Agamenon Magalhães e era casado com D. Madalena , gerando grande prole. A memória deste cidadão merece mais respeito
Lívia Souza, é simples conhecer a história dessa cidade, leia o livro da Professora Creuza Sá, Lá está registrada toda a história desde o primeiro Prefeito. Você sabia que o primeiro Prefeito era avô ou bisavô do atual deputado Adalberto Cavalcanti?
Você sabia que Petrolina foi desenvolvida por várias famílias que não era Coelho?
Porque a mídia, as escolas só nos ensina que somente os Coelho cresceram e desenvolveram Petrolina. Eles também fizeram e fazem a sua parte mais outros nomes também participaram ativamente para o desenvolvimento de Petrolina muito antes de Coelho chegar aqui. Com relação ao vandalismo, isso é normal numa cidade como essa que não tem educação, nem cultura e nem Lei.
Qual o nome do livro?
Joao Barracao (Ferreira) seus filhos e netos ainda hoje sao enpreendedores nessa cidade uma familia que fez valer o seu nome………. parabens familia FERREIRA
gente, sem sombra de dúvida uma falta de respeito, de amor a terra, do não reconhecimento desta grande figura humana que foi coronel joão barracão, um homem público que fez da sua vida social e política quando aqui chegou, sempre dedicada com igualdade a todas as pessoas sem distinção, ajudando aos mais humildes e necessitados. esse era joão barracão, um grande líder político que ajudou esta cidade de petrolina a se desenvolver economicamente. com isso, devemos respeitar todo as as homenagens que lhes são feitas, inclusive um busto colocado em sua homenagem que não foi de próposito, mas pelo reconhecimento pelos grandes serviços prestados esta cidade que o acolheu com tanto amor.
PRA MIM ISSO NÃO É NOVIDADE. OS VANDALOS FAZEM O QUE QUEREM E FICA POR ISSO MESMO E NO FINAL A PREFEITURA TAMBÉM NÃO LIGA PRA ISSO. VOCÊS SABEM QUE AS ESTATUAS DE NOSSAS PRAÇAS ESTÃO QUEBRADAS JÁ FAZ MUITO TEMPO E NENHUMA AUTORIDADE MUNICIPAL TOMA PROVIDÊNCISA PRA CONSERTAR E PUNIR OS DESTRUIDORES DA NOSSA CULTURA. BASTA IR NO BODODROMO QUE A GENTE VÊ A ESTATUA DO BODE TODA QUEBRADA E TAMBÉM AQUELAS DA ORLA DO RIO. ISSO É UM ABSURDO, PENSE O QUE IRÃO DIZER DE NOSSA EDUCAÇÃO OS TURISTAS QUE PASSAREM POR AQUI NO DIA DO ANIVERSÁRIO DE PETROLINA! EU SINTO VERGONHA!
Esse povo da prefeitura não tem sensibilidade cm a arte? Tá bom deles tomarem aulas de cultura. Também eles só pénsam em dinheiro e cultura pra elesw é fantasia. Eu tô com vergonha também de nossa petrolina e do descaso com os artista e suas obras.
Depois de le esses comentaros eu me lembrei de perguntar onde anda o escultor dessas belas estautas de petrolina o jmildes que fez o bode e as estautas da beira do rio? Deve ser muito triste pra ele sabe que suas obra estão abandonadas assim, Isso é um crime que a prefeitura tá fazendo com a nossa cultura.
Pois é. Só agora vi esta reportagem. Mas parece que a estratégia Coelho de apagar a memória dos outros que construíram a cidade deu certo. pois todos falam a mesma língua de que foram os Coelhos que fizeram esta cidade. Pura propaganda. Por isso é interessante não pesquisar, mesmo sabendo ler.