Importância da Etnozoologia para Conservação da Biodiversidade será tema do 3º First Friday

por Carlos Britto // 28 de agosto de 2025 às 21:35

Fotoarte: divulgação

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) realizará, no próximo dia 5 de setembro, a 3ª edição do First Friday 2025 – encontro que une ciência, cultura e divulgação do conhecimento no Sertão do São Francisco. O evento acontecerá a partir das 9h, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, localizado no Cemafauna, no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina.

O tema desta edição é ‘A importância da Etnozoologia para a Conservação da Biodiversidade’, conduzido pelo professor Dr. Felipe Silva Ferreira. A etnozoologia é uma área de estudo que investiga as relações entre os seres humanos e os animais, considerando aspectos culturais, sociais e ambientais, o que contribui diretamente para pensar estratégias de conservação mais efetivas e sensíveis à realidade das comunidades locais.

O First Friday tem se consolidado como um espaço de diálogo acessível e dinâmico sobre ciência, atraindo um público diverso, de diferentes idades e formações. A cada edição, além da palestra, os participantes têm a oportunidade de realizar um passeio pelo Museu de Fauna da Caatinga, que guarda um acervo de cerca de 60 exemplares de animais silvestres taxidermizados, todos representativos do bioma. O espaço desperta curiosidade e possibilita uma maior conexão entre a comunidade e a biodiversidade regional.

A programação tem duração mínima de uma hora e propõe uma reflexão coletiva sobre a ciência e seu papel no dia a dia. As inscrições para esta edição custam R$ 5,00, são limitadas a 70 participantes e devem ser realizadas por meio de formulário online. O pagamento será efetuado no dia do evento, e ao final os inscritos receberão certificado de participação.

Sobre o Palestrante

Biólogo, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (2005), Mestre em Bioprospecção Molecular pela Universidade Regional do Cariri (2009) e Doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Atualmente, é Professor da Univasf, lotado no Colegiado de Ecologia, e credenciado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e Biológicas – Univasf (Mestrado e Doutorado). Possui experiência na área de Zoologia, com ênfase em Etnozoologia, mais precisamente nos seguintes temas: padrões e processos relacionados a sistemas socioecológicos, caça, zooterapia e efeito da cultura (tabus e crenças) na relação humanidade/animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…