Uma pane nos servidores da Cloudflare paralisou grandes porções da internet global na manhã desta terça-feira (18), gerando instabilidade e interrupções em serviços essenciais e populares. O problema, que começou a ser reportado por volta das 8h, rapidamente se espalhou, deixando inacessíveis ou intermitentes plataformas como a rede social X (antigo Twitter), a Amazon, a ferramenta de inteligência artificial ChatGPT e o portal de design Canva.
Relatos de usuários no Downdetector, a plataforma de queixas sobre instabilidade online, apontaram um pico de falhas no Brasil, atingindo também o AWS, Spotify, o popular jogo League of Legends e a casa de apostas Bet365.
A Cloudflare, empresa cuja missão é tornar os sites mais rápidos e seguros atuando como gerenciadora e otimizadora do tráfego web, confirmou a interrupção em nota oficial. “A Cloudflare está ciente de um problema que pode afetar vários clientes e está investigando,” dizia o comunicado emitido por volta das 10h. A empresa reconheceu que “alguns serviços podem ser afetados de forma intermitente” e assegurou estar “focada em restaurar o serviço“.
A boa notícia veio horas depois: a empresa informou ter encontrado a origem da falha de sistema e que alterações foram implementadas para a recuperação dos serviços Cloudflare Access e Warp. A empresa confirmou que “os níveis de erro para usuários do Access e Warp retornaram às taxas anteriores ao incidente“, sinalizando a resolução do problema técnico que causou o apagão. Esta interrupção ocorre poucas semanas após a grande pane na Amazon Web Services (AWS), reforçando a preocupação com a dependência de grandes provedores de infraestrutura que, ao falharem, causam um efeito dominó sobre o funcionamento global da internet. (Fonte: ANSA Brasil)


