Casais de Lagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, dispostos em oficializar a união através do Casamento Comunitário – uma iniciativa da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) e do Cartório Civil da cidade – têm somente até esta quarta (10) para realizarem as inscrições iniciadas em setembro. O procedimento está sendo feitas no Cartório de Registro Civil (Cartório de Dona Ivete), localizado na sede do município. Serão 100 vagas disponibilizadas para o Casamento Comunitário deste ano.
Conforme a secretária de Assistência Social, Eliene Neri Martins, o ‘sim’ dos casais ocorrerá numa cerimônia especial marcada para o dia 19 de dezembro, às 16h, no Centro de Treinamento e Aprendizagem (CTA) de Lagoa Grande. Para se inscrever, basta comparecer com a documentação exigida: cópia do RG, CPF, comprovante de residência (dos dois), certidão de nascimento (se for solteiro) e duas testemunhas. Para quem já foi casado(a), é obrigatória a apresentação da certidão de divórcio e, para viúvo ou viúva, a certidão de óbito. Todo o processo é gratuito.
Além da prefeitura e da SAS, a realização do Casamento Comunitário tem a parceria do Cartório Serventia Registral e Notarial, com apoio do Tribunal de Justiça de Pernambuco e da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen-PE). “Essa é uma forma de promover inclusão e acolhimento, garantindo que os casais possam formalizar sua união civil em uma celebração única. É uma iniciativa que possibilita oficializar esse momento sem custo, mas com muito significado“, ressaltou a secretária Eliene Neri.


