A situação não anda nada boa na zona rural de Juazeiro. Em nota enviada à imprensa, na manhã de hoje (03), o prefeito Isaac Carvalho decidiu, decreta Situação de Emergência na área de sequeiro por conta da rigorosa estiagem.
A ausência de reservas hídricas piora ainda mais a situação das famílias, que na sua grande maioria têm a agricultura como principal atividade econômica e de subsistência.
A intensidade da seca fica caracterizada como de nível II, de acordo com a Resolução nº. 03 do Conselho Nacional de Defesa Civil – o que levou ao decreto.
O prefeito já deu autorização às secretarias municipais a adotarem ações e medidas urgentes, necessárias ao atendimento das famílias afetadas, até o retorno da normalidade. Também determinou ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que efetue a contratação de carros-pipa para distribuição de água nos locais mais necessitados, reforçando as ações da Operação Pipa, coordenada pelo Exército Brasileiro, que já reiniciou as atividades. O Decreto 003/2012 deve vigorar por 90 dias, podendo ser prorrogado pelo prazo de 180 dias. (Foto/arquivo: Ascom PMJ)



Considero uma total falta de planejamento um município banhado pelo Rio São Francisco decretar emergência por causa de seca.