Indice geral de infestação da dengue é de 1,2% em Petrolina

por Carlos Britto // 13 de julho de 2010 às 15:13

mosquitoA Secretaria Municipal de Saúde divulgou na o resultado do Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa). A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 9 de julho, pela Gerência de Endemias, com o objetivo de utilizar os indicadores como instrumento para identificação de áreas de risco para a ocorrência da Dengue.

Para a realização da pesquisa a cidade foi dividida em oito áreas, que são chamadas de estratos. Segundo os dados estatísticos, o índice geral de infestação predial para o Aedes Aegypti foi de 1,2 %, no geral, considerado de médio risco pelo Ministério da Saúde para ocorrência de epidemia da dengue. No último levantamento, realizado no mês de maio, o índice foi de 1,6%.

Durante o levantamento os bairros Quati, Cosme e Damião, João de Deus, Jardim São Paulo, IPSEP, Jardim Imperial, Portal da Cidade e Alto da Boa Vista, foram as localidades que mais chamaram atenção da equipe por apresentar um alto índice de infestação, correspondendo a 4,8%.

Com o LIRAa as medidas de controle serão intensificadas e redirecionadas para prevenir possíveis ocorrências de epidemias da doença. Os mutirões de combate a doença, que são realizados durante todo o ano, consistem em visita as residências, verificando possíveis focos do mosquito, orientação a população, além do combate com larvicida, inseticida e com o fumacê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários