Izacolândia e Rajada não se enquadram no Projeto de Lei de Criação de novos municípios

por Carlos Britto // 07 de agosto de 2014 às 18:30

rajada/Foto reprodução InternetMoradores das comunidades de Rajada (Foto)  e Izacolândia, zona rural de Petrolina, pleiteiam há muito tempo a emancipação política. Porém, as duas comunidades não se enquadram no critério do número de 12 mil habitantes.

De acordo com informações da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), hoje, Pernambuco tem apenas cinco cidades com distritos com mais de 12 mil habitantes, e que podem sonhar com a emancipação política.

Natural de Rajada, o deputado Odacy Amorim (PT) que é vice-presidente da Comissão de Negócios Municipais da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e que já defendeu a emancipação política da comunidade, pede cautela para tratar o tema.

“Como é um período de eleição, é mais complicado porque qualquer movimento pode ser entendido como eleitoral. Mas temos vários deputados aqui que estão interessados em acompanhar isso de perto”, comentou Amorim.

Os projetos que estão engavetados na Alepe , alguns há quase 20 anos, serão analisados. Atualmente, 26 projetos tramitam na Casa.

Os municípios aptos segundo a agência estadual são: Brejo Madre de Deus, Ipojuca, Buíque, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes. (Fonte: Diário de Pernambuco / Condepe/Fidem e IBGE)

Izacolândia e Rajada não se enquadram no Projeto de Lei de Criação de novos municípios

  1. Vitorio Rodrigues disse:

    ATÉ 2003, O DISTRITO DE RAJADA, CUJO TERRITÓRIO VINHA ATÉ O RIO RIO JARDIM ERA HABITADO POR UMA POPULAÇÃO DE 7.003 (SETE MIL E TRÊS HABITANTES). DAI PARA CÁ FOI FEITO NOVA CONTAGEM POR MIM E PELO GEÓGRAFO DO IBGE DE RECIFE, MARCOS QUEIRÓZ, POR SOLICITAÇÃO DO ENTÃO PREFEITO DE PETROLINA, FERNANDO BEZERRA COELHO. NA ÉPOCA PARA SE CHEGAR A POPULAÇÃO EXIGIDA PARA A POSTERIOR EMANCIPAÇÃO FOI NECESSÁRIO AMPLIAR A ÁREA TERRITORIAL PARA NOVOS LIMITES, ANEXANDO PARTE DA ÁREA DO DISTRITO DE CRISTÁLIA, PARTE DO DISTRITO DE CURRAL QUEIMADO E PARTE DA ÁREA DO DISTRITO SEDE. DESSA FORMA O NOVO TERRITÓRIO HOJE COMPREENDE DA DIVISA COM O MUNICÍPIO DE CASA NOVA, DIVISA COM O MUNICÍPIO DE DORMENTES, MARGEIA O PISENC, PASSA POR TERRA NOVA E VEM PARA PONTA DA SERRA. COM ESSE AUMENTO DE MAIS 2.000 HABITANTES FICA EXTREMAMENTE DIFÍCIL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários