O Centro de Multieventos da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Juazeiro, sediará de 05 a 08 de outubro a III Semana dos Polinizadores, com o tema “A Biodiversidade de Polinizadores”.
O evento é destinado a pesquisadores, professores, alunos, apicultores, meliponicultores e produtores. As inscrições serão realizadas a partir desta sexta-feira (1°) presencialmente, no escritório da Embrapa, no Centro de Convenções, em Petrolina, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h30, com Léa Rodrigues, telefone: (87) 3861-4442; ou pela internet enviar a ficha de inscrição, disponível no endereço http://www.cpatsa.embrapa.br/imprensa/eventos/iii-semana-de-polinizadores/Ficha_de_Inscricao_Polinizadores.doc preenchida e comprovante de transferência bancária ou DOC – para o email polinizadores@cpatsa.embrapa.br ou via fax para (87) 3861-4947, em nome de Márcia Ribeiro.
As inscrições custam R$ 20, para estudantes R$ 10,00, com apresentação de cartão de matrícula deste semestre.
Polinização – A polinização das plantas, ou seja, sua fecundação e consequente formação de sementes e frutos, muitas vezes depende de agentes polinizadores que são animais. A maioria das plantas que consumimos como alimento são polinizadas por abelhas. Dessa forma, a preservação e manejo adequado das abelhas para estes fins garantirão também a sobrevivência da espécie humana. Diversos pesquisadores em muitas partes do mundo têm se dedicado a estudar mecanismos de polinização e o uso de polinizadores em culturas agrícolas e sistemas naturais. No Nordeste a Rede Baiana de Polinizadores (REPOL) realizou em 2008 a I Semana dos Polinizadores, com o objetivo de divulgar os polinizadores e sua importância. Em 2009 realizou-se a segunda edição deste evento em Petrolina (PE), pólo de fruticultura irrigada de destaque, onde os serviços de polinização precisam ser valorizados. Em 2010 acontece a III Semana dos Polinizadores, em Juazeiro (BA). Este é o Ano Internacional da Biodiversidade.


