Implantação de usina nuclear pode virar embate político no sertão pernambucano

por Carlos Britto // 05 de fevereiro de 2011 às 12:17

A implantação de uma usina nuclear em Pernambuco pode acabar numa disputa política. Tudo porque, pelo projeto, área onde a usina será instalada fica em Itacuruba, no sertão de Itaparica. A segunda alternativa seria o município de Floresta, também em Itaparica.

Mas o município de Belém, no sertão do São Francisco, é outro que está na disputa. E aí é onde entra a questão política.

O prefeito de Belém, Gustavo Caribé (PSB), não morre de amores pelo deputado estadual de Floresta, Rodrigo Novaes (PTC). Belém conta hoje com 14 mil eleitores. Rodrigo foi eleito com mais de 27 mil votos. Se medir força com o deputado, evidentemente Gustavo sai perdendo.

Mas por sua vez, o prefeito é aliado do deputado federal Fernando Filho (PSB), um dos mais bem votados em Pernambuco nas eleições passadas, que pode comprar essa briga. (foto ilustrativa)

Implantação de usina nuclear pode virar embate político no sertão pernambucano

  1. curto e grosso disse:

    Não briguem por pela desgraça e o perigo, unam-se pela não implantação na nossa região! olha: temos 4 novas industrias para serem implantadas em Pernambuco, aí sim gera empregos e rendas.

  2. Amaral disse:

    Os prefeitos que so pensam neles brigam, mas ninguem sabe a opinião dos moradores de itacuruba e floresta, mas será que esses moradores sabem q suas cidades foram escolhidas pq ficam na distancia minima de segurança de Petrolina/Juazeiro e Juazeiro do Norte que possuem uma população superior a 200 mil habitantes? será que eles sabem que se esse investimento fosse bom, Recife seria a primeira opção?

  3. Ricardo disse:

    Cara Britto,

    Essa vantagem não serve, pois Fernando Filho também é aliado dos prefeitos de Itacuruba e Floresta.

    O Dep. Rodrigo Novaes recebeu muitos votos na cidade em razão de ser genro de um grande belemita, Dr. Ênio Cantarelli.

    Deus permita que Belém receba esse investimento, a cidade foi ultrapassda por todas aquelas que no passado tinha Belém como centro econômico e financeiro.

  4. Ricardo disse:

    Evidente que é CARO, se possível faça a correção.
    Grato

  5. Paulo Nogueira Filho disse:

    Espero que essa usina venha para Belém, a qual será a redenção do município. Caso contrário, esse município irá se tornar um “distrito” econômico dependente da área da sede da usina. A energia nuclear é a mais segura do mundo, e mais barata. Vamos aguardar quem vence essa disputa política, onde a eletronuclear já escolheu o sítio de instalação do evento.

  6. Mario disse:

    Enquanto os países, mundo afora, estão fechando essas usinas devido ao (altíssimo) risco. Aqui, no Brasil, é um MÉRITO ter essas “bombas”.
    Tantas energias alternativas… Tanto potencial energético… Para no final das contas construir uma usina nuclear.
    Maldito proveito próprio.

  7. Rau disse:

    o que mais m impressona é o fato de os politicos e o governo não ter interesse de implantar uma usina de energia solar ja que a região tem clima favorável

  8. Antonio Carlos Parente disse:

    Sou de Pernambuco, trabalho nas usinas e apoio a idéia, o risco existe em tudo na Vida, só vale lembrar que o Licenciamento de uma Usina Nuclear é extremante rigoroso, por isso que se estuda várias alternativas para que o projeto se desenvolva com segurança.

    Hoje o País possui duas Usinas Nucleares, e sem acidentes, gera energia para milhares de consumidores proporcionando o desenvolvimento do nosso País.

    Com certeza a viabilização do projeto gerará conforto e melhor qualidade de vida para os nordestinos, que buscam alternativas de sobrevivência por falta de empregos..

  9. AILTON FERREIRA disse:

    Sera que o nosso Sertao, merece isso? uma Bomba! toda vida o nosso povo sofrido, com a estiagem,com o desemprego, com a falta de medicos e de Hospitais sem nenhum recursos de fazer uma operaçao, todos os meses temos que nos deslocar ate o Recife, para fazer uma consulta com um especialista, pois o nosso sertao nao tem nenhuma estrutura. Cade os politicos que querem o bem do nosso Sertao? O nosso povo quer e viver , e nao morrer invenenado. Cade Armando Monteiro? com a promessa de uma Usina de Cana de açucar para o nosso Sertao. E isso ai ! so DEUS..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Juazeiro-BA muito cultural, a cidade para um grupo pequeno de habitantes, fervilhava. O povo participava, vibrava, mas à maioria vivenciava…