Os idosos que fazem uso do transporte coletivo de Petrolina não estão nada satisfeitos com a forma como são tratados nos ônibus. De acordo com a aposentada Maria de Lourdes, a rotina é sempre a mesma, com humilhações e falta de educação por parte de alguns motoristas. “Todo dia quando eu tenho que vir para o Centro é uma preocupação. É triste você ter que ficar sendo humilhada nos ônibus na frente de todo mundo. Tem motorista educado mas também tem alguns que humilham mesmo”, desabafou.
A maior aflição dos idosos é com relação aos micro-ônibus que circulam pela cidade. Os veículos não possuem cadeiras para os idosos e preocupam quem precisa utilizar esses ônibus, “Quando eu tenho que pegar aquele ônibus pequeno que não tem cadeiras na frente é um sofrimento, os motoristas não deixam a gente entrar pela porta de trás e muitas vezes a gente tem que esperar até que um tenha a boa vontade”, explicou a costureira Verônica de Souza.
Direito
A superintendente de transporte da EPTTC, Gorette Delgado, explicou que os idosos com idade acima de 65 anos de idade têm garantido, por lei, o direito de acesso aos ônibus. “Qualquer idoso com mais de 65 anos tem direito de transporte sem pagar passagem, se estiver naquele micro-ônibus, o motorista tem a obrigação de deixar o idoso entrar pela porta de trás”, explica Gorette.
Segundo a superintendente de transporte, qualquer pessoa que se sentir prejudicada deve procurar a EPTTC e fazer a reclamação através do número (87) 2101-5300, apresentando o número do veículo e horário em que passou.



É um desrespeito muito grande, porque tempos atras minha mãe foi discriminada dentro do ônibus . O motorista pediu pra ela descer e isso aconteceu porque ela estava sozinha.
A EPTTC autoriza esses ônibus circular assim sem os bancos para idosos, infelizmente!!!! Isso não é legal!!!!!
Eu pego ônibus diariamente na cidade de Petrolina/Juazeiro e vejo cenas absurdas como essa. Uma verdadeira falta de desrespeito com o idoso e sem contar que o mesmo tem que ser equilibrista para tentar ficar em pé, pois o motorista não espera ninguém, puxa o carro antes mesmo da pessoa entrar.
Na realidade o idoso é humilhado em toda a cidade de Petrolina, nada é feito para beneficiar os idosos, e deficientes, basta olhar as escadarias do Banco do Brasil, coitados dos idosos.
É A MAIS PURA E DURA VERDADE. ALGUÉM TEM QUE SE SENSIBILIZAR COM A SITUAÇÃO DELES.
Olho clinico a acessibilidade do Banco do Brasil é na outra entrada, por trás do banco.
Gorete Delgado
Essa ja e uma denuncia. Agora ou mesmo sem esta denuncia nao seria obrigação sua, do chefe e da EPTTC tirar a bunda das cadeiras, esquecer a rentabilidade da zona azul e infraçoes regulamentadas e vistoriar os onibus e o transito bem como a satisfação do usuario.
O POVINHO SATISFEITO EM NAO TRABALHAR
PETROLINA AS PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR OU MELHOR ALGUMAS PESSOAS …..
Tenho presenciado por diversas vezes motoristas e cobradores chamando idosos de abdás. E outros orgãos públicos em não cumprirem o que está na constituição quer idosos,gestantes e portadores de necessidades tem prioridade.
D. Nina, o Banco do Brasil e nenhuma outra instituição pode obrigar as pessoas idosas ou deficientes a se dirigirem para outra entrada obrigatoriamente, as duas deveriam oferecer as condições necessárias para o acesso a estas pessoas, pense bem; Se um idoso ou pessoa com deficiência motora por algum motivo já estiver na entrada principal será que será justo que ele tenha que se dirigir ao outro lado do banco? Lembre-se que ele é idoso ou deficiente, se fosse algum parente seu o que a amiga acharia? É aquele velho ditado “pimenta nos olhos dos outros é refresco”
tenho 61 anos moro em conceição do Canindé Piaui e estive aqui em petrolina e presencie senas nos ônibus de motorista muito desumano ao IDOSO vi um que ate chorou e pagou a Passagem isto e Lamentavel para seus Governates, de olha na lei.