Depois da onda de demissões no setor da saúde em Juazeiro, registrada pelo Blog em novembro do ano passado, o ‘jacaré’ volta a passar pelo secretaria, e agora com força total. Muitos profissionais já começaram a ser dispensados de suas funções e, de acordo com o secretário da pasta, Ubiratan Pedrosa (foto), a previsão é que até o fim do ano cerca de 90% dos funcionários contratados sejam substituídos pelos aprovados no concurso público.
“Era uma grande necessidade o concurso público na área de saúde, pois há tempos não era realizado. Mas apesar da grande quantidade de aprovadas, ainda houve funções que não foram totalmente preenchidas, como psiquiatra, pediatra e técnico em higiene bucal, entre outros. Por isso manteremos ainda um pequeno percentual de funcionários contratados pela necessidade que temos da mão-de-obra”, concluiu Pedrosa.



Essa moda de “Jacaré” passando pelas administrações públicas em final de mandato sempre acontecem, pois a maioria dos prefeitos “incham” suas folhas de pagamento para agradar a correligionarios, amigos e familiares, e se esqueçem da lei de responsabilidade fiscal que manda contratar só o que a prefeitura pode pagar com base na sua arrecadação e são obrigados a fazer isso em todo fim de governo para não infringir a lei, porque não contratar pessoas competentes que realmente trabalhem pela população e não pessoas que ficam só ocupando vaga pública só pra ser “premiado” por ter ajudado de alguma forma o candidato a se eleger.
SECRETARIO SE VAI TER CORTE PQ VOCÊ ESTAR CONTRATANDO PARENTES DE PESSOAS LIGADAS A GESTÃO PARA ALGUNS CARGOS NA SAÚDE E NESSE CARGO FORAM APROVADOS TODAS AS VAGAS E POR SINAL NESSE CARGO TEM 3 CADIDATOS EMPATADOS NAS 2 ULTIMAS VAGAS E MESMO ASSIM O SENHOR CONTRATOU UMA PESSOA NESSA PROFISSÃO? E MAIS ESSE CONTRATO FOI ASSINADO DEPOIS DO RESULTADO FINAL DO CONCURSO. PELO EDITAL NÃO PRECISARIA DESSA PESSOA POIS É SÓ CHAMAR OS APROVADOS. ESTOU ESPERANDO AS CONVOCAÇÕES E SE EU NÃO FOR CHAMADO POIS ESTOU ENTRE AS 16 VAGAS IREI A PUBLICO NAS RADIOS FAZER QUESTIONAMENTO E TAMBÉM ENTRAR COM UMA AÇÃO MO MINISTERIO PUBLICO.
Esses cortes agora são diferentes do jacaré tradicional. Os profissionais contratados com contratos precários serão substituídos pelos concursados, como preza a regra da boa administração pública. Muitas vezes a mesma pessoa que estava com contrato temporário é demitida e readmitida em seguida em regime estatutário, com muito mais benefícios.
Gostaria que o blog verificasse junto a Secretaria de Saúde sobre a previsão para homologação e convocação dos candidatos aprovados… Estou receiosa que por ser ano politico não chamem os aprovados este ano…