As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), conhecida como “CNU dos Professores”, têm início nesta segunda-feira (14) e seguem até o dia 25 de julho. Os candidatos devem se inscrever exclusivamente pelo Sistema PND, disponível no portal do Inep. A taxa de inscrição é de R$ 85, para candidatos não isentos.
A prova será aplicada em 26 de outubro de 2025 e poderá ser utilizada por estados e municípios como etapa única ou complementar em concursos públicos e processos seletivos para o magistério a partir de 2026.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o exame busca contribuir para a melhoria da qualidade do ensino nas redes públicas:“Vai ser um passo importante para reconhecer e melhorar a qualidade dos profissionais nas redes da educação básica brasileira, além de uniformizar critérios de seleção nos estados e municípios.” – afirmou
Estão aptos a realizar a prova, os estudantes de licenciatura que concluirão o curso em 2025 e que estejam inscritos no Enade e professores já formados em licenciatura que queiram participar de processos seletivos no serviço público.
A proposta do Ministério da Educação é que a PND funcione como instrumento de referência nacional para ingresso na carreira docente, nos moldes do Concurso Nacional Unificado, voltado para o serviço público federal.


