Um incêndio na noite do último sábado (29) nas proximidades da barragem São Geraldo, em Juazeiro (BA), destruiu toda a tubulação na casa de bomba da estação de esgoto do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE). O equipamento é responsável por fazer a drenagem de água em época de cheia no rio.
A autarquia acredita que o incêndio foi de origem criminosa. O fogo começou por volta das 18h, após pessoas não identificadas atearem fogo em um lixo próximo à tubulação. As chamas se alastraram por conta da vegetação seca e em pouco tempo atingiram os mangotes e tubos PVC de 400 milímetros.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar o fogo. Segundo José Carlos Oliveira, que passa pelo local todos os dias, é comum as pessoas jogarem e queimarem lixo nessa área. “Trata-se de uma invasão que cresce a cada dia, o pessoal queima o lixo e aí acontece isso”, relatou.
É crime causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem. A pena, de acordo com o artigo 250 do Decreto-lei nº 2.848 do Código Penal, é de três a seis anos de reclusão, além de multa.


