O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) anunciou na última segunda-feira (4) a publicação de dois editais destinados ao processo seletivo de estudantes para ingresso nos cursos técnicos da instituição com vistas ao início no ano letivo de 2026 (PS 2026). Ao todo, são oferecidas 1.736 vagas distribuídas em sete campi (Floresta, Ouricuri, Petrolina, Petrolina Zona Rural, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada), nas modalidades Integrado ao Ensino Médio, Proeja e Subsequente (Pós-Médio). As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 8 de agosto a 14 de setembro deste ano.
O Edital nº 101/2025 prevê um total de 1.064 vagas em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, para entrada no primeiro semestre de 2026. Esses cursos oferecem formação profissional técnica ao mesmo tempo em que o estudante conclui a última etapa da educação básica, o ensino médio. Assim, para concorrer a uma das vagas disponíveis nesta modalidade, é necessário ter concluído ou estar concluindo o Ensino Fundamental.
Estão disponíveis vagas para os cursos de Agropecuária, Informática, Administração, Agroindústria, Edificações, Química, Eletrotécnica, Sistemas de Energia Renovável, Mecânica e Logística. A depender do campus de oferta e do curso escolhido, as aulas poderão ocorrer nos turnos matutino, vespertino ou noturno, conforme detalhado no quadro de vagas disponível no edital (Anexo I).
Já o Edital nº 102/2025, destinado à oferta de cursos técnicos na modalidade Subsequente (pós-médio), conta com um total de 672 vagas disponíveis, para ingresso no primeiro ou segundo semestre de 2026. Com duração média de dois anos, os cursos desta modalidade são voltados para candidatos que já concluíram ou estejam terminando o Ensino Médio, mas que desejam acrescentar uma habilitação técnica à sua formação curricular.
Estão disponíveis vagas para os cursos de Agropecuária, Edificações, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Agricultura, Agroindústria, Zootecnia, Refrigeração e Climatização. Os horários das aulas também variam de acordo com o campus de oferta e o curso escolhido, podendo ocorrer nos turnos matutino, vespertino e noturno, tal como especificado no quadro de vagas disponível no edital (Anexo I).
Inscrições
Nos dois casos, as inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, por meio do Portal do Candidato. De acordo com a Lei de Cotas, metade das vagas de cada curso deve ser reservada aos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou comunitárias. Desse percentual, 50% das vagas também deverão ser reservadas aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo per capita. A Lei ainda estabelece critérios de reserva de vagas para os candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas e para pessoas com deficiência. Todos os detalhes podem ser conferidos nos dois editais.

Fotoarte: divulgação


