A partir do próximo dia 23 de novembro até o dia 15 de dezembro, os municípios da região do Baixo Salitre (Juazeiro e entorno), no centro-norte da Bahia, irão receber a visita de técnicos do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) para realizar a Campanha de Cadastro de Usuários de Águas da região. O objetivo da campanha é ajudar a solucionar os problemas hídricos nas comunidades, divulgando a importância do cadastramento de todos os usuários de águas subterrâneas e superficiais da Bacia Hidrográfica do Salitre para regularizar as informações que envolvem a captação de água na região e reforçar a importância do uso racional dos recursos hídricos.
A metodologia de cadastro está dividida em três momentos distintos. Na primeira etapa, que acontece a partir do dia 23 de novembro, está programada a mobilização no município de Juazeiro e em todos os povoados rurais com a intenção de divulgar e informar os usuários sobre a realização do cadastro.
Entre os dias 06 e 10 de dezembro acontecem as reuniões nos povoados da zona rural para a população tirar as dúvidas sobre o cadastramento e ainda apresentar aos usuários a Portaria Convocatória e suas determinações. E por fim, a realização do cadastro irá acontecer nos dias 13 e 15 de dezembro e poderá ser feito nos postos temporários nas localidades de Pacuí, Abreus, Curral Velho, Junco, Goiabeira e Marruá e na sede da Unidade Regional do Ingá, em Juazeiro.
Segundo Janaina Novaes, coordenadora de Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos e Regras de Operação de Reservatório do Ingá, o cadastramento tem papel fundamental por levantar informações que podem ser utilizadas em todas as outras ações do órgão gestor das águas. “É necessário ampliar e melhorar o conhecimento das necessidades hídricas e fortalecer a gestão das águas no Estado da Bahia” ressalta.
Áreas com conflitos de uso e escassez de água têm atenção especial do Ingá, devido às necessidades de soluções imediatas e também porque pode evitar maiores problemas para os usuários e as comunidades. Nesse caso, as informações coletadas irão auxiliar também a elaboração de estudos e planejamentos, além de alimentar banco de dados sobre as características dos usos de água no Estado, de forma contínua.
O cadastro de usuários é gratuito e será realizado de forma convocatória. A população poderá contribuir com o cadastramento dirigindo-se ao posto mais perto de onde mora e levar os documentos pessoais: RG e CPF, além de comprovante de endereço e da propriedade (informações sobre a captação, bomba e área irrigada, método de irrigação). Deve se cadastrar quem faz captação em córregos, rios ou ribeirões (curso d’ água); quem faz captação de água através de poços e nascentes e quem faz construções de barragens ou açudes. (foto ilustrativa/reprodução internet)




nessa terra que eu nacis
Eu joge carvalho estou torcendo que de tudo certo com esses dois projeto tanto da estrada como o canal porque facilitarar a vida de muitos agritores e sertanejos que vive nessa regiao por ex.povoados que residem de campo formoso ha juazeiro obs . Estou comentando por que já morei nessa regiã e sei que não é facil sou natural de juazeiro- ba ja morei no curral velho salitre atulmente resido em são paulo