Inscrições para Conselho de Igualdade Racial de Petrolina vão até dia 20/01

por Carlos Britto // 12 de fevereiro de 2026 às 13:00

Foto: Ascom PMJ/divulgação

As inscrições para que entidades da sociedade civil integrem o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) no período 2026–2028 seguem abertas até o próximo dia 20 de fevereiro em Petrolina. A iniciativa é da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, e reforça o compromisso do município com a participação social, a equidade e a construção de políticas públicas permanentes voltadas à promoção da igualdade racial.

O Conselho é um órgão paritário, consultivo, fiscalizador e deliberativo, responsável por garantir a participação da sociedade civil na formulação, acompanhamento e fortalecimento das políticas públicas de igualdade racial no município. Podem participar do processo movimentos negros urbanos e rurais, comunidades quilombolas, povos indígenas, comunidades ciganas, povos e comunidades de matriz africana, grupos culturais — como capoeira e hip hop — e coletivos de direitos humanos que atuem na promoção da igualdade racial. O conselho contará com seis conselheiros e seis suplentes.

As inscrições podem ser realizadas presencialmente na Gerência de Promoção da Igualdade Racial (Rua Projetada, nº 111, Vila Mocó), das 8h às 14h, ou pelo e-mail pnzpir@gmail.com. Para efetivar a inscrição, as entidades ou pessoas físicas devem apresentar a documentação exigida em edital, como ficha de inscrição, estatuto social, atas da diretoria, CNPJ atualizado (se houver), e indicação de representantes titular e suplente. A lista completa de requisitos e critérios de participação está disponível no Diário Oficial do Município.

Após o período de inscrições, será realizada a análise documental e divulgação dos resultados. A eleição para escolha dos conselheiros e suplentes ocorrerá em 24 de fevereiro, e a posse está prevista para 3 de março. A participação da sociedade civil é fundamental à construção de políticas públicas mais representativas e eficazes no enfrentamento das desigualdades raciais em Petrolina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários