

Dar um basta à censura e o abuso do poder que vem cerceando a liberdade de expressão em Petrolina. Este foi o objetivo principal do encontro que reuniu um grupo significativo de profissionais dos meios de comunicação do Vale do São Francisco (Jornal, rádios, TV, assessoria de imprensa e blogs), na noite da última terça-feira (29), no Circulo Militar, em Petrolina.
Os profissionais da imprensa resolveram se unir após uma série de processos judiciais movidos pela Prefeitura Municipal de Petrolina contra os Blogs de Carlos Britto e Folha/Jornal Folha do São Francisco, por conta de informações consideradas inoportunas pelo prefeito Júlio Lóssio.
Os profissionais reclamaram ainda da rapidez com que os processos andam, na Justiça Especial de Petrolina, em relação aos jornalistas, em detrimento de outros oriundos do cidadão comum.
Após mais de uma hora de debates e entendimentos, os profissionais deliberaram pela realização de uma campanha nacional de repúdio e protesto com a participação efetiva de entidades, a exemplo dos sindicatos dos jornalistas e radialistas de Pernambuco e Bahia, OAB e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
O acesso à informação é garantia constitucional contida no Art 5º de nossa Carta Magna, que assegura a todos a livre manifestação do pensamento, levando ainda em conta outra garantia constitucional: o direito de informação.(da Clas comunicação)



Creio que , se nao for …, esse prefeito vai retirar todas as queixas que ele adentrou no judiciario contra voces! È O QUE O POVO ALMEJA E É BOM PRA ELE MESMO…E que o poder Judiciario, seja mais fiscalizado, para se evitar o que ocorreu de exdruxulo nesse caso, em Petrolina.O povo nao é bobo nao.Já entendeu tudo o que aconteceu entre ……..Estamos bem acordados agora viu turma?
Lelê é Gatinha *0*
Isso, temos que estar unidos – e conscientes – para evitar que qualquer UM queira se meter a besta e tente barrar a liberdade de imprensa.
A censura é um câncer e, como tal, tem que ser combatido com o melhor dos remédios: a reação dos domocratas e defensores da maioria que somos todos nós que lutamos em defesa do nosso povo.
Sem direito à libertade jamais seremos ninguém.
Que viva, pois a liberdade plena de expressão. Petrolina não pode voltar a ser um feudo de um punhado de pessoas. Petrolina é a força de seu povo !
Estou completamente de acordo com união da imprensa local e convoco a atenção da regional para que atitudes absurdas como esta tomada contra a sociedade, pois querendo calar a imprensa e esta contra o direito de ser informado do cidadão, atitudes covardes como tem que ser repreendidas e repudiadas e mostrada para a população. Mas em um quesito discordo é o uso da imprensa para difamar a imagem de pessoas de bem e favor de um ou de outro que queira tirar proveito da situação.
É ISSO MESMO. VCS TEM MAIS É Q SE UNIREM CONTRA QUEM QUER CALAR A BOCA DA VERDADE…AFINAL, A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, NOSSA CARTA MAGNA DA LIBERDADE, NOS DÁ ESSE DIREITO. VAMOS AS RUAS, TIRAMOS COLLOR DO PODER Q DIRÁ QUALQUER OUTRA PESSOA! NINGUEM É INSUBISTITUÍVEL…A NÃO SER PAI E MÃE….E NOTA ZERO A “CALAÇÃO DE BOCA”…
Quero vê quem vai ser o primeiro a jogar pedras na Justiça!
O Brasil é um País estranho do ponto de vista da sua organização. Tem pessoas que não consegue fazer um processo andar na Justiça e outras que assim que o processo entrar a SENTENÇA já está pronta. Quero entender essa mágica.
Nos, povo, tambem queremos entender esse judiciario de Petrolina.Tem que todo mundo ficar ligado no poder judiciario e prefeitura
A FINAL DE CONTA QUEREM QUER CALAR A BOCA DE VCS? QUEM O PREFEITO POR QUE??
A FINAL DE CONTA QUEREM CALAR A BOCA DE VCS? QUEM O PREFEITO POR QUE??
Este Prefeito não Acerta uma, acha que esta vivendo em outro planeta.
Vocês da Imprensa que fala a voz do povo de Petrolina. Vamos mostra mais a situação em que a nossa cidade se encontra. apertem o circulo contra este sem nossão.
Parabéns a vocês todos! A cidade está com vocês! Que estes acontecimentos apenas sirvam para que vocês exerçam seus trabalhos, com cabeça erguida e sem temer retaliações, verdadeiras ações atrapalhadas por aqueles que queriam amordaçar trabalhadores sérios e a inteira população de uma cidade! Não se amedrontem nem se intimidem!
Como um cominicador e estudante de jornalismo, parabenizo os nobres comunicadores e jornalistas do vale do são francisco, pela bela iniciativa. o blog chorrochoemfoco, esta junto nessa luta por uma imprensa democratica, unida e forte. O que esta em jogo é liberdade de imprensa e de expresão, nao podemos deixar de informar a população as verdades do cotidiano dos homens públicos. as leis e a justiça, devemos respeitar e cumpri-las,mais nao teme-las e ao povo informar. Inclusive, as verdades sobre os homens e mulheres que comandam nossos municipios, nossos estados e nosso pais. ” sem liberdade de criticar, não existe eleogio sincero” beumachais.
Entre a justiça e a imprensa quem tem mais força? Quem acertar ganha um doce.
imrensa, claro!Ela tem a força!
A imprensa acaba de bater os olhos no seu candidato a vereador ou a vice-prefeito. Veja na primeira foto quem apresenta mais pouse!
Quem é? quem é Quem é?
Entendo o direito de liberdade de expressão. Entendo também o direito de se defender quando ofendido. Carlos Britto, você não entende isso não? Você fala tanto em democracia e não quer respeitar esse direito. Aprendi ao longo dos meus 30 anos que se deve fazer três críticas quando se escuta alguma coisa, que são: saber quem está dizendo, por que está dizendo, e quando está dizendo. Assim você pode analisar e tomar sua posição. Neste sentido, entendo que a Vera foi errada e deve se redimir, e vocês devem respeito a justiça, já que se dizem o quarto poder. Mais uma coisa, qualquer profissional que erra, é passível de ser processado, seja engenheiro, médico, professor. Assim, finalizo dizendo que vocês não estão acima da verdade, e que o povo é quem vai julgar as ações dos políticos.
Sem mais fico por aqui. Espero que você publique a minhã opinião, já que você reclama tanto de quem censura a opinião dos outros.
Sem a imprensa, o povo não terá meios para julgar nada, pois ficará alienada a outdoors e mensagens dos proprios politicos, que vão adorar ter esse controle sozinho.
Mas o povo ja sabe dos ocorridos ,atravez da imprensa, e a mesma deve ser os olhos e ouvidos de um povo.Viva a total liberdade da imprensa!
Ate a presidente,ministro, senadores,vivem na imprensa,escrita e falada,e nao ameaçam ninguem, agora vem esse prefeito , se achando superior a presidenta da republica e outros politicos de muito mais gabarito que esse prefeito ,do alto sertao no NE, entrando com açao contra a impresa.É cada coisa , que nos faltava….Só nos faltava essa
Hoje é festa ,lá no meu AP,pode aparecer,vai rola bunda lele….la la la….
VAMOS MANDAR MANIFESTO AO CNJ, POIS A CORREGEDORA ELIANA CALMON É DOIDA PRA PEGAR OS TOGADOS CHEIOS DE APADRINHADOS. LIGEIRINHO ELA MANDA FAZER UMA AUDITORIA
Muito importante se fazer isso.
apoiado!
É uma pena que muita gente pela falta de cultura não consegue assimilar esta administração atual: “sem nenhum respeito pelas eleitores que o colocaram lá”. Pessoas estão se iludindo com propagandas bonitas, pessoas estão se iludindo com concessões absurdas (onde tem um local que poderia ser uma praça, um espaço verde, um parque infantil são liberados p/contruções de botecos p/venda de bebidas); a destruição de preças (Pça. Mª Auxiliadora transformada em um deserto árido de pedras e cactos); Uma Zona Azul enfiada de “goela abaixo” sem nenhum escrúpulo, não c/intuito de disciplinar o trânsito, os espaços, mas, para se tornar mais uma fonte de arrecadação, etc. etc. etc… E quando a imprensa resolver tornar-se porta-voz dos que não tem a quem apelar, é barrada, é calada. Petrolinense, será que nas próximas eleições estes desmandos serão esquecidos. Não sou política, nem estou interessada em que serão os próximos a querer a “vaguinha de prefeito”, mais será que existe igual ou pior que o atual?
creio que nao.
Nao esqueca que a zona azul foi criada por Odacy ok!
CONCORDO PLENAMENTE COM A LIBERDADE DE IMPRENSA, AGORA DIZER QUE VOCÊS SÃO INDEPEDENTES, É CONVERSA PRÁ BOI DORMIR.
Em todo o pais a imprensa o é, e porque aqui nao seria?Claro que sao.
A transparência é um fator importante na evolução de um povo. Quanto menor transparência, mais omissão e mais mentira. Os órgãos de informações podem se multiplicarem em rítmo acelerado, as informações podem sair em fluxos gigantes, mas se nela não há liberdade nem espírito de justiça então não há democracia, porque não há transparência. Se você deixa de publicar o que não é interessa ao seu patrocinador ou ao seu patrão, significa que alguma verdade está sendo omitida ou alguma mentira se está pregando.
Veja estes dados sobre a transparência, retirados da pagina da UOL:
VAGUINALDO MARINHEIRO
DE LONDRES
Após três anos de ascensão contínua, o Brasil caiu no ranking da Transparência Internacional que mede a percepção de corrupção em 183 países.
No ano passado, o Brasil ocupava a 69ª posição. Aparece agora em 73º lugar, atrás de Gana, Namíbia, Botsuana e Ruanda, por exemplo, para citar apenas os africanos.
Brasil convive com diferentes mundos, diz diretor de entidade
Na América do Sul, está muito atrás do Chile, que ocupa a 22ª posição, e do Uruguai (25º).
A mudança de posição no ranking, porém, não representa um aumento da percepção de corrupção no país. A nota atribuída ao Brasil ficou praticamente estável, era de 3,7 em 2010 e está agora em 3,8, numa escala que vai de 0 (muito corrupto) a 10 (nada corrupto).
O que aconteceu é que entraram novos países no ranking, como Santa Lúcia, Bahamas e São Vicente e Granadinas, que aparecem na frente do Brasil.
Cuba, que empatara com o Brasil em 2010, melhorou e está agora na 61ª posição.
O ranking é liderado pela Nova Zelândia, seguida de Dinamarca e Finlândia. No fim da lista estão empatados Somália e Coreia do Norte, que aparece pela primeira vez no estudo.
A Venezuela é o pior país na América do Sul (172º).
Para a Transparência Internacional, órgão que tem sede em Berlim, a situação do mundo é muito preocupante. Dos 183 países analisados, 134 foram reprovados –receberam notas abaixo de 5, o que significa que têm sérios problemas de corrupção.
O ranking é composto com base em documentos e programas de combate à corrupção e também entrevistas.
Em cada país, são ouvidos empresários locais e estrangeiros e analistas. Eles são questionados se pagaram ou se foi exigido deles que pagassem propina a agentes