Investigação de mortes por novo coronavírus faz Pernambuco ter índice de letalidade maior que o da Itália

por Carlos Britto // 07 de abril de 2020 às 14:08

Foto: Hélia Scheppa/SEI-PE

Pernambuco confirmou, em boletim epidemiológico hoje, mais nove mortes em decorrência do novo coronavírus (Covid-19). Assim, o Estado aumentou ainda mais a taxa de mortalidade, que atingiu 13,4% dos infectados pelo novo coronavírus. O índice chama a atenção por ser o maior do país, acima até do que tem sido registrado na Itália – país com a maior taxa de letalidade do mundo: 12,3%.

Até agora foram 223 casos e 30 mortes em Pernambuco, maior número de óbitos do que o Ceará, que tem quase cinco vezes mais casos confirmados (1.013). A taxa de letalidade pernambucana é quase três vezes maior do que a brasileira, que está em 4,6% (553 mortes e 12.056 casos, de acordo com o Ministério da Saúde).

Será que há um coronavírus mais letal infectando os pernambucanos? Não é isso que autoridades e especialistas apontam. Eles citam que o dado estaria ligado ao foco de testagem em pacientes graves e a uma intensa investigação das mortes por SRAG (Síndrome respiratória aguda grave), dois fatores que elevariam a taxa de mortes.

O secretário estadual de Saúde André Longo assegura que o alto índice de mortalidade é fruto de “uma vigilância ativa e de uma transparência absoluta“. “Ninguém testou mais SRAG do que Pernambuco no Nordeste“, diz Longo.

Segundo ele, há uma investigação de todas as mortes suspeitas no Estado. “Pernambuco faz questão de investigar cada um desses óbitos para permitir que as famílias possam ter esse resultado. Nosso compromisso é fazer uma busca ativa de cada um desses óbitos, assim como temos orientado os municípios, o SVO [Serviço de Verificação de Óbitos] e o IML [Instituto Médico Legal], para fazer a coleta desses casos para que a gente não perca nenhuma investigação de morte“, explica.

No Brasil, especialistas acreditam que existe uma subnotificação de mortes por SRAG. “Nossa preocupação é a transparência. Mesmo que os números possam parecer mais duros, queremos que eles sejam colocados para a sociedade pernambucana”, completa o secretário estadual.

Por conta dessa busca ativa, a metodologia dos boletins mudou hoje. “Estamos fazendo esse relato por dia de ocorrência. Tivemos neste boletim de hoje nove mortes, mas isso não significa que elas ocorreram nas últimas 24 horas“, pontua Longo.

Poucos testes

O UOL consultou especialistas na área de infectologia que acreditam que a busca ativa para testar mortes suspeitas está acompanhada de uma grande subnotificação de casos mais leves. A infectologista e professora aposentada de doenças infecciosas da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) Vera Magalhães afirma que o alto percentual de mortos no estado deve ser explicado pela pouca quantidade de testes. “Isso aconteceu também em outros países quando se testava menos, ou seja, apenas os casos mais graves com SRAG. Então acredito que é porque se testa pouco, e esse percentual é falsamente ampliado“, diz. (Fonte: UOL)

Investigação de mortes por novo coronavírus faz Pernambuco ter índice de letalidade maior que o da Itália

  1. Popo disse:

    Isso é terrorismo… O Governo de Pernambuco vim em publico dizer que Pernambuco tem.um indice maior que a Italia….Essa gente devia está preso.
    Isso tudo é pra tirar Dinheiro fa União.

    Bolsonaro conhece essa gente, eles querem aumentar esse indice pra que o Governo Federal mande mais Dinheiro pra o Governo do Estado.
    Mas Bolsonaro sabe que esse terror é pra assustar a População.

    Por isso eu concordo em o Exército Gerir o Dinheiro da União em cada Estado.

    Uma vergonha esse Gov.Paulo Câmara.

    1. Fábio disse:

      Fasta pra lá boi véi careta… Ê gado oi boi.

    2. Cleber disse:

      Este cara precisa urgentemente de um tratamento, igual ao líder Bozo.

  2. Pipi disse:

    Ava popo, seja menos gado.

  3. Francesco disse:

    A única explicação é que Pernambuco está subnotificando os casos. Ou seja, está registrando somente os casos graves.

    1. Leitora disse:

      Pernambuco eu não sei, mas Petrolina com esses 7 suspeitos ha mais de uma semana, ninguém acredita!

    2. MARCIUS disse:

      Pernambuco e o Brasil inteiro

  4. Popo disse:

    Pupi mija de coca msm

  5. Lindaura disse:

    É uma piada ?? Comparar a Itália c o Pernambuco ??? Meu Deus! Ainda fala que o outro é gado… tô bem vendo quem é gado aqui. Num país de ladrões que se aproveitam de uma pandemia p criar algo muito pior. Raça de víboras. Seus dias estão chegando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários